Categoria: Informatização de Unidades de Informação
Sub-categorias
Ambientes Virtuais de Aprendizagem Avaliação de Sistemas de Informatização de UI
Conversão Retrospectiva Estudos de Usuários
Gestão da Informação Gestão de documentos
Gestão de Tecnologias de Informação Intranet
Migração de Dados OPAC
Padrões de Interoperabilidade
XML ...
Preservação Digital
Relato de Experiência
Implantação de Software ...
Serviços de Referencia Digital
Sistemas de arquivos Software para Unidades de Informação
Empresas de Software, Software Comercial, Software Livre ...
Tecnologias de Auto-Atendimento
RFID ...
 
199 Site(s) nesta categoria           91 a 100 de 199

  Apresenta uma proposta de avaliação continuada da qualidade dos produtos e serviços oferecidos pelo Sistema Integrado de Bibliotecas da Universidade de São Paulo (SIBi/USP). A proposta visa oferecer um modelo que, uma vez implementado em nível sistêmico, permitirá ao SIBi/USP ouvir seus clientes em relação às suas expectativas e desejos. O motivo do estudo foi o reconhecimento da falta de um programa efetivo de avaliação da qualidade na prestação de serviços oferecida pelo Sistema, percebido em estudo anterior, levado a cabo por parte dos autores dessa proposta. A partir da análise de experiências registradas na literatura e vivenciadas por colegas, propõe um modelo que permita avaliar continuamente, de forma qualitativa, essa prestação de serviços. O modelo sugerido baseia-se na experiência do projeto LibQual+, desenvolvido pela Association of Research Libraries, e o instrumento de coleta de dados é adaptado do modelo SERVQUAL. Fundamenta a proposta no paradigma atual que norteia as ações das bibliotecas, em que o cliente desempenha um papel predominante na definição dos produtos e serviços a ele dirigidos e no qual a qualidade na prestação de serviços é um valor que todos os serviços necessitam providenciar.
  Incluído em: 29/06/2008
  Analisa as comunicações orais sobre informatização e automação de bibliotecas apresentadas nos Seminários Nacionais de Bibliotecas Universitárias realizados nos anos de 2000, 2002 e 2004. Foram selecionadas 28 comunicações que apresentam no título, resumo e/ou como palavras-chave, os termos informatização de bibliotecas e automação de bibliotecas, separadas por ano de publicação e analisadas conforme a temática.
  Incluído em: 13/04/2007
  A evolução dos recursos computacionais e a responsabilidade do bibliotecário no aperfeiçoamento dos serviços da Biblioteca e Documentação. O problema da cooperação e controle bibliográfico e documental. A necessidade de aperfeiçoar os serviços existentes para implantar com melhor nível, a automação. Planejamento e normalização e as fases para implantar um sistema de automação. Registro das informações para entrada e a adoção de um formato padronizado no Brasil. Sugestões para se aplicar a análise de sistemas tanto para a área de aplicação como na computacional, avaliação de custos.
  Incluído em: 10/03/2008
  Descreve o processo de automação do controle de circulação da biblioteca do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), enfocando o planejamento, a elaboração e a implantação do sistema de gerenciamento da circulação. Apresenta, também, a funcionalidade de cada módulo do programa.
  Incluído em: 01/07/2008
  O presente trabalho consiste em uma avaliação da produção científica em automação de bibliotecas nos últimos 7 anos. Através de um levantamento desta produção a partir da base de dados BIBLIOINFO, tente traçar um perfil desta produção a nível nacional. Os dados tabulados foram analisados com base nas seguintes variáveis:tipo de publicação, periódicos mais produtivos em automação de bibliotecas, ano de maior produção, tipo de autoria, sexo dos pesquisadores da área e temas mais abordados. Identifica, assim, a necessidade de uma abordagem mais científica do tema, pois grande parte da produção concentra-se em relatos de experiência, que pouco contribuem para o desenvolvimento da automação de bibliotecas no Brasil.
  Incluído em: 03/06/2008
  O trabalho consiste em uma avaliação da produção cientí­fica em automação de bibliotecas nos últimos 7 anos. Através de um levantamento desta produção a partir da base de dados BIBLIOINFO, tenteou-se traçar um perfil desta produção em ní­vel nacional. Os dados tabulados foram analisados com base nas seguintes variáveis: tipo de publicação, periódicos mais produtivos em automação de bibliotecas, ano de maior produção, tipo de autoria, sexo dos pesquisadores da área e temas abordados. Identifica, assim, a necessidade de uma abordagem mais cientí­fica do tema, pois grande parte da produção concentra-se em relatos de experiência, que pouco contibuem para o desenvolvimento da automação de bibliotecas no Brasil.
  Incluído em: 24/03/2008
  O mercado de produção e geração de softwares para automação de bibliotecas apresentou grande impulso nos últimos dez anos. Escolher um software representa, hoje, mais que escolher uma ferramenta tecnológica para implementar serviços prestados pelas bibliotecas. Representa introduzir nova filosofia de trabalho, novos comportamentos e valores informacionais. Este trabalho apresenta o resultado dos estudos realizados para a escolha de um software para a automação das bibliotecas da Presidência da República. Pretende contribuir com a revisão de literatura e com os profissionais e estudiosos da área, oferecendo uma análise de cada produto, bem como a identificação dos requisitos indispensáveis e desejáveis que o software deve possuir para o processo de automação de bibliotecas e centros de documentação.
  Incluído em: 29/06/2008
  Desinstale a sua plataforma de automação de bibliotecas. Sabe aquela que tem uns centenas de campos diferentes do MARC21? E que você tem uma série de procedimentos burocráticos para poder cadastrar vários detalhes crente que eles servirão para alguma coisa? Isso mesmo, pode desinstalar tudo (nem pare para pensar em quanto dinheiro você disperdiçou com a automação da biblioteca).
  Incluído em: 28/06/2008
  O tema da pesquisa, Conversão Retrospectiva de Registros Bibliográficos, está inserido na linha de pesquisa Tecnologias em Informação e tem o intuito de analisar o processo de conversão retrospectiva baseado em um estudo sobre o processo de automação da Rede de Bibliotecas da UNESP- Universidade Estadual Paulista.As novas tecnologias permitem o acesso à informação de maneira rápida e eficaz.
  Incluído em: 16/04/2007
  A implantação da automação na Biblioteca do Senado Federal teve inicio em 1972, com a criação do PRODASEN. Está, sendo utilizado o computador IBM 370, modelo 158, e como programa-produto o CICS/STAIRS, da IBM. Optou-se pela entrada dos documentos já existentes tais como se achavam referenciados no catálogo da Biblioteca. Posteriormente iniciou- se a revisão e correção. Foram criados dois arquivos: o de artigos de periódicos (PERI) e o de livros (BIBR).
  Incluído em: 01/07/2008
91 a 100 de 199 Mais >>

JOHUHA é um diretório sobre temas relacionados com Ciência da Informação e Biblioteconomia.

Criado pelo Prof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera. e-mail: godoy@cin.ufsc.br

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina - Brasil.

Localização dos visitantes do JOHUHA
Voltar Diretorio sobre Ciência da Informação e Biblioteconomia http://www.johuha.ufsc.br/ Copyright & 2006 Pof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera, Todos os Direitos Reservados.