Categoria: Arquivologia
Sub-categorias
Arquivos digitais
Digitalização ...
Arquivos Empresariais
Arquivos Universitários Digitalização de Documentos Arquivísticos
Formatos digitais Gerenciamento Eletrônico de Documentos
Legislação Arquivistica Memória e Preservação
Padroes Brasileiros Padroes Internacionais
Preservação de Documentos Segurança da Informação
Segurança digital Software Livre para Arquivos
Software Proprietário para Arquivos
 
116 Site(s) nesta categoria           61 a 70 de 116

  Este artigo é parte de uma pesquisa realizada nas Universidades do Sul do Brasil que ministram disciplinas de Tecnologia da Informação nos Cursos de Arquivologia. Os objetivos da pesquisa foram identificar, por meio da proposta pedagógica dos Cursos, as disciplinas que abarcam conteúdos de Tecnologia da Informação, bem como identificar a percepção dos docentes que ministram essas disciplinas - se realmente as mesmas capacitam os estudantes dos cursos a estarem preparados para o mercado de trabalho.
  Incluído em: 16/11/2010
  Este estudo debate a respeito de um segmento da Arquivística que cada vez mais se abre à possibilidade de análise e revisão das concepções vigentes, os arquivos pessoais. Propõe uma organização a um arquivo pessoal, assunto pouco explorado na literatura técnica disponível, relacionando o tema à arquivística contemporânea. A revisão da literatura aborda o que são os arquivos pessoais, a relação entre arquivologia e arquivos pessoais e as potencialidades do tema para a arquivologia. A abordagem metodológica é do tipo qualitativa, e os documentos analisados compõem o acervo do cartunista Santiago, artista reconhecido internacionalmente por seu trabalho. O trabalho investiga a cronologia e perfil do cartunista, além das tipologias existentes nos documentos pessoais do cartunista, e as relaciona às teorias publicadas sobre o assunto, tentando aclarar um pouco mais as diversas questões existentes sobre este tema. Conclui que a utilização da classificação por função é a mais adequada ao acervo estudado, por proporcionar maior relação lógica entre as atividades do artista.
  Incluído em: 03/06/2013
  O objetivo do estudo foi apresentar a utilização da filosofia de arquivos abertos, aliada aos instrumentos de gestão da qualidade, PDCA e 5S, como um dos pilares para a gestão da segurança e saúde no trabalho (SST). O método de pesquisa se constituiu no levantamento bibliográfico, juntamente com uma sessão de entrevistas com 23 profissionais ligados à gestão da SST, que permitiu o delineamento do grau de acesso e a percepção destes sobre a informação científica. A análise qualitativa e quantitativa dos questionários apontou a iniciativa de arquivos abertos, por meio da utilização de repositórios digitais de informações, como um instrumento de apoio à gestão da segurança e saúde no trabalho, bem como identificou a necessidade do desenvolvimento de políticas de incentivo à geração e compartilhamento do capital intelectual entre a comunidade em questão encorajando a construção de um repositório digital na área de SST, visando sobretudo à preservação da integridade física e mental do trabalhador. Constatou-se que a carência de informações disponíveis na área em questão ainda é uma barreira para a gestão do conhecimento organizacional, no sentido de promover o desenvolvimento o trabalho seguro e saudável nas organizações.
  Incluído em: 11/07/2014
  Apresenta um conjunto de fontes documentais que integram o Arquivo de Antropologia Física, de responsabilidade do Setor de Antropologia Biológica do Museu Nacional/UFRJ. O arquivo contém importante documentação sobre o Primeiro Congresso Brasileiro de Eugenia, realizado em 1929, no Rio de Janeiro, em comemoração ao centenário da Academia Nacional de Medicina. Além de originais dos trabalhos apresentados no evento - alguns inéditos -, constam também nesse arquivo documentos reunidos pela secretaria do Congresso, como convocações para a sua realização, ficha dos inscritos, correspondências, recortes de jornais e revistas com artigos sobre eugenia, bem como moções, relatórios e atas finais, constituindo acervo fundamental para a compreensão da história da eugenia no Brasil.
  Incluído em: 26/06/2013
  O artigo apresenta os resultados do estudo realizado com os alunos do III Curso de Gestão de Arquivo Públicos e Empresariais da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O foco foi verificar se são conhecidas as características necessárias do empreendedor, se os sujeitos da pesquisa possuem características necessárias ao profissional empreendedor e no caso afirmativo identificar quais são as respectivas características. Utilizando-se o questionário. Entre os resultados observa-se que os sujeitos da pesquisa conhecem as características necessárias do empreendedor e possuem respectivas características.
  Incluído em: 25/06/2010
  Estudo realizado em sites de arquivos públicos brasileiros e estrangeiros, analisando o uso de recursos da Internet para executar diversas funções como busca por informação, acesso às coleções, e suporte aos usuários por meio de ferramentas de comunicação e colaboração, inclusive as ferramentas web 2.0, que dinamizam a participação dos usuários por meio de um ambiente interativo e colaborativo. Através de análise qualitativa dos websites de instituições arquivísticas, procurou-se identificar os recursos disponíveis para execução das funções exercidas pelos arquivos, em especial aqueles voltados à comunicação e colaboração on-line e que podem melhorar a eficiência dos serviços prestados aos usuários. Dentro desse contexto, aponta os benefícios em potencial do uso dos recursos colaborativos e interativos no relacionamento com o usuário, trazendo à tona a necessidade de acompanhamento tecnológico por parte das instituições arquivística, tendo como objetivo ampliar o relacionamento com seus usuários, a colaboração e acesso aos acervos via Internet. Ao apresentar os websites estrangeiros que utilizam grande parte dos recursos colaborativos, este estudo visa apontar a viabilidade e a funcionalidade do uso desses recursos nos websites de instituições arquivísticas.
  Incluído em: 10/12/2012
  Abordagem teórica a partir de um estudo de caso. Busca compreender a real necessidade de se aplicar os conceitos e técnicas de Marketing na área da Arquivologia. Pretende-se identificar o grau de relevância que é dado para a disciplina de Marketing nas pesquisas e estudos arquivísticos, possibilitando, portanto, a construção de um referencial teórico que auxilie na compreensão e aceitação por parte de pesquisadores e profissionais da inserção do Marketing como disciplina necessária na formação profissional dos arquivistas. Utiliza o método hipotético–dedutivo, aplicando-se a técnica de observação indireta (pesquisa documental e bibliográfica). Analisa o Projeto Político-Pedagógico do Curso de Graduação em Arquivologia da Universidade Federal da Paraíba, e os periódicos científicos de maior destaque na área de Ciência da Informação. Foram realizadas consultas a profissionais e docentes que trabalham com questões arquivísticas contemporâneas. Após análise dos dados coletados, a pesquisa resultou na comprovação do argumento de que com a aplicação das técnicas de marketing pelo profissional arquivista, a unidade de informação (arquivo), passa a ser mais reconhecida como elemento indispensável à exeqüibilidade das funções administrativas. Para tanto, faz-se necessário que este (o profissional), esteja freqüentemente atualizado com as novas técnicas arquivísticas desenvolvidas em âmbito acadêmico, possibilitando a oferta de serviços de qualidade. O marketing pode se tornar uma ferramenta estratégica de vantagem competitiva para este profissional de potencial ainda desconhecido pelo mercado.
  Incluído em: 06/06/2014
  Estudo sobre os princípios teóricos e metodológicos que envolvem a elaboração dos planos de classificação documental em arquivos, com ênfase no conhecimento do contexto, no qual se insere a instituição. Os princípios da teoria da classificação que regem a construção de linguagens documentárias e, em especial, as notacionais, no âmbito da organização do conhecimento, devem fundamentar a construção dos planos de classificação para documentos arquivísticos. Conclui que a Arquivologia deve aprofundar o diálogo com outras áreas do conhecimento, especialmente a Ciência da Informação, no que tange à análise e a representação do conhecimento.
  Incluído em: 17/07/2014
  Este artigo objetiva discutir a questão da acessibilidade no âmbito dos estudos de uso da informação arquivística. Apontando os arquivos como importantes unidades de informação e o papel da arquivologia na contemporaneidade, aborda a concepção dos estudos híbridos de uso da informação no contexto arquivístico a partir da definição dos estudos de usuários. Neste contexto, discute a acessibilidade quanto à informação em unidades de informação arquivística por meio do direito à informação; do acesso físico; do acesso às tecnologias da informação e comunicação; e do acesso intelectual. Destaca a iniciativa de arquivos acessíveis na internet. Conclui com a proposta de promoção dos estudos híbridos de uso da informação voltados à questão da inclusão e da acessibilidade, ampliando a abordagem "arquivos direcionados para os usuários", tratando o acesso à informação arquivística a partir do seu direito instituído.
  Incluído em: 02/07/2014
  Este artigo discute o modo como as chamadas lendas urbanas se inscrevem em um arquivo de narrativas presentes no imaginário social e, pelo mesmo processo, transformam esse arquivo, numa relação de suplementaridade. Em particular, um conjunto de narrativas em torno do tema da contaminação por agulhas, tal como circulam em um fórum de discussão virtual, são examinadas como fazendo parte de uma prática discursiva por meio da qual se constroem e reatualizam determinados saberes sobre os riscos de contágio nas sociedades contemporâneas.
  Incluído em: 26/06/2013
61 a 70 de 116 Mais >>

JOHUHA é um diretório sobre temas relacionados com Ciência da Informação e Biblioteconomia.

Criado pelo Prof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera. e-mail: godoy@cin.ufsc.br

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina - Brasil.

Localização dos visitantes do JOHUHA
Voltar Diretorio sobre Ciência da Informação e Biblioteconomia http://www.johuha.ufsc.br/ Copyright & 2006 Pof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera, Todos os Direitos Reservados.