Categoria: Arquivologia
Sub-categorias
Arquivos digitais
Digitalização ...
Arquivos Empresariais
Arquivos Universitários Digitalização de Documentos Arquivísticos
Formatos digitais Gerenciamento Eletrônico de Documentos
Legislação Arquivistica Memória e Preservação
Padroes Brasileiros Padroes Internacionais
Preservação de Documentos Segurança da Informação
Segurança digital Software Livre para Arquivos
Software Proprietário para Arquivos
 
116 Site(s) nesta categoria           111 a 116 de 116

  O texto analisa a Arquivologia e sua relação com a mediação da informação. Defende que a base teórica da Arquivologia proporciona condições fundamentais para que, no âmbito da prática, se desenvolvam operações metodológicas que resultem no tratamento adequado dos documentos. Dessa forma, ressaltando a práxis arquivística, compreende-se a utilização de instrumentos e técnicas como uma mediação de sistemas, na qual as etapas da metodologia arquivística atendem ao objetivo primordial de organização de massas documentais, possibilitando seu tratamento, com o propósito de recuperar e disponibilizar as informações dos respectivos conjuntos documentais. A atuação técnica de profissionais da informação, especificamente do arquivista, nesse contexto, já configura uma mediação, mas uma mediação, sobretudo, que lida com a protoinformação. Dessa forma, argumenta-se que é necessário entender como essa protoinformação torna-se informação. Afirma-se que, nesse sentido, a mediação da informação apresenta-se como objeto que vislumbra tal compreensão, partindo, para tanto, do parâmetro da apropriação da informação dos usuários-pesquisadores do arquivo e sua produção e/ou alteração do conhecimento resultante da relação com esse ambiente, para garantir, de fato, uma mediação da informação arquivística. Advoga que essa perspectiva inovadora da mediação da informação nos arquivos, caracteriza uma abordagem que carece de maiores reflexões na área.
  Incluído em: 11/05/2013
  Introdução: Pressupõe que a relação entre a produção científica e a sociedade necessita de constante processo de retro-alimentação. Leva em conta o importante papel sócio-científico do Governo Federal brasileiro ao incentivar e avaliar, de forma constante, as ações e os financiamentos das Unidades de Pesquisa. Objetivo: Propõe estabelecer uma relação entre as orientações do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação voltadas ao desenvolvimento social e as atividades de duas Unidades de Pesquisa, a saber: Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia e o Observatório Nacional.
  Incluído em: 06/07/2014
  O campo da Arquivologia tem dado pouca importância aos arquivos pessoais e/ou literários, priorizando suas discussões em eventos, publicações, e, sobretudo, o ensino em torno dos arquivos administrativos e públicos. Assim, este trabalho tem como objetivo discutir a importância dos arquivos pessoais nos currículos dos cursos de Arquivologia, bem como reforçar a importância dos acervos dos arquivos pessoais como fonte de pesquisa e construção da memória. Para tanto, o método adotado foi da pesquisa bibliográfica, a fim de construir um texto de caráter teórico-crítico que demonstre a importância dos arquivos pessoais. Tais arquivos compostos por acervos heterogêneos – arquivísticos, bibliográficos e museológicos, suscitam uma equipe transdisciplinar. Assim, acredita-se que este momento, de criação de mais cursos de graduação, deveria contribuir para a visibilidade dos arquivos pessoais no campo e no ensino da Arquivologia.
  Incluído em: 31/03/2014
  A Paleografia abrange a história da escrita, a evolução das letras, bem como os suportes da escrita e os instrumentos de escrever. Este artigo tem por objetivo descrever o ensino de Paleografia no curso de Arquivologia da Universidade Federal de Santa Catarina por meio da metodologia de trabalho, e da transcrição de cartas, documentos do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina, dando ênfase à importância desta disciplina para a formação profissional do arquivista. A disciplina de Paleografia tem por finalidade desenvolver e ampliar a habilidade do aluno na compreensão de textos antigos. Com esse objetivo, a disciplina dá destaque à prática de leitura e edição de textos, por meio do aperfeiçoamento de técnicas específicas para a transcrição de documentos. Será apresentado o procedimento de transcrição de documentos, as dificuldades na tarefa de transcrevê-lo e o resultado final da transcrição, que valora ainda mais um documento manuscrito a partir do conhecimento de sua escrita, forma de escrever e seu conteúdo. Para esta atividade foram transcritas cartas do fundo documental do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina – IHGSC.
  Incluído em: 05/09/2014
  Relaciona a importância da normalização da informação e documentação em arquivos vista como disciplina ministrada no Curso de Graduação em Arquivologia da Universidade Federal de Santa Catarina.
  Incluído em: 12/09/2014
  O artigo propõe-se a refletir sobre a necessidade de ampliação e de reconhecimento da diversidade de saberes na esfera pública para a configuração de sociedades efetivamente democráticas. Um grande desafio para o século vinte e um é a inclusão de contingentes excluídos da população mundial, condição necessária para a configuração da sociedade do conhecimento, o que pressupõe a interação de diferentes formas de narrar o mundo, de compreendê-lo, de informá-lo, de lhe dar sentido e de agir sobre ele. Em sociedades crescentemente diversas como as que vivemos, desafiadas a ampliar sua esfera democrática, como se realiza a construção dos saberes? A interculturalidade se apresenta como eixo a partir do qual a mobilização para a superação das desigualdades pode ser consubstanciada, o que impõe a necessidade de reconhecimento e co-habitação cultural de diferentes formas de conhecimento que efetivamente se comuniquem.
  Incluído em: 10/06/2014
111 a 116 de 116

JOHUHA é um diretório sobre temas relacionados com Ciência da Informação e Biblioteconomia.

Criado pelo Prof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera. e-mail: godoy@cin.ufsc.br

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina - Brasil.

Localização dos visitantes do JOHUHA
Voltar Diretorio sobre Ciência da Informação e Biblioteconomia http://www.johuha.ufsc.br/ Copyright & 2006 Pof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera, Todos os Direitos Reservados.