Categoria: Arquivologia
Sub-categorias
Arquivos digitais
Digitalização ...
Arquivos Empresariais
Arquivos Universitários Digitalização de Documentos Arquivísticos
Formatos digitais Gerenciamento Eletrônico de Documentos
Legislação Arquivistica Memória e Preservação
Padroes Brasileiros Padroes Internacionais
Preservação de Documentos Segurança da Informação
Segurança digital Software Livre para Arquivos
Software Proprietário para Arquivos
 
116 Site(s) nesta categoria           91 a 100 de 116

  Esta pesquisa pretende rastrear os sentidos inscritos na formação discursiva do/sobre o sujeito-arquivista conforme inscrita no filme Brazil (1985), de Terry Gilliam. Nosso ponto de partida são as preocupações enunciadas pelo teórico canadense Terry Cook, cujo trabalho reflete a necessidade do profissional da Arquivística romper com a apatia perpetuada nas bases clássicas da área, sobretudo as do britânico Hillary Jenkinson, levando em conta teóricos que considerem outros sentidos possíveis no arquivo e no exercício da profissão. Para levar esse debate à tona, mobilizamos os postulados da Análise do Discurso de matriz francesa, para analisar um corpus de recortes com processos verbais e não-verbais nos quais o arquivista e o arquivo cruzam com o interdiscurso bélico em Brazil. Notamos como a formação discursiva do sujeito-arquivista é atravessada pelo inconsciente e pela ideologia, distanciando-se da concepção positivista do arquivo como espaço neutro de transmissão do conhecimento.
  Incluído em: 05/12/2012
  Este artigo é um relato da organização por que vem passando os documentos históricos do Arquivo Geral do Poder Judiciário do Estado do Amazonas. Trata-se do projeto “Documentos históricos do Judiciário amazonense: diagnóstico de acervo e organização do arquivo permanente do Poder Judiciário do Estado do Amazonas” (PGCT-FAPEAM), incumbido da tarefa de organizar um acervo de cerca de 15 mil processos. Destacamos o histórico da constituição do acervo, o processo de construção de um vocabulário controlado e as perspectivas de revisão historiográfica que podem resultar de pesquisas futuras com sua documentação.
  Incluído em: 04/06/2013
  Este artigo é um relato da organização por que vem passando os documentos históricos do Arquivo Geral do Poder Judiciário do Estado do Amazonas. Trata-se do projeto “Documentos históricos do judiciário amazonense: diagnóstico de acervo e organização do Arquivo Permanente do Poder Judiciário do Estado do Amazonas” (pgct-FAPEAM), incumbido da tarefa de organizar um acervo de cerca de 15.000 processos. Destacamos o histórico da constituição do acervo, o processo de construção de um vocabulário controlado e as perspectivas de revisão historiográfica que podem resultar de pesquisas futuras com sua documentação. O vocabulário controlado, até o momento, se reporta a três domínios diferentes: qualificação das partes envolvidas, tipos de processos e termos usados para referir os delitos. Para a História, pode esclarecer sobre a vida social, a criminalidade e os costumes, sobre a imagem da mulher e as relações de trabalho, sobre a vida econômica e a exploração da borracha, permitindo comparação entre o Império e a República.
  Incluído em: 22/08/2014
  Resumo: Artigo relata duas conferências, Encontro dos Estudantes de Arquivologia no VII Congresso de Arquivologia do Mercosul, realizado em Viña del Mar, Chile, 23 de novembro de 2007, sobre as responsabilidades éticas e cidadãs na formação do arquivista; Mesa-Redonda o papel social, instrumental e político dos arquivos no Seminário Arquivo, Memória. Fundação Cultural de Santos. Santos, SP, 28 de agosto de 2009. Arquivos são essenciais, ferramentas, cidadanias, direito, historiografia, ações administrativas, técnicas, científicas, pois são provas fundamentais na eficiência da administração pública e privada. Arquivos são instrumentos insubstituíveis para a administração pública/privada, devido ao fato de integrarem os mecanismos de decisão e de ação e, nesse sentido, deveriam ter lugar tanto nas políticas públicas como nas estratégias empresariais no conhecimento práxis.
  Incluído em: 25/03/2013
  Diante das recentes reflexões epistemológicas na Arquivologia, em virtude dos impactos trazidos pelas TICs, e os questionamentos sobre a identidade e o trabalho do arquivista, acredita-se que tais fenômenos não significam rupturas / descontinuidades, mas que isso precisa ser repensado constantemente, com o objetivo de reconhecer as suas questões fundamentais, os desvios apresentados, as respostas encontradas e as dimensões que se apresentam nos novos cenários. Desta forma, considera-se essencial que os conceitos que fundamentam e orientam a Arquivologia devem ser revisitados. Portanto, a pesquisa que aqui se apresenta teve como objetivo revisitar o conceito de arquivos e suas facetas na literatura brasileira, visualizar como estes foram / são tratados em nível nacional e traçar uma relação com sua concepção no cenário internacional, com base em considerações de Martín-Pozuelo Campillos (1996), Fuster Ruiz (1999) e Vivas Moreno (2004). Decidiu-se analisar as publicações científicas especializadas, dado que representam a construção de uma identidade científica da área. Como resultado foi possível perceber que a conceituação/caracterização do termo, pelos autores brasileiros, envolve múltiplas facetas que se movimentam e se articulam, tendo em vista as diversas dimensões conjunturais e contextuais e as diferenças de ênfase que se pretende anunciar.
  Incluído em: 11/07/2014
  El texto contribuye a reconocer los archivos pedagógicos en sus contenidos y dimensión heurística e historiográfica, a partir de la problemática existente entre memoria de archivo y digital. Pretende una conceptualización del archivo pedagógico frente a la necesidad de su posicionamiento y universalidad, no sólo como archivo-memoria, sino a través de las implicaciones que trae su accesibilidad a través de plataformas digitales. se concluye que las instituciones educativas están lejos de conducir óptimamente sus archivos, y se desconoce su valor patrimonial y cultural.
  Incluído em: 26/06/2013
  O principal objetivo deste Manual é orientar os responsáveis pela documentação institucional na aplicação do Programa de Gestão Documental da Administração Judiciária da Justiça Federal de Primeiro e Segundo Graus, consolidado pela Resolução n. 23, de 19/09/2008, do Conselho da Justiça Federal, para garantir a uniformidade nos procedimentos dos arquivos administrativos setoriais e gerais das unidades da Justiça Federal.
  Incluído em: 26/09/2012
  Este trabalho se baseia em pesquisa exploratória da literatura publicada, procurando fundamentar estudos sobre a análise de domínio e suas conexões com a gestão arquivística. Seus objetivos são: discutir as vinculações entre o processo de análise de domínio e a gestão arquivística, quanto à capacidade da primeira de contribuir de fundamentação os processos de prospecção e estruturação da realidade empresarial; analisar a viabilidade de aproveitamento, pela arquivística, da fundamentação teórica da análise de domínio, tal como entendida na área da ciênciência da informação, tornando-a uma disciplina comum a ambas as áreas. Os seguintes pressupostos balisaram o trabalho: o conhecimento da realidade de um domínio é condição sine qua non para o levantamento do universo de conceitos, destinados à gestão do conhecimento empresarial; a gestão arquivística parte, por princípio, da estrutura orgânica e funcional que pode ser delineada, via análise da documentação empresarial, qualificada pela garantia da literatura/documental e outras garantias, tais como, garantia cultural, do usuário, organizacional, terminológica, etc.; o conhecimento da realidade empresarial seria uma das etapas essenciais de abordagens à gestão do conhecimento nas empresas, tais como, a construção de linguagens, de ontologias, taxonomias corporativas, dentre outras, além de subsidiar a gestão arquivística.
  Incluído em: 01/10/2012
  A pesquisa analisa as citações a periódicos científicos brasileiros das áreas de informação (Arquivologia, Biblioteconomia, Ciência da Informação, Documentação e Museologia) em artigos científicos e teses publicadas em 2009 e 2010 com objetivo de identificar os periódicos mais usados pela comunidade científica destas áreas. Utilizou como fonte dos artigos a base de dados bibliográficos ABCDM, de onde foi obtida uma amostra aleatória de 100 artigos de periódicos, e como fonte das teses os sites dos Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação, de onde foram obtidas as 70 teses. As variáveis da pesquisa foram: título do periódico, número de artigos com citação, número de citações e número de artigos publicados. Após coleta dos dados foram geradas tabelas no MS-Excel que evidenciaram que os periódicos brasileiros mais citados nas áreas de informação são Ciência da Informação, Perspectivas em Ciência da Informação e DataGramaZero.
  Incluído em: 11/07/2014
  Discute, com base nos debates travados pela teoria e metodologia arquivística, o estatuto da fotografia como documento de arquivo. Mediante a análise de alguns atributos e características do registro fotográfico, é destacada sua particularidade como documento, bem como a necessidade de um enfoque contextual de sua produção e de seus papéis no processo de constituição dos próprios arquivos. O objetivo do trabalho é questionar os métodos tradicionais de organização de fotografias em arquivos, que consideram esses documentos desvinculados do restante da documentação e que valorizam os conteúdos factuais das imagens sobre quaisquer outros elementos de significação.
  Incluído em: 26/06/2013
91 a 100 de 116 Mais >>

JOHUHA é um diretório sobre temas relacionados com Ciência da Informação e Biblioteconomia.

Criado pelo Prof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera. e-mail: godoy@cin.ufsc.br

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina - Brasil.

Localização dos visitantes do JOHUHA
Voltar Diretorio sobre Ciência da Informação e Biblioteconomia http://www.johuha.ufsc.br/ Copyright & 2006 Pof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera, Todos os Direitos Reservados.