Categoria: Avaliação de Sistemas de Informatização de UI
 
15 Site(s) nesta categoria           1 a 10 de 15

  O presente artigo fornece uma visão geral das atividades, técnicas e ferramentas presentes na abordagem ergonômica para o desenvolvimento de sistemas interativos proposta pelo LabIUtil - Laboratório de Utilizabilidade da Informática da Universidade Federal de Santa Catarina. Esta abordagem visa apoiar a construção e a avaliação de sistemas interativos com as qualidades ergonômicas de utilidade e de facilidade de uso.
  Incluído em: 23/06/2008
  Com o advento das novas tecnologias da informação, o desenvolvimento de rotinas e serviços de uma biblioteca pública vem se modificando. Atualmente, a automatização destas instituições é recurso indispensável, em contraposição, aos poucos investimentos que nela depositam. Muitas bibliotecas públicas não recebem investimentos que suportem planejamentos de informatização. Assim, ciente da necessidade de se automatizar estas Unidades de Informação, este trabalho teve como objetivo a avaliação de softwares livres. Adotamos como metodologia, conceituar e definir as características de softwares de código-aberto; adaptar uma lista de funcionalidades para um sistema de informatização, desenvolvendo, a partir desta, uma lista de critérios de avaliação que se divide em características funcionais e não-funcionais. Em seguida, baixou-se da internet os softwares com as respectivas documentações. No momento da avaliação, utilizou-se desses critérios estabelecidos. Cada módulo dessas ferramentas livres foi avaliado, comparado e os seus resultados e diferenças tabulados. Isto, com o objetivo de identificar os requisitos necessários à avaliação destes softwares, a partir de suas características, funções e limitações. A contribuição deste estudo prentendeu indicar e analisar as características funcionais e não funcionais desses tipos de sistemas, como também facilitar e auxiliar o profissional bibliotecário na escolha de um software open source em uma tomada de decisão na automatização de uma biblioteca pública.
  Incluído em: 29/03/2008
  Projeto de informatização da Rede Nacional de Bancos de Leite Humano, cuja meta foi o gerenciamento de informações em todo o Ciclo do Leite, desde do cadastramento da candidata a doação e do receptor, passando pela coleta, transporte, processamento, distribuição e a sua utilização pelos lactentes.
  Incluído em: 15/05/2008
  A mudança do cenário nacional relacionada à informatização das Bibliotecas Universitárias tem sido tema de diversas pesquisas. Com relação específica às do Estado de Santa Catarina, nenhum estudo ainda foi realizado envolvendo todas elas (Federal, Estadual, Municipal e Particular). O resultado desta pesquisa apresenta o cenário da informatização delas no Estado de Santa Catarina. Identificou-se diversos aspectos relacionados ao tema central como: softwares utilizados; requisitos e funções básicas destes softwares; utilização de formatos padronizados; processo de conversão retrospectiva, necessidade de treinamento do pessoal da biblioteca e dos usuários para uso do software e os serviços e produtos oferecidos a partir da informatização.
  Incluído em: 25/06/2008
  Avaliação da usabilidade do sistema Pergamum de gerenciamento de bibliotecas.
  Incluído em: 07/03/2008
  Revisão de literatura nos periódicos brasileiros, especializados na área de Biblioteconomia e Ciência da Informação, no período compreendido entre 1990 e 2004, sobre o tema utilização do recurso Web em serviços de referência em unidades de informação. São analisados artigos publicados nas revistas Ciência da Informação, Informação & Sociedade, Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, Transinformação e Perspectivas em Ciência da Informação. A seleção dos artigos para análise tem como requisito a presença de uma das palavras: Internet, Web, Serviço de Referência, Serviço de Informação ou Bibliotecário de Referência, em seus resumos ou palavras-chave. Expõe as considerações apontadas, pelos diversos autores, dos artigos da amostra, sobre as estratégias utilizadas pelas unidades de informação e por seus profissionais.
  Incluído em: 09/07/2007
  XML é um padrão cada vez mais utilizado para a representação e intercâmbio de dados, especialmente entre pessoas e aplicações que utilizam a Web. Considerando a crescente necessidade de definição, manipulação e armazenamento de dados XML, a comunidade de banco de dados começa a intensificar suas pesquisas no sentido de propor soluções relacionadas ao gerenciamento de dados XML. Este mini-curso tem por objetivo revisar a tecnologia XML e discutir problemas de gerenciamento de dados XML do ponto de vista de um banco de dados relacional que mantém documentos XML ou de um banco de dados XML nativo.
  Incluído em: 29/05/2007
  Apresenta a proposta pedagógica, de dimensão teórica e prática aplicada na disciplina Automação em Bibliotecas oferecida pelo Curso de Biblioteconomia e Documentação da Universidade Federal Fluminense. A vivência é pautada no desenvolvimento de competências e habilidades inerentes ao profissional bibliotecário no que tange o processo de avaliação de sistemas de automação de bibliotecas. Com o objetivo de identificar, através de um questionário, a relevância desta proposta para a formação profissional, a pesquisa aponta as expectativas e opiniões dos discentes que freqüentaram as aulas durante o 2º semestre de 2005. Os resultados obtidos reforçam a idéia de que se torna necessário, na graduação, disciplinas que associem teoria e prática, empenhadas no desenvolvimento de competências e habilidades para a atuação do bibliotecário na realidade vigente e preparando os graduandos para o mercado de trabalho.
  Incluído em: 24/11/2008
  O mercado de produção e geração de softwares para automação de bibliotecas apresentou grande impulso nos últimos dez anos. Escolher um software representa, hoje, mais que escolher uma ferramenta tecnológica para implementar serviços prestados pelas bibliotecas. Representa introduzir nova filosofia de trabalho, novos comportamentos e valores informacionais. Este trabalho apresenta o resultado dos estudos realizados para a escolha de um software para a automação das bibliotecas da Presidência da República. Pretende contribuir com a revisão de literatura e com os profissionais e estudiosos da área, oferecendo uma análise de cada produto, bem como a identificação dos requisitos indispensáveis e desejáveis que o software deve possuir para o processo de automação de bibliotecas e centros de documentação.
  Incluído em: 21/04/2009
  Analisa como os sistemas de informação e/ ou bibliotecas, pratica a Política e seleção de material informacional. Destaca a importância da instituição traçar normas que orientem os profissionais na seleção. Identifica os critérios de seleção, a flexibilidade da mesma.
  Incluído em: 15/04/2009
1 a 10 de 15 Mais >>

JOHUHA é um diretório sobre temas relacionados com Ciência da Informação e Biblioteconomia.

Criado pelo Prof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera. e-mail: godoy@cin.ufsc.br

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina - Brasil.

Localização dos visitantes do JOHUHA
Voltar Diretorio sobre Ciência da Informação e Biblioteconomia http://www.johuha.ufsc.br/ Copyright & 2006 Pof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera, Todos os Direitos Reservados.