Categoria: Arquivologia
Sub-categorias
Arquivos digitais
Digitalização ...
Arquivos Empresariais
Arquivos Universitários Digitalização de Documentos Arquivísticos
Formatos digitais Gerenciamento Eletrônico de Documentos
Legislação Arquivistica Memória e Preservação
Padroes Brasileiros Padroes Internacionais
Preservação de Documentos Segurança da Informação
Segurança digital Software Livre para Arquivos
Software Proprietário para Arquivos
 
116 Site(s) nesta categoria           81 a 90 de 116

  Abordagem teórica a partir de um estudo de caso. Busca compreender a real necessidade de se aplicar os conceitos e técnicas de Marketing na área da Arquivologia. Pretende-se identificar o grau de relevância que é dado para a disciplina de Marketing nas pesquisas e estudos arquivísticos, possibilitando, portanto, a construção de um referencial teórico que auxilie na compreensão e aceitação por parte de pesquisadores e profissionais da inserção do Marketing como disciplina necessária na formação profissional dos arquivistas. Utiliza o método hipotético?dedutivo, aplicando-se a técnica de observação indireta (pesquisa documental e bibliográfica). Analisa o Projeto Político-Pedagógico do Curso de Graduação em Arquivologia da Universidade Federal da Paraíba, e os periódicos científicos de maior destaque na área de Ciência da Informação. Foram realizadas consultas a profissionais e docentes que trabalham com questões arquivísticas contemporâneas. Após análise dos dados coletados, a pesquisa resultou na comprovação do argumento de que com a aplicação das técnicas de marketing pelo profissional arquivista, a unidade de informação (arquivo), passa a ser mais reconhecida como elemento indispensável à exeqüibilidade das funções administrativas. Para tanto, faz-se necessário que este (o profissional), esteja freqüentemente atualizado com as novas técnicas arquivísticas desenvolvidas em âmbito acadêmico, possibilitando a oferta de serviços de qualidade. O marketing pode se tornar uma ferramenta estratégica de vantagem competitiva para este profissional de potencial ainda desconhecido pelo mercado.
  Incluído em: 05/01/2013
  Se partimos do princípio de que o uso de software livre constitui elemento estruturante da implementação dos Pontos de Cultura, torna-se evidente que para o sucesso da política é fundamental uma preocupação especial com a qualificação das ferramentas livres disponibilizadas aos contemplados. Esta demanda emerge naturalmente da compreensão estratégica sobre a importância que o software adquire em um mundo mediado pelas interfaces digitais.
  Incluído em: 21/11/2012
  Apresenta-se laboratório em desenvolvimento no âmbito da disciplina História da Cultura, ministrada nos cursos de Arquivologia e Biblioteconomia da Unesp (Marília), que se vincula à linha de pesquisa Informação e Tecnologia: alunos do segundo ano da graduação participam na melhoria de 27 verbetes em língua portuguesa na Wikipédia. Busca-se capacitar para a leitura e a escrita científica no ambiente digital, habilitar para a identificação e recuperação de informações e para interpretação e compreensão de aspectos formais e conteudísticos da informação e sua reorganização. Compreende assim atividades de busca, seleção, remix e republicação de textos, imagens, áudio e vídeos na convergência das diversas fontes de informação hipertextuais, apoiadas por tutores com domínio estratégico dos ambientes digitais. Aderiu-se para isso ao projeto internacional da Fundação Wikimedia de Embaixadores de Campi universitários. Visa também induzir comportamentos de compartilhamento e colaboração em rede com finalidade de criar hábitos necessários para empoderamento informacional no Brasil. Como metodologia, se otimiza o trabalho de indivíduos já formados na cultura wiki, e cria-se na disciplina programas de compartilhamento de informações com viés mais especializado, dando ao ambiente digital maior credibilidade. O ambiente tem sua própria sintaxe que ajuda no aprendizado das habilidades complementares à leitura e à escrita e se oferece como repositório aberto em que a informação poderá ser reutilizada. Trata-se, assim, de estratégia de autonomia e suficiência que considera conhecimentos intersemióticos na edição, visualização e compreensão de informação na web social. Propõe-se segunda etapa de verificação da confiabilidade do ambiente após o trabalho de consolidação e divulgação da melhoria dos verbetes.
  Incluído em: 11/07/2014
  Apresenta proposta de arranjo e descrição para processos judiciais de guarda permanente do acervo do Arquivo Judicial do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul. Este acervo é composto por fontes documentais, que permitem estudos sociais, culturais, jurídicos e históricos. Para organização e acesso às informações, os processos foram arranjados e descritos, aplicando as funções arquivísticas, de acordo com as necessidades e especificidades dos arquivos judiciais. Considerando a Norma Brasileira de Descrição Arquivística, definiu-se o arranjo dos documentos nos níveis fundo, seção, subseção, série e processo, os quais foram descritos, conforme os elementos apresentados pela Norma. A descrição proposta foi aplicada em conjunto de processos judiciais representativos da Primeira República (1889-1930). A análise das informações descritas permite relações com fatos e aspectos sociais, políticos e culturais do período histórico considerado, fornecendo aos estudiosos inúmeras possibilidades de pesquisas e permitindo o acesso a relevantes informações constantes nos documentos judiciais.
  Incluído em: 26/06/2013
  Apresenta as ações realizadas pelo Arquivo Central da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, durante o período de 2002 a 2010, voltadas para recuperação dos 10 fundos históricos custodiados que retratam o início do ensino superior no Estado de Santa Catarina a partir dos anos 30. Relatam-se as atividades técnicas adotadas e as medidas de conservação e preservação aplicadas, como também a utilização de instrumentos de pesquisa e ferramentas de tecnologia da informação como forma de promover o acesso aos documentos. O resultado do trabalho implica diretamente na melhoria do desempenho do Arquivo no cumprimento de seu papel social.
  Incluído em: 25/03/2013
  Discute a política patrimonial brasileira tendo como foco a questão do patrimônio arquivístico, sua constituição seu alargamento conceitual e a dinâmica de sua existência enquanto produção de sentido. Discorre sobre questões legais da política patrimonial e o diálogo com premissas conceituais que permeiam o olhar da compreensão do patrimônio arquivístico, como lugar de memória, de sentido testemunhal e de transmissão cultural. Acrescenta a essa discussão, o caráter intrínseco ligado ao campo de estudo patrimonial que é o da representatividade das diversas manifestações culturais e sociais, contemplados numa política pública que considere todas as narrativas.
  Incluído em: 29/10/2012
  Esse artigo analisa a aplicação de técnicas e metodologias arquivísticas no tratamento de arquivos de arquitetura custodiados pelo Núcleo de Pesquisa e Documentação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Aponta as reflexões teóricas e iniciativas da comunidade arquivística nacional e internacional em torno dos conceitos e especificidades dos arquivos de arquitetura. A partir da perspectiva da arquivologia, e levando em conta as peculiaridades dos documentos arquivísticos originários das funções exercidas pelo arquiteto, enfoca problemas e dificuldades na realização da organização e recuperação de informação. Discute a aplicação dos princípios arquivísticos de respeito à ordem original e proveniência em arquivos de arquitetura.
  Incluído em: 30/06/2011
  Esse artigo analisa a aplicação de técnicas e metodologias arquivísticas no tratamento de arquivos de arquitetura custodiados pelo Núcleo de Pesquisa e Documentação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Aponta as reflexões teóricas e iniciativas da comunidade arquivística nacional e internacional em torno dos conceitos e especificidades dos arquivos de arquitetura. A partir da perspectiva da arquivologia, e levando em conta as peculiaridades dos documentos arquivísticos originários das funções exercidas pelo arquiteto, enfoca problemas e dificuldades na realização da organização e recuperação de informação. Discute a aplicação dos princípios arquivísticos de respeito à ordem original e proveniência em arquivos de arquitetura.
  Incluído em: 29/10/2012
  Em um cenário em que as novas tecnologias da informação e da comunicação trouxeram facilidades para a produção de documentos eletrônicos, assistimos ainda à geração e ao arquivamento de grandes massas de documentos em papel. Uma das áreas com que ainda se depara com a produção, reprodução e acumulação acelerada, indiscriminada e concentracionista de papéis é a jurídica. Assim, esta pesquisa qualitativa descreve a experiência de arquivamento intermediário em quatro escritórios de advocacia de Belo Horizonte. Os resultados revelaram que problemas de espaço foram preponderantes à utilização de arquivamento intermediário em espaços fora das dependências dos escritórios, sendo adotadas as seguintes alternativas: arquivamento de processos em depósito não localizado na área nobre da cidade e de propriedade do escritório; "arquivo morto" para arquivamento de processos em sala situada na área central da cidade e de propriedade do escritório, e; depósito para guarda terceirizada dos documentos dos setores de RH e Contabilidade/Financeiro. O que se observou, sem a intenção de se fazer generalizações, foi que a decisão de adoção de espaços para arquivamento de documentos onde o m2 é mais barato não quer dizer que foi calcada na intervenção do ciclo vital dos documentos, não alcançando, assim, a plenitude dos benefícios trazidos pela adoção da sistemática da avaliação e do arquivamento intermediário sob a ótica da gestão de documentos. Tal como o cenário apresentado para o setor público, os quatro escritórios de advocacia estão diante de uma produção de documentos que cresce sem planejamento/gestão/avaliação e que tende a alcançar grande volume (seja em papel ou até mesmo em bits).
  Incluído em: 22/10/2012
  Este trabalho propõe-se a apresentar uma análise e discussão das informações arquivísticas obtidas através do Sistema de Informações para o Ensino (SIE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), no âmbito do Centro de Processamento de Dados (CPD) e da Pró-Reitoria de Planejamento (PROPLAN), sobre o módulo de registro e alterações de projetos, cujos tipos são: Ensino, Pesquisa, Extensão e Desenvolvimento Institucional. Também foram realizadas entrevistas com os responsáveis pelo referido sistema. Com base nessas entrevistas e nas demais observações sobre o funcionamento do SIE, foram levantadas algumas situações críticas encontradas e estas foram analisadas no que se refere à autenticidade e à fidedignidade das informações arquivísticas
  Incluído em: 22/10/2012
81 a 90 de 116 Mais >>

JOHUHA é um diretório sobre temas relacionados com Ciência da Informação e Biblioteconomia.

Criado pelo Prof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera. e-mail: godoy@cin.ufsc.br

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina - Brasil.

Localização dos visitantes do JOHUHA
Voltar Diretorio sobre Ciência da Informação e Biblioteconomia http://www.johuha.ufsc.br/ Copyright & 2006 Pof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera, Todos os Direitos Reservados.