Categoria: Arquivologia
Sub-categorias
Arquivos digitais
Digitalização ...
Arquivos Empresariais
Arquivos Universitários Digitalização de Documentos Arquivísticos
Formatos digitais Gerenciamento Eletrônico de Documentos
Legislação Arquivistica Memória e Preservação
Padroes Brasileiros Padroes Internacionais
Preservação de Documentos Segurança da Informação
Segurança digital Software Livre para Arquivos
Software Proprietário para Arquivos
 
116 Site(s) nesta categoria           71 a 80 de 116

  Este artigo trata dos fundamentos da preservação documental no Brasil. Parte de reflexões sobre pesquisa realizada nos regulamentos e relatórios de ex-diretores do Arquivo Nacional no período de 1824 a 1980, para discorrer sobre o momento fundador da preservação documental no Arquivo Nacional e seus desdobramentos atuais.
  Incluído em: 23/04/2013
  Este estudo, realizado em 2009, objetiva aplicar análises bibliométricas ao periódico Arquivo & Administração, da área de Arquivologia. Elaboraram-se planilhas com os seguintes dados coletados em 21 trabalhos publicados entre 2004 e 2006: autoria, vinculação dos autores, vinculação dos trabalhos às correntes teóricas da Ciência da Informação, caracterização das referências quanto aos autores citados, idioma e ano. Os dados foram analisados à luz de seis correntes teóricas da Ciência da Informação, buscando-se identificar a relação do conhecimento produzido na área de Arquivologia com o da área da Ciência da Informação. A análise dos dados indicou a existência de uma estreita relação do conhecimento produzido na área de Arquivologia com o conhecimento gerado pela área da Ciência da Informação. Tal afirmação apoia-se, primeiro, na categorização das correntes teóricas da Ciência da Informação que puderam ser identificadas nos trabalhos selecionados; e, segundo, na identificação dos autores citados na Ciência da informação e que também foram identificados nos fascículos do periódico analisado.
  Incluído em: 02/07/2014
  A Ciência da Informação tem por objeto o estudo das propriedades gerais da informação e a análise de seus processos de construção, comunicação e uso. Dentre os tipos informacionais encontra-se a informação orgânica, que é registrada em documentos de arquivo. Os usuários dessa informação podem ser divididos em dois grupos distintos pelo uso na fase corrente, por administradores, e na fase de guarda permanente, por historiadores e cidadãos. Uma vez definido o comportamento informacional de cada um dos grupos, a discussão é direcionada para a mediação da informação nos arquivos permanentes; em que é apresentada a interação de usuários e profissionais da informação, por meio do serviço de referência, visando à satisfação de necessidades informacionais. Nesse contexto são apresentados os padrões arquivísticos de descrição com os instrumentos de pesquisa enquanto ferramentas do serviço de referência nos arquivos permanentes. O presente texto versa, ainda, acerca das tecnologias da informação e das novas possibilidades de promoção da informação orgânica registrada em arquivos permanentes no ambiente digital, mediante contribuições oriundas da arquitetura da informação de web sites e da conversão dos padrões arquivísticos de descrição.
  Incluído em: 08/04/2014
  O momento atual tem provocado o surgimento de uma série de mudanças nas esferas sociais, econômicas, culturais e políticas globalizadas, em um processo irreversível e cada vez mais veloz. Uma das causas dessas transformações está relacionada às tecnologias digitais da informação e da comunicação (TDICs). As tecnologias digitais, aplicadas à educação, podem desempenhar um papel fundamental na inovação das funções dos futuros profissionais da Arquivologia e na criação de novas formas de pesquisa. Nesse sentido, o presente texto discute a importância do hipertexto na formação pedagógica dos alunos de Arquivologia, pois acredita-se que, com a utilização desse instrumento de aprendizagem, o alunado tornar-se-á ativamente participante do processo de acesso e de uso de informações e da construção de conhecimentos. Contextualiza-se o papel da Pedagogia em colaboração com os agentes informacionais – os professores – no que se refere à seleção precisa das informações contidas em páginas hipertextuais. O corpus é formado por relatos, aplicação de questionário e observações feitas em sala de aula com os sujeitos da pesquisa – uma parcela de alunos do curso de bacharelado em Arquivologia da UEPB. Nas considerações finais, alvitram-se recomendações que podem contribuir para futuras pesquisas sobre a importância do hipertexto no processo de construção acadêmica de futuros profissionais da informação.
  Incluído em: 31/05/2011
  Neste texto são discutidas as distintas formas de constituição de acervos cartográficos a partir do exemplo de duas instituições: o mais que centenário Arquivo Público Mineiro (APM) e o ainda jovem Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte (APCBH). Instituições criadas em contextos distintos de discussão sobre o papel dos documentos – o APM foi criado em 1895, no bojo dos debates sobre a identidade nacional republicana, e o Arquivo da Cidade, em 1991, após discussões constituintes sobre o direto à memória e à cidadania – que refletem diferentemente os processos históricos de acumulação, guarda e tratamento dos mapas. Estratégias de sigilo, monumentalização, obsolescência e preservação física são alguns dos processos que podem explicar a clivagem institucionalizada entre o mapa e seu contexto documental. Busca-se na trajetória de cada instituição e na evolução dos diferentes campos de saber que se cruzam nessa questão - disciplinas como a história, a geografia, a cartografia e a arquivologia – dados elucidativos e pontos para um debate sobre as muitas formas de construção e uso do patrimônio documental cartográfico.
  Incluído em: 28/05/2013
  Descreve a evolução da produção de quatro títulos de periódicos científicos brasileiros com artigos de Arquivologia (1972-2007): Arquivo&Administração, Arquivística.net, Acervo e Estudos Históricos. Utiliza como fonte da análise bibliométrica os dados de 400 referências bibliográficas de artigos de periódicos selecionados de uma base de dados em CDS/ISIS convertidos para MS-Excel. Apresenta tabelas e gráficos com dados absolutos e percentuais relacionados com artigos publicados por: periódico, área do conhecimento, década, origem e tipo de autoria.
  Incluído em: 18/04/2014
  O presente trabalho pretende contribuir ao debate sobre a elaboração de um corpus teórico que interprete o documento. O ensaio bibliográfico que apresentamos, aspira a sistematizar e conduzir uma discussão sobre o documento sob algumas das óticas desde a qual foi interpretado. A revisão contempla a Historiografia, a Documentação, a Arquivologia, para depois identificar as maneiras pelas quais a Ciência da informação se vincula com essas outras áreas.
  Incluído em: 29/10/2012
  Este estudo tem como objetivo fornecer subsídios que contribuam para o estudo dos arquivos médicos e do prontuário de pacientes. Para tanto, aborda-se o tema Prontuário Eletrônico de Pacientes (PEP) como memória e patrimônio documental e cultural, e a preservação de documentos eletrônicos. A justificativa para esta proposta volta-se à importância do avanço da tecnologia na produção de documentos e à troca de informações em meio digital. Metodologicamente, realizou-se um levantamento bibliográfico, para maior familiaridade com o tema proposto: preservação de documentos, memória, patrimônio documental e cultura. Em um primeiro momento, discorre-se sobre o uso da tecnologia e a vulnerabilidade dos documentos digitais. Após, conceitua-se o Prontuário Eletrônico de Pacientes (PEP), procurando defendê-lo como patrimônio documental e cultural.
  Incluído em: 22/10/2012
  Tendo por base o plano de classificação de documentos proposto pelo Conarq, e tomando como corte de análise a subclasse 080 – Pessoal Militar, o presente estudo traça um panorama das imprecisões e limitações do instrumento, ao mesmo tempo em que sugere novas perspectivas na aplicação da classificação enquanto função arquivística. O texto também propicia um vislumbre dos desafios de raciocínio envolvidos na prática da temática abordada, bem como sugere outra metodologia de classificação, diferente da que ora é utilizada pelo Conarq.
  Incluído em: 01/07/2011
  O processo decisório compreende a aplicação de diferentes modelos de tomada de decisão, cada um deles pertinente a uma determinada situação. Entre eles, destacamos como principais os modelos racional,processual, anárquico e político. Para este trabalho,utilizamos os conceitos de Choo (2003), por se tratar de uma das principais obras a respeito do tema existente na literatura e, assim, analisamos cada um dos modelos propostos pelo autor. A partir da análise dos modelos, foi possível estabelecer relações entre eles e maneira pela qual a informação orgânica – produzida internamente à organização, participa do processo decisório, mais especificamente no âmbito de cada modelo. Por último, a partir das inferências realizadas, propomos um novo modelo de tomada de decisão, cuja base de sustentação é a informação orgânica.
  Incluído em: 13/04/2012
71 a 80 de 116 Mais >>

JOHUHA é um diretório sobre temas relacionados com Ciência da Informação e Biblioteconomia.

Criado pelo Prof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera. e-mail: godoy@cin.ufsc.br

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina - Brasil.

Localização dos visitantes do JOHUHA
Voltar Diretorio sobre Ciência da Informação e Biblioteconomia http://www.johuha.ufsc.br/ Copyright & 2006 Pof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera, Todos os Direitos Reservados.