Categoria: Arquivologia
Sub-categorias
Arquivos digitais
Digitalização ...
Arquivos Empresariais
Arquivos Universitários Digitalização de Documentos Arquivísticos
Formatos digitais Gerenciamento Eletrônico de Documentos
Legislação Arquivistica Memória e Preservação
Padroes Brasileiros Padroes Internacionais
Preservação de Documentos Segurança da Informação
Segurança digital Software Livre para Arquivos
Software Proprietário para Arquivos
 
116 Site(s) nesta categoria           21 a 30 de 116

  Os estudos desenvolvidos no país acerca do processo de gestão documental/informacional demonstram a disposição teórica de diferentes especialistas em melhor compreender a questão documental. O projeto que está sendo desenvolvido por professores e alunos do curso de arquivologia da Universidade Estadual de Londrina tem a pretensão de contribuir de algum modo com essa discussão. Para isso, propõe estudar diferentes aspectos que envolvem a gestão documental/ informacional em instituições e organizações no âmbito público. Para o desenvolvimento da pesquisa, elegeu-se a entrevista estruturada e a observação direta como técnicas para a coleta de dados visando à elaboração de um diagnóstico de arquivo. O desenvolvimento de um estudo dessa natureza traz experiências importantes para a equipe que busca o suporte da literatura especializada e faz refl exões a respeito da aplicabilidade dos conhecimentos obtidos em uma realidade concreta.
  Incluído em: 10/05/2010
  Nuestra propuesta tiene como objetivo principal la confección de las bases que conformen una Historia Cultural de la Archivística. Para ello, nos basamos en un eje fundamental: la formulación de los diferentes “espacios de racionalidad histórica” que han conformado la historia de la disciplina. Dicho esto,entendemos por espacio de racionalidad aquella combinación determinada y bien caracterizada de factores que conforman un sistema en función de una cierta homogeneidad histórica y cuyo modelo puede ser establecido. De este modo,concebimos que en el desarrollo archivístico hay cuatro grandes espacios de racionalidad histórica: la archivística como instrumento inductivo y funcional, la archivística como doctrina patrimonial y jurídico-administrativa, la archivística como desarrollo historiográfico y teoría especulativa y la archivística en la sociedad del conocimiento. Cuyas peculiaridades podrían quedar especificadas a través de la ampliación del campo de actuación de la archivística, su expansión científica, su inserción en el ámbito de las Ciencias de la Documentación, la determinación de los archivos como sistemas de información, y el determinismo tecnológico. En el desarrollo metodológico de nuestra propuesta precisamos la interacción que produce diferentes factores socio-culturales, que han sabido articular en su devenir histórico la configuración de los diferentes espacios de inteligibilidad de la historia de la archivística. De todo ello, inferimos como resultado principal que dichos espacios de inteligibilidad son básicos para la comprensión de la historia cultural de la archivística, concepto innovador.
  Incluído em: 05/05/2013
  A gestão de documentos arquivísticos é um procedimento fundamental na vida de uma empresa pública ou privada. Para tomar decisões, recuperar a informação e preservar a memória institucional é preciso estabelecer um conjunto de práticas que garanta a organização e preservação dos arquivos. Este artigo aborda os principais aspectos, teóricos e práticos, que devem ser levados em consideração na implantação da gestão de documentos e os desafios que as instituições brasileiras, públicas ou privadas, ainda precisam enfrentar para gerenciar e preservar seus acervos documentais.
  Incluído em: 18/05/2010
  Análise dos princípios e métodos de organização e representação de conceitos para as Linguagens Documentárias (LD), enfocando-se principalmente a Teoria da Classificação Facetada (Ranganathan), a Teoria Geral da Terminologia (Wüester) e a Teoria do Conceito (Dahlberg), considerada sua importância para o avanço dos estudos em Análise Documentária (AD). Propõe uma síntese de princípios/características para a AD. Conclui que a AD comporta em si dois sentidos: o de método interpretativo e o de teoria, cujo conhecimento é produzido a partir do método.
  Incluído em: 05/05/2012
  O texto ora proposto emerge de pesquisas em andamento, que buscam realizar discussões sobre a elaboração e organização de um instrumento de pesquisa, e tomam como base as fontes documentais referentes à educação no Município de Dourados e região, entre as décadas de 1940 e 1990. Fontes estas encontradas em arquivos públicos, arquivos escolares, acervos pessoais, centros de documentação, museus, entre outros. Pretende-se, também, dar conhecer possibilidades interpretativas preliminares do conjunto de fontes mapeadas até o momento, para pesquisa e escrita da História da Educação da localidade estudada. A delimitação temporal entre as décadas de 1940 e 1990 justifica-se, inicialmente, por sinalizar um período de desenvolvimento econômico do município de Dourados, desencadeado, sobretudo, pela instalação da Colônia Agrícola de Dourados, mais especificamente em 1946, devido ao projeto de Getúlio Vargas de Marcha para o Oeste. Tal desenvolvimento intensificou a expansão da educação escolar no município, com a instalação e regulamentação de escolas primárias, de instituições de ensino secundário, de formação de professores e até mesmo de ensino superior, no final da década de 1960.
  Incluído em: 11/07/2014
  Com a utilização crescente das tecnologias de informação, os Arquivos Públicos Estaduais do Brasil têm procurado se fazer presentes além de suas fronteiras físicas com a criação de sites na Internet. Em levantamento preliminar, identificou-se que, dos 27 estados brasileiros, incluindo-se o Distrito Federal, 14 arquivos públicos estaduais (52%) possuem site na Internet. O objetivo da pesquisa foi analisar e avaliar os sites dos Arquivos Públicos Estaduais, para verificar como os mesmos têm se utilizado da web como canal de comunicação e divulgação de suas estruturas informacionais. Os resultados revelam que os arquivos públicos estaduais brasileiros estão utilizando seus sites, basicamente, como meio de informar sobre seus aspectos físicos e seus serviços, assim como da forma de se comunicar com a instituição. A função de pesquisa revela que as instituições arquivísticas estão começando a mostrar interesse por novas ferramentas de pesquisa, no sentido de ampliar seus serviços aos usuários. A Internet é um meio de comunicação de rápido acesso, e deveria ser melhor aproveitada pelos arquivos pesquisados, principalmente no sentido de aumentar o nível de interatividade e de relacionamento com os usuários.
  Incluído em: 29/06/2010
  Este artigo identifica e analisa, sob os parâmetros da Arquivologia, os métodos e os propósitos da reunião de um acervo documental, organizado pelo IHGB, para subsidiar suas pesquisas em História e Geografia. Expondo as diferenças entre o acervo do IHGB e o acervo de um arquivo, intentando alterar o termo utilizado para classificar o conjunto de documentos do IHGB. Para tanto, observa as transformações, ao longo tempo, do tratamento arquivístico, bem como a formação e a estruturação de seus métodos e teorias.
  Incluído em: 22/10/2012
  Analisa as correntes atuais da Arquivística que apontam a informação como o seu objeto científico, em substituição aos documentos de arquivo. Apresenta os conceitos de arquivo, documento de arquivo, informação e informação arquivística. Propõe e envia um modelo de questionário para os professores responsáveis pelo ensino de Arquivologia nas universidades brasileiras onde o curso é ministrado. Analisa este questionário e as suas respostas. Conclui que existe a necessidade de mais discussão e debate teórico a respeito do tema por parte dos profissionais da Arquivística, desenvolvendo a transdisciplinaridade, e realizando a elaboração de uma terminologia consolidada para a área.
  Incluído em: 05/05/2009
  Analisa as correntes atuais da Arquivística que apontam a informação como o seu objeto científico, em substituição aos documentos de arquivo. Apresenta os conceitos de arquivo, documento de arquivo, informação e informação arquivística. Propõe e envia um modelo de questionário para os professores responsáveis pelo ensino de Arquivologia nas universidades brasileiras onde o curso é ministrado. Analisa este questionário e as suas respostas. Conclui que existe a necessidade de mais discussão e debate teórico a respeito do tema por parte dos profissionais da Arquivística, desenvolvendo a transdisciplinaridade, e realizando a elaboração de uma terminologia consolidada para a área. Arquivística.net - www.arquivistica.net, Rio de Janeiro, v.1, n.1, p. 31- 50 jan/jun. 2005 31
  Incluído em: 01/05/2012
  Este trabalho discute a formação do arquivista no contexto da emergência das novas tecnologias da informação e comunicação, estruturantes na sociedade atual e cada vez mais presentes. A relação entre memória e tecnologia ao longo da história da humanidade e as possibilidades do porvir iniciam a discussão acerca da formação do arquivista, que segue com a apresentação das recomendações da The Society of American Archivists quanto aos conhecimentos tecnológicos necessários aos arquivistas.
  Incluído em: 13/06/2012
21 a 30 de 116 Mais >>

JOHUHA é um diretório sobre temas relacionados com Ciência da Informação e Biblioteconomia.

Criado pelo Prof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera. e-mail: godoy@cin.ufsc.br

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina - Brasil.

Localização dos visitantes do JOHUHA
Voltar Diretorio sobre Ciência da Informação e Biblioteconomia http://www.johuha.ufsc.br/ Copyright & 2006 Pof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera, Todos os Direitos Reservados.