Categoria: Arquivologia
Sub-categorias
Arquivos digitais
Digitalização ...
Arquivos Empresariais
Arquivos Universitários Digitalização de Documentos Arquivísticos
Formatos digitais Gerenciamento Eletrônico de Documentos
Legislação Arquivistica Memória e Preservação
Padroes Brasileiros Padroes Internacionais
Preservação de Documentos Segurança da Informação
Segurança digital Software Livre para Arquivos
Software Proprietário para Arquivos
 
116 Site(s) nesta categoria           41 a 50 de 116

  Tese de Doutorado que teve por objetivo investigar relações possíveis entre os campos da cinematografia e ciências da informação, notadamente a arquivologia, dissertando tanto sobre os fundamentos histórico-conceituais que sustentam o pensamento e a prática nesses dois campos separadamente, como também, sobre os pontos que se tornam comuns quando contextualizados ao universo dos Arquivos de Filmes. Ainda, propor reflexão acerca das reais condições dos acervos físicos e virtuais de documentos fílmicos e não-fílmicos existentes em Instituições de produção e custódia documental que balizaram o presente estudo, a saber: Arquivo Público Mineiro (APM), Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte (APCBH), Centro de Referência Audiovisual (CRAV), Escola de Belas Artes (EBA/UFMG) e Centro Universitário UNA. A partir desse conjunto de dados, propôs-se metodologia de gestão documental aplicada ao contexto digital que pudesse orientar a prática corrente de produções audiovisuais (cinema, tv e/ou web) sob o ponto de vista da organização e acesso a toda série de documentos produzidos e/ou recolhidos em virtude do objetivo de um dado projeto (filme, teledramaturgia, jornalismo, website e afins), bem como conseqüente avaliação e recolhimento da massa documental passível a fins de pesquisa, cultura e entretenimento (valor secundário do documento). Para efetivo trabalho de gestão, foi estabelecido um plano de classificação do documento digital no contexto cinematográfico que determina não apenas o uso de termos e códigos comuns àqueles profissionais envolvidos com arquivos de material audiovisual, como também, indica modelo padrão de arranjo baseado na estrutura de produção cinematográfica.
  Incluído em: 29/10/2012
  Os cartórios surgiram no Brasil em 1874. São organizações técnicas e administrativas destinadas a garantir a publicidade, autenticidade, segurança e eficácia dos atos jurídicos. O arquivo de um cartório é constituído por documentos que servem de prova de transações com valor legal, sendo considerado o centro da instituição. Para que os documentos de um arquivo estejam classificados,ordenados e armazenados em local adequado, é imprescindível o trabalho de profissional com conhecimentos em Arquivologia. Com base nisto, fez-se uma pesquisa nos cartórios do município de Florianópolis para constatar se há profissionais habilitados atuando nas unidades pesquisadas e se existe uma sala específica para o armazenamento dos documentos.
  Incluído em: 05/09/2010
  O artigo aborda os efeitos da revolução digital e suas implicações nos arquivos. Defende a mudança de paradigma de um trabalho sofisticado, para um que objetive maior acessibilidade, com a redução do trabalho pela disponibilização do instrumento de pesquisa eletrônico na rede. Recomenda a versão nova da ISAAR(CPF), destacando a sua potencialidade ao ser aplicada com o EAC, desenvolvido como ferramenta paralela na busca pela consistência da descrição. Destaca a padronização como potencial de futuro na área e a importância do desenvolvimento de ferramentas abertas.
  Incluído em: 21/05/2013
  Apresenta considerações sobre o complexo processo de tomada de decisão, introduzindo algumas definições sobre o tema. Aborda a importância da informação, no contexto da decisão, pois, acredita-se, que hoje as organizações que alcançam maiores sucessos não são aquelas que dispõem de um capital significativo, mas sim as que dispõem e melhor uso fazem das informações. Define informação estratégica, bem como o papel da informação sob a ótica da inteligência competitiva. Aponta a importância da informação arquivística para o processo de tomada de decisão.
  Incluído em: 03/06/2012
  Conceitua livro, manual, comunicação científica e divulgação científica, considerando o contexto da bibliografia arquivística no Brasil entre 1960 e 2006. Mapeia quantitativamente a produção, a tradução e a edição de livros sobre Arquivística no Brasil. Estabelece a diferença entre os livros identificados, classificando-os como manuais e não-manuais. Entende que a produção bibliográfica arquivística no Brasil deve ser considerada um elemento importante para se identificar o estágio em que se encontra a construção do conhecimento da disciplina no país. Arquivística.net – www.arquivistica.net, Rio de janeiro, v.3, n.1, p.8-26, jan./jun.2007 8
  Incluído em: 01/05/2012
  Tomando por base a produção cinematográfica, ?Erin Brockovich?, o trabalho objetiva analisar a importância do acesso à informação e aos documentos como garantia dos direitos individuais e coletivos dos cidadãos. Dentre vários obstáculos, a questão da desorganização dos arquivos configura-se um importante óbice para acessá-los, impondo limites ao cumprimento da legislação, reforçando a falta de transparência dos Estados, contribuindo para a manutenção de interesses e a hegemonia dos grupos influentes que estão no poder. Nesse contexto, destacamos a questão da legislação brasileira, que enfatiza a normalização dos documentos de caráter sigiloso em detrimento aos dispositivos de acesso à informação e aos documentos. Em síntese, as questões expostas neste trabalho buscam as reflexões sobre os instrumentos sociais utilizados pelos diferentes grupos, que nos permitem afirmar que a sociedade por não possuir a consciência de como sua vida depende dos documentos, não reconhece também a importância dos arquivos e a relevância do trabalho desenvolvido pelos arquivistas.
  Incluído em: 12/12/2012
  O trabalho procura buscar uma aproximação com a teoria de Birger Hjørland, identificando as instituições públicas e privadas produtoras de documentos arquivísticos como domínios específicos de conhecimento, que: (a)produzam documentos decorrentes de suas atividades e funções; (b) possuam terminologia especializada; (c) requeiram análises estruturais e históricas para a determinação da organicidade dos documentos e estabelecimento do princípio de proveniência; (d) abranjam uma comunidade de usuários com necessidades de acesso a documentos e necessidades informacionais complexas e específicas; e (e) utilizam sistemas inteligentes para recuperação e organização de documentos arquivísticos. Utilizando-se as abordagens propostas será possível alcançar melhorias na gestão de documentos arquivísticos no que se refere a manutenção de proveniência e autenticidade dos documentos, otimização de sistemas informatizados de gerenciamento de documentos e eficácia na recuperação da informação em arquivos.
  Incluído em: 03/06/2012
  Aborda as estratégias utilizadas para a criação do Sistema de Arquivos na Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC. Destaca as influências dos atores do Curso de Graduação em Biblioteconomia na conscientização da administração superior em relação à necessidade de implantação de uma política de gestão documental para a Universidade. Descreve a trajetória do processo de criação do Sistema de Arquivos desde a criação do Grupo de Trabalho “Conversando sobre Arquivos Universitários”, até a operacionalização das atividades desenvolvidas, como o Diagnóstico dos Arquivos, aprovação da Tabela de Temporalidade e os Manuais de Normas e Procedimentos para os setores envolvidos com as atividades de ensino. Apresenta a estrutura proposta para o Sistema de Arquivos da UDESC, fundamentada nos princípios da Arquivologia, na utilização dos recursos das tecnologias de informação e comunicação, na legislação pertinente e em experiências de implementação de sistemas de arquivos em outras universidades brasileiras.
  Incluído em: 05/01/2013
  It has long been assumed that most of the works published from 1923 to 1964 in the US are currently in the public domain. Both non-profit and commercial digital libraries have dreamed of making this material available. Most programs have recognized as well that the restoration of US copyright in foreign works in 1996 has made it impossible for them to offer to the public the full text of most foreign works. What has been overlooked up to now is the difficulty that copyright restoration has created for anyone trying to determine if a work published in the United States is still protected by copyright. This paper discusses the impact that copyright restoration of foreign works has had on US copyright status investigations, and offers some new steps that users must follow in order to investigate the copyright status in the US of any work. It argues that copyright restoration has made it almost impossible to determine with certainty whether a book published in the United States after 1922 and before 1964 is in the public domain. Digital libraries that wish to offer books from this period do so at some risk.* 1. Introduction
  Incluído em: 21/11/2012
  Revisão de literatura sobre aspectos teóricos e históricos da descrição arquivística, os instrumentos arquivísticos de referência tradicionais e a nova geração de instrumentos de referência, compreendendo artigos de periódicos publicados entre os anos de 1993 e 2008. Também é apresentada uma proposta para uma nova geração de instrumentos arquivísticos de referência, em inglês, denominada next generation finding aids. Essa nova geração surge a partir da disponibilização de representações arquivísticas na web, utilizando-se das possibilidades da Web 2.0, um fenômeno que captura o momento em que a web altera a experiência que proporciona ao usuário, permitindo um novo grau de interatividade, acesso e sociabilidade.
  Incluído em: 02/06/2012
41 a 50 de 116 Mais >>

JOHUHA é um diretório sobre temas relacionados com Ciência da Informação e Biblioteconomia.

Criado pelo Prof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera. e-mail: godoy@cin.ufsc.br

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina - Brasil.

Localização dos visitantes do JOHUHA
Voltar Diretorio sobre Ciência da Informação e Biblioteconomia http://www.johuha.ufsc.br/ Copyright & 2006 Pof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera, Todos os Direitos Reservados.