Categoria: Arquivologia
Sub-categorias
Arquivos digitais
Digitalização ...
Arquivos Empresariais
Arquivos Universitários Digitalização de Documentos Arquivísticos
Formatos digitais Gerenciamento Eletrônico de Documentos
Legislação Arquivistica Memória e Preservação
Padroes Brasileiros Padroes Internacionais
Preservação de Documentos Segurança da Informação
Segurança digital Software Livre para Arquivos
Software Proprietário para Arquivos
 
116 Site(s) nesta categoria           51 a 60 de 116

  This article addresses the trajectory of Archival Science in Brazil, its extracurricular characteristics and its particular relationship with Information Science within academics, its institutional associations, and some considerations regarding current training for archivists in Brazil. The methodological procedures used included analyzing documents from the National Archive Fonds of Brazil, reviewing archive literature, and interviewing people involved in consolidating Archival Science. This study concludes that Archival Science research is taking place in graduate programs throughout public Brazilian universities and points out that people working with archives now have more advanced training, such as undergraduate degrees in Archival Science or other. This study also focuses on archives as information units, while presenting and reflecting on the demands of training archivists who are faced with the challenges of the working world and the era of information and knowledge—challenges that go beyond merely technical procedures and encompass dynamic planning and orientation activities.
  Incluído em: 06/06/2011
  A SEPLAG/MG-Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais vem empreendendo esforço significativo no sentido de melhorar as condições de funcionamento da máquina pública estadual. Nesse sentido, a Superintendência Central de Governança Eletrônica desenvolve avaliações que objetivam nortear o processo de investimento em áreas críticas. Alguns destes estudos são desenvolvidos em parceria com o Synergia-Laboratório de Engenharia de Software do DCC-Departamento de Ciência da Computação da UFMG. Ao longo desse trabalho conjunto tornou-se evidente a necessidade de desenvolvimento de um sistema informatizado e de procedimentos de controle para os documentos produzidos e acumulados pelas atividades administrativas da SEPLAG/MG. Dois professores da ECI-Escola de Ciência da Informação da UFMG passaram a integrar a equipe, e assim foram definidas diretrizes para elaboração de um projeto visando à introdução de ações práticas.
  Incluído em: 26/06/2013
  Breve reflexão sobre o conceito de ordem original no campo da Arquivística. A partir de uma consulta à literatura sobre os conceitos tradicionais de respeito aos fundos, proveniência e ordem original, destaca critérios que definem o que se pode considerar como ordem e desordem nos arquivos. Como forma de ilustrar os conceitos abordados, dois casos são relatados: a publicação da coleção de livros As ilusões armadas de Elio Gaspari e as considerações do filósofo suíço Jean Piaget sobre seu local de trabalho. Propõe-se uma revisão dos procedimentos metodológicos da Arquivística, para uma maior aproximação do profissional com o produtor da informação e suas motivações.
  Incluído em: 13/06/2012
  Apresenta as diferentes etapas, processos e principais resultados de dois projetos de pesquisa sobre preservação e acesso de acervos sonoros compostos por discos de vinil e de goma-laca”, custodiados no Instituto Cultural Cravo Albin-ICCA e na Divisão de Música e Arquivo Sonoro da Biblioteca Nacional-BN, ambos com sede no Rio de Janeiro.
  Incluído em: 15/06/2012
  Esse trabalho tem como objetivo apresentar o desenvolvimento de um sistema de gestão eletrônica de documentos, ressaltando as diferenças entre a modelagem feita por um Arquivista e por um Analista de Sistemas. O estudo de caso foi centrado no Sistema de Informações para o Ensino (SIE), mais especificamente tratando dos requisitos analisados quando da modelagem do Módulo de Protocolo e Controle de Processos (MPCP), sistema utilizado no Departamento de Arquivo Geral (DAG) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Para tanto, utilizou-se da técnica de análise de tarefas que trata da informação de acordo com a visão do usuário. Assim observa-se que o MPCP/SIE não atinge pleno êxito, limitando o administrador a funções básicas. No modelo arquivístico, incluem-se as correspondências juntamente aos processos, permitindo um maior controle das informações no departamento e um melhor desempenho do sistema.
  Incluído em: 26/11/2012
  Uma possível caracterização da arquivologia na atualidade pode ser traçada a partir da freqüência com que a designação "informação arquivística" vem sendo enunciada. Na literatura, sinaliza-se o deslocamento paradigmático do objeto de estudo: do arquivo para a informação arquivística. Nessa direção, no horizonte das unidades de informação, as orientações metodológicas das práticas de descrição arquivística no Brasil permitem representar a proveniência e o contexto dos registros documentais em diferentes níveis. Apontam também para a perspectiva dos sistemas de recuperação da informação com potencialidades de incorporar as concepções teóricas constitutivas do saber arquivístico face às aplicações das tecnologias de informação e comunicação. Assim, a abordagem informacional tende a alinhar-se com os aspectos teóricos formulados pelo Princípio da Proveniência, que consiste na preservação das relações contextuais que caracterizam os documentos acumulados em torno de um produtor e suas atividades.
  Incluído em: 06/05/2012
  O Centro de Documentação da Universidade de Brasília (Cedoc) é um órgão de assessoramento da administração superior da Universidade. Tem por finalidade recolher, preservar e garantir o acesso aos documentos arquivísticos de valor permanente, produzidos e acumulados pelas áreas meio e fi m da UNB, bem como aos bens culturais e históricos, constituindo instrumento de apoio à administração, à cultura, à história e ao desenvolvimento científico e tecnológico. O artigo está limitado às fotografias oriundas do Decanato de Ensino de Graduação (DEG), constantes do acervo, verificando a adequação do tratamento desse material às diretrizes teórico-metodológicas da arquivologia. Foi percebido que o sistema configura-se de maneira a privilegiar o conteúdo das imagens, ao contrário do que se espera de um arquivo, onde o contexto arquivístico deveria ser ponto primordial para a organização e descrição das fotografias.
  Incluído em: 11/07/2014
  O Centro de Documentação da Universidade de Brasília (Cedoc) é um órgão de assessoramento da administração superior da Universidade. Tem por finalidade recolher, preservar e garantir o acesso aos documentos arquivísticos de valor permanente, produzidos e acumulados pelas áreas meio e fim da UNB, bem como aos bens culturais e históricos, constituindo instrumento de apoio à administração, à cultura, à história e ao desenvolvimento científico e tecnológico. O artigo está limitado às fotografias oriundas do Decanato de Ensino de Graduação (DEG), constantes do acervo, verificando a adequação do tratamento desse material às diretrizes teórico-metodológicas da arquivologia. Foi percebido que o sistema configura-se de maneira a privilegiar o conteúdo das imagens, ao contrário do que se espera de um arquivo, onde o contexto arquivístico deveria ser ponto primordial para a organização e descrição das fotografias.
  Incluído em: 12/04/2013
  Apresenta-se o resultado de uma investigação científica baseada nas políticas utilizadas nas instituições arquivísticas para o controle de acesso, destacando-se a importância de monitorar o acesso aos documentos, evitando problemas futuros. A referência teórica do trabalho baseou-se nas Normalizações Arquivísticas ISAD(G), ISO 15489, Nobrade, e nos Modelos de Requisitos MoReq e e-ARQ. Os dados foram coletados no Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul e no Arquivo Histórico de Porto Alegre Moysés Vellinho, ambos em Porto Alegre, RS.
  Incluído em: 26/06/2013
  El objetivo de este artículo es conocer cuál es la información o los servicios que se deberían incluir en el sitio web de un archivo, tomando como referencia la opinión de su público. Para ello analizamos las necesidades de 90 usuarios de un archivo concreto: el Arquivo Nacional da Torre do Tombo (Archivo Nacional de Portugal), obtenidas mediante la utilización de una entrevista personal. Se concluye que la mayoría de los usuarios desean encontrar en el sitio web información básica o práctica, como datos de contacto y condiciones de acceso y consulta, así como una descripción detallada de los fondos que custodia el archivo, el mayor número posible de documentos digitalizados, un buen sistema de búsqueda (catálogo) y la posibilidad de hacer trámites en línea.
  Incluído em: 26/06/2013
51 a 60 de 116 Mais >>

JOHUHA é um diretório sobre temas relacionados com Ciência da Informação e Biblioteconomia.

Criado pelo Prof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera. e-mail: godoy@cin.ufsc.br

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina - Brasil.

Localização dos visitantes do JOHUHA
Voltar Diretorio sobre Ciência da Informação e Biblioteconomia http://www.johuha.ufsc.br/ Copyright & 2006 Pof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera, Todos os Direitos Reservados.