Categoria: Ciência da Informação
Sub-categorias
Informação tecnológica
Inteligência competitiva ...
Arquivologia
Arquivos digitais, Arquivos Empresariais, Arquivos Universitários ...
Bibliometria Biblioteconomia
Bibliotecas Comunitárias, Bibliotecas do Futuro, Bibliotecas Escolares ...
Fontes de Informação Gestão do Conhecimento
Informação e sociedade
Lei de Acesso à Informação ...
Museologia
Profissionais da Informação
Competência Informacional, Formação Profissional ...
Teoria da comunicação
Comunicação organizacional ...
 
328 Site(s) nesta categoria           1 a 10 de 328

  O presente artigo1 conta a historia 2 da ciência da informação na visão do autor. Focaliza nas redes de saber e no seu desenvolvimento o fio condutor da narrativa. A rede do saber seria sempre ilimitada, pois a sua estrutura é sempre diferente da estrutura que era um momento antes e a cada vez se pode percorrer o caminho segundo trilhas diferentes. A área de ciência da informação se constrói ao sabor das inovações na tecnologia e é sempre melhor lidar com a sua historiografia que com sua epistemologia. Assim, contar a história de como se atuava no passado é didático e fundamental para o entendimento da evolução das práticas da área e para a formação dos seus profissionais
  Incluído em: 04/06/2008
  Neste artigo apresentamos alguns conceitos de Sociedade da Informação e analisamos os três elementos que podem alianhavar a introdução da Sociedade da Informação: a reestruturação produtiva, a evolução tecnológica e a reorganização política; a revolução da TICs (tecnologias de informação e comunicação), a transferência de informação e a construção do conhecimento com o propósito de identificar como o arcabouço teórico da Ciência da Informação e Comunicação pode contribuir para a assimilação e uso da informação com efeito propulsor da transformação e inclusão social na Sociedade do Conhecimento.
  Incluído em: 26/06/2008
  São detalhados os construtos informação como fenômeno social, sistemas, sistemas de recuperação da informação e entropia. A abordagem sistêmica não mais contextualiza adequadamente os sistemas de informação que, em virtude da colocação do fenômeno da entropia como “perda de informação”, distorcem a real dimensão desse fenômeno entropia, em seu sentido termodinâmico, com todas as suas implicações: universalidade e irreversibilidade. A partir de uma metodologia calcada na explanação, os resultados apontam para um novo modelo teórico-conceitual,embasado na Teoria do Caos.
  Incluído em: 12/06/2008
  Apresenta a metodologia e os resultados preliminares da análise da co-autoria na área de ciência da informação no Brasil, através do uso da técnica conhecida como análise de rede social - ARS - , como parte do projeto RedeCI. Os resultados indicam a concentração de artigos com autoria única e de autores transientes. O número de autores com apenas uma contribuição é significativo e o resultado segue a Lei de Lotka. Os diferentes índices de centralidade na rede têm baixo índice de correlação entre si. Futuros desenvolvimentos permitirão uma boa compreensão dos colégios invisíveis existentes na área da ciência da informação.
  Incluído em: 01/06/2008
  Educação a Distância é um processo de ensino-aprendizagem, mediado preferencialmente pelas novas Tecnologias de Informação e Comunicação no qual professores e alunos estão separados espacial e/ou temporalmente. Apesar dos professores e alunos não estarem juntos, de maneira presencial, eles podem estar conectados, interligados virtualmente pelas tecnologias, principalmente as telemáticas, como a Internet. Este artigo descreve um Ambiente Virtual de Aprendizagem, chamado Hospital Educacional, no qual foi implementado um conjunto de recursos de Processamento de Linguagem Natural (Inteligência Artificial) para sanar dúvidas, respondendo a consultas dos alunos. Este AVA é uma plataforma de ensino-aprendizagem colaborativa que promove o relacionamento professor-aluno e aluno-aluno para a construção e difusão do conhecimento no ensino de Sistemas de Informação. Com este AVA, é possível estabelecer práticas pedagógicas diferenciadas, além de criar uma Base de Conhecimentos sobre diferentes temas em especial sobre Tecnologia da Informação e Comunicação. O conteúdo armazenado na Base de Conhecimentos é (re)utilizado como Objetos de Aprendizagem Reutilizáveis para a elaboração de artigos e aulas.
  Incluído em: 24/06/2008
  Apresenta uma síntese dos resultados do Mapa da Exclusão Social e discute algumas diferenças sociais em torno das novas tecnologias da informação e da comunicação mostrando os principais pensamentos da atualidade sobre a Sociedade da Informação e sua construção no universo pós-moderno.
  Incluído em: 30/06/2008
  A Ciência da Informação é um campo científico em constituição e não apresenta consenso quanto ao seu objeto e delimitação. A pesquisa partiu do pressuposto segundo o qual o termo
  Incluído em: 07/05/2007
  A pujança da área, ao ser contida nos lugares onde ela deveria vicejar, explode em cursos técnicos, de especialização, na formação de novas profissões, em eventos e iniciativas e laboratórios de pesquisas privados.
  Incluído em: 26/06/2008
  página com informações sobre biblioteconomia e ciência da informação
  Incluído em: 15/10/2008
  O que eu quero sobretudo é levantar algumas questões, deixar algumas interrogações na vossa cabeça em relação às tecnologias e em relação particularmente ao tema do nosso painel, que trata da exclusão social na sociedade de informação.
  Incluído em: 08/06/2009
1 a 10 de 328 Mais >>

JOHUHA é um diretório sobre temas relacionados com Ciência da Informação e Biblioteconomia.

Criado pelo Prof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera. e-mail: godoy@cin.ufsc.br

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina - Brasil.

Localização dos visitantes do JOHUHA
Voltar Diretorio sobre Ciência da Informação e Biblioteconomia http://www.johuha.ufsc.br/ Copyright & 2006 Pof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera, Todos os Direitos Reservados.