Categoria: Preservação Digital
 
52 Site(s) nesta categoria           1 a 10 de 52

  O presente artigo propõe a concepção de um sistema de recuperação de informação de diversos Objectos Digitais (OD) com recurso a metadados descritivos do objecto (dados que descrevem outros dados). Para fomentar o processo de preenchimento dos metadados é proposto um mecanismo de créditos para estimular o preenchimento cooperativo entre utilizadores e autores de OD’s., com base na metáfora da bolsa de valores. Deste processo de anotações resulta incerteza associado a subjectividade humana da linguagem, ou seja, para o mesmo objecto podem existem várias descrições, que podem ser interpretadas de formas diferentes, pelo que será proposto um modelo de determinação da relevância de um OD e do peso dos termos dos metadados necessários para a criação de uma Base de dados (BD) probabilística.
  Incluído em: 08/09/2012
  O volume de informação em formato digital tem aumentado muito nas últimas décadas. Entretanto, os meios empregados para o armazenamento e o transporte desta informação são instáveis e as tecnologias necessárias para acessá-la são rapidamente superadas em sucessivas gerações. Diversas iniciativas surgem para tratar o problema da preservação digital e este artigo oferece uma visão geral deste cenário. Nesta primeira parte examina as questões, requisitos e principais estratégias adotadas. Numa segunda parte descreve o esquema conceitual para um sistema de arquivamento para preservação e manutenção de informação digital por longo prazo, proposto pelo modelo de referência Open Archival Information System (OAIS), como a alternativa de padronização mais promissora para a área.
  Incluído em: 16/06/2008
  Com a crescente e contínua evolução tecnológica, deu-se início a era da inclusão digital, onde a informação é considerada o principal patrimônio de uma organização, o que levou cada vez mais a se preocuparem em obter informação e proteger este patrimônio. Porém, com o avanço veio também a necessidade de se buscar novas soluções contra a vulnerabilidade, ameaças e falhas, tanto no meio computacional, quanto em relação a gestão de pessoas. Este artigo tem como principal objetivo conscientizar a importância da preservação do patrimônio informacional, através de métodos e normas técnicas a fim de garantir a confidencialidade, integridade e disponibilidade da informação.
  Incluído em: 05/12/2012
  A informação digital, nas suas várias formas, constitui já uma significativa parte do nosso património cultural e intelectual, com importantes benefícios para os utilizadores. As organizações com responsabilidades na preservação e acessibilização destes recursos têm que desenvolver um conjunto de estratégias que garantam a sua preservação a longo prazo, preferencialmente em estreita colaboração entre si (bibliotecas e arquivos) e com os produtores/editores de informação digital.
  Incluído em: 07/11/2014
  Aborda-se o estado da arte da preservação de recursos digitais na perspectiva da sua preservação de longo prazo. São enunciadas as práticas e as diversas metodologias tidas actualmente como as mais adequadas para se obviar à fragilidade física dos suportes e à vulnerabilidade do meio digital, assim como a perdas inerentes à preservação de recursos nos mais diversos meios e formatos. A recolha e selecção de recursos a preservar são também pontos que desenvolvemos. Coligimos exemplos reais que espelham as abordagens das comunidades que consideramos mais avançadas nesta matéria. São focados os aspectos tecnicamente mais inovadores do ponto de vista da utilização de metadados e a sua relação com as diversas estratégias implementáveis, nomeadamente a emulação, a migração, a encapsulação, a aplicação do UVC Universal Virtual Computer) e o XML. São ainda referidas as boas práticas quanto a metadados de preservação e são integrados alguns esquemas que confirmam o acompanhamento das respectivas comunidades em que se inserem, as quais partem de um esquema padrão que elegem, e evoluem numa perspectiva de adaptação ao próprio ambiente. A metodologia de implementação de repositórios digitais à qual nos dedicámos é baseada no modelo de referência OAIS desenvolvido no âmbito da NASA. Este modelo encontra-se em vias de ser implementado pelos repositórios digitais mais relevantes à escala global. Verificámos que a comunidade CEDARS é aquela que, dadas as suas características pode servir de modelo. No seguimento desta investigação simulámos um conjunto de metadados preparado para ajustar ao OAIS na forma de um pacote de informação para depósito passível de ser adaptado a uma comunidade com características similares às da comunidade nacional. Acrescentámos de forma sistematizada as boas práticas que devem ser mantidas pelas instituições que pretendem implementar repositórios ou bibliotecas digitais.
  Incluído em: 02/10/2012
  O presente artigo tem como objetivo apresentar o resultado de uma pesquisa bibliográfica sobre a preservação digital. São analisadas as questões mais relevantes no estudo das práticas atuais relacionadas com a preservação dos documentos em formato digital. Dados foram coletados na literatura produzida por especialistas experientes na área, os quais proporcionam ampla lista de argumentos que mostram a emergência e importância das atividades de preservação relacionadas aos objetos digitais.
  Incluído em: 21/10/2008
  Um item importante que os autores devem atentar na submissão de um trabalho para publicação é a definição dos descritores ou palavras-chave. Tais termos são de grande valor para a indexação, pois muitos pesquisadores da área de saúde, apenas para delimitar um campo da ciência, os utilizam na busca de informações para pesquisar sobre doenças, técnicas cirúrgicas ou mesmo escrever um trabalho.
  Incluído em: 25/04/2014
  O volume de informação produzida em formatos digitais tem crescido sensivelmente ao longo das últimas décadas. Entretanto, os meios que utilizamos para transportar e armazenar essa informação são instáveis e a tecnologia necessária para seu acesso tem sido rapidamente substituída por novas gerações mais poderosas que, ao final, se tornam incompatíveis com suas predecessoras. Diversas iniciativas surgem para tratar o problema do documento eletrônico sob a óptica dos arquivos e este artigo oferece visão geral desta trajetória. Nesta primeira parte, relatam-se os fatos notáveis em nível internacional. Na segunda parte, examinam-se os fatos no âmbito nacional e os principais projetos acadêmicos desenvolvidos no campo.
  Incluído em: 11/04/2013
  Describe los principales estándares XML en la descripción archivística concomitantemente con la definición y presentación de las herramientas de XML y conceptos del campo archivístico.
  Incluído em: 19/04/2011
  Sendo a memória objeto de estudo de várias áreas e possuindo vários atributos, a categoria “preservação” é a mais utilizada pela ciência da informação no tocante à compreensão desse objeto. Entretanto, no ciberespaço, a preservação parece não estar muito fortemente ligada à inteligibilidade da memória, em função da desterritorialização do signo e do saber em fluxo. Assim, foram elencadas algumas categorias filosóficas de estudo que pudessem explicar a mudança de natureza da memória no ciberespaço, privilegiando, neste artigo, a “representação”, por considerar a memória sempre uma escrita, seja interna ou externa, portanto, uma construção simbólica e virtual. De acordo com discussões preliminares, a memória virtual no ciberespaço, de uma maneira geral, estaria mais ligada ao pensamento (memória biológica), à produção sígnica de múltiplas semióticas e aos esquecimentos do que às possibilidades físicas de conservação da produção humana, como nos registros impressos, embora seja um novo tipo de memória em constituição, dada a sua espacialidade e a natureza de sua representação.
  Incluído em: 08/05/2012
1 a 10 de 52 Mais >>

JOHUHA é um diretório sobre temas relacionados com Ciência da Informação e Biblioteconomia.

Criado pelo Prof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera. e-mail: godoy@cin.ufsc.br

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina - Brasil.

Localização dos visitantes do JOHUHA
Voltar Diretorio sobre Ciência da Informação e Biblioteconomia http://www.johuha.ufsc.br/ Copyright & 2006 Pof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera, Todos os Direitos Reservados.