Categoria: Gestão de Tecnologias de Informação
 
35 Site(s) nesta categoria           1 a 10 de 35

  Resumo. Na ultimadecada,houve um grande avanço tecnologico nas áreas de sensores,circuitos integrados e comunicação sem fio que levou a criação de redes de sensores sem fio. Este tipo de rede pode ser aplicada no monitoramento, rastreamento,coordenação e processamento em diferentes contextos. Por exemplo, pode-se interconectar sensores para fazer o monitoramento e controle das condições ambientais numa floresta,oceano ou um planeta. A interconexão de sensores através de redes sem fio, com afinalidade de executar uma tarefa de sensoreamento maior, ira revolucionar a coleta e processamento de informações. O objetivo deste texto é descrever o que são redes de sensores sem fio,formas de utilização e problemas relacionados. São apresentados aspectos como os componentes fisicos e logicos, protocolos de comunicacao, projeto de software,energia,tratamentodedados,organizacao e configuração,modelagem funcional e gerenciamento de redes de sensores sem fio.
  Incluído em: 11/03/2010
  O profissional de Biblioteconomia que hoje já é visto como um Gerente de Informações é cada vez mais solicitado a conhecer e a empregar as Tecnologias de Vanguarda. Dentre estas Tecnologias existem algumas altamente promissoras para auxiliarem esse profissional na criação de sistemas que facilitem o acesso do usuário aos serviços e produtos oferecidos pela Biblioteca. Dentro dessa pespectiva o presente trabalho visa apresentar uma abordagem teórica e prática desta relação.
  Incluído em: 26/10/2006
  Novas tecnologias para produzir e gerenciar informações têm surgido, como um produto das sociedades industriais. O artigo examina o desenvolvimento do conceito de informação a partir da década de 60. Sua evolução exige uma reavaliação teórica e prática da ciência arquivística e altera seus perfis profissionais e institucionais. O artigo também analisa a situação dos arquivos brasileiros face às novas demandas de gerenciamento e de acesso à informação.
  Incluído em: 14/06/2014
  Comentário sobre os impactos causados pelas principais tecnologias de informação nas bibliotecas, principalmente nas bibliotecas universitárias. Análise das seguintes tecnologias de informação: bancos e bases de dados, CDROM, hipertexto,multimídia, redes locais, Internet e Rede Nacional de Pesquisa(RNP), biblioteca virtual.
  Incluído em: 14/09/2009
  A partir da ênfase no uso cada vez maior das tecnologias de informação pela sociedade como um todo, da influencia destas tecnologias nas bibliotecas, serviços e sistema de informação, e no papel desempenhado pelo profissional da informação neste contexto, salienta a responsabilidade dos cursos de biblioteconomia e ciência da informação no enfrentamento deste problema que se apresenta como um desafio para as escolas. Busca identificar quais as disciplinas, nos seis cursos de biblioteconomia da região sul, estão inserindo em seus conteúdos programáticos as novas tecnologias de informação, qual o enfoque dado no desenvolvimento deste conteúdo, qual a infra-estrutura das escolas para viabilizar o ensino dessas tecnologias e como as escolas têm se preocupado com a atualização e treinamento de seus docentes. Apresenta uma revisão bibliográfica sobre o assunto onde enfatiza muito mais uma mudança de abordagem do conteúdo das disciplinas já existentes nos currículos plenos das escolas e o papel do profissional da informação, do que uma alteração curricular propriamente dita. Analisa os dados coletados através de questionários-formulários de coleta, bem como através de dados sobre as escolas disponíveis na literatura. Caracteriza as escolas estudadas em termos de data de criação, regime acadêmico, turno, carga horária e vagas ofertadas; numero de docentes com titulação, capacitação e regime de trabalho; infra-estrutura dos cursos; disciplinas que inserem tecnologias de informação em seus conteúdos programáticos e a existência de programas de educação continuada. Conclui que há uma homogeneidade entre os cursos da região sul, onde nenhum deles pode ser destacado com uma ou outra metodologia específica. Grande parte das escolas não conta com a infra-estrutura adequada e com pessoal devidamente preparado para o enfrentamento desse desafio com maior competência. Ao contrário, pode-se constatar que estes cursos são ainda bastante tradicionais no enfoque e no tratamento das disciplinas face às novas tecnologias e pouco preocupados com a educação continuada de seus docentes e egressos. Finalmente, recomenda ações no sentido de melhorar a infra-estrutura dos laboratórios para o ensino, de promover programas sistemáticos de educação continuada, de desenvolver projetos de pesquisa e de extensão na área, visando maior exploração do uso das tecnologias de informação nos cursos como um todo, e ainda, que estas ações se desenvolvam em equipes inter e multidisciplinares.
  Incluído em: 04/04/2014
  Pesquisa realizada com o objetivo de verificar como as bibliotecas especializadas na área jurídica de Florianópolis utilizam os recursos das tecnologias de informação. Os resultados permitiram um maior conhecimento das atividades e serviços desenvolvidos, nível de utilização e dificuldades encontradas no uso destas tecnologias pelos profissionais da informação.
  Incluído em: 26/03/2011
  O tema da memória, quando associado ao das novas tecnologias, produz interessantes correlações na medida em que a informática - cuja presença e articulação com tecnologias mais tradicionais constitui a característica distintiva dos novos média - tem sido desde sempre um agente fundamental da evolução da arquivística enquanto fenómeno mnemotécnico. Procuraremos aqui evidenciar três aspectos dessa problemática que nos parecem fundamentais: o da tecnologia informática enquanto instrumento mnemotécnico em si mesmo; o dos conteúdos mnemotécnicos da tecnologia arquivística informatizada; e, por último, o do esquecimento como elemento estrutural e estruturante de cada forma de arquivo.
  Incluído em: 03/06/2012
  No processo de construção do conhecimento, os sujeitos interagem entre si, inseridos nos ambientes da cultura. Isso se dá com o auxílio das diversas tecnologias da comunicação e informação, que se tornam relevantes na produção e utilização das informações no contexto da educação formal. Com o apoio dos recursos tecnológicos, o homem recria seus espaços culturais, amplia o acervo de conhecimentos e suas formas de circulação, como também explora novas possibilidades de apreensão e ressignificação do mundo, transformando a aquisição do conhecimento em um processo dinâmico e complexo.
  Incluído em: 30/06/2014
  As organizações têm buscado um uso cada vez mais intenso e amplo de Tecnologia de Informação,considerando-a uma poderosa ferramenta empresarial que representa investimento significativo e deve ter uma implementação bem sucedida. Nesse ambiente, dois dos principais esforços organizacionais são a identificação do valor estratégico dessa tecnologia e uma gerência efetiva de seus projetos a fim de aumentar suas chances de sucesso. Este artigo tem como objetivo principal identificar os componentes de valor estratégico de Tecnologia de Informação e as variáveis e os fatores críticos de sucesso dos projetos dessa tecnologia. Sua contribuição é a consolidação da Estrutura de Análise de Valor Estratégico de Tecnologia de Informação e a identificação das Variáveis e dos Fatores Críticos de Sucesso de Projetos de Tecnologia de Informação.
  Incluído em: 20/03/2011
  Levantamento sobre bibliotecas catarinenses através das suas respectivas páginas de hipermídia na Internet. Análise das bibliotecas catarinenses, seus endereços - URL e tipos de serviçosdisponibilizados na Internet. Apresenta sete categorias de bibliotecas catarinenses que oferecem alguns tipos de serviços Internet para seus usuários: bibliotecas acadêmicas, escolares, públicas, especializadas: nas áreas jurídica, empresarial, ciências da saúde, e, virtual.
  Incluído em: 24/05/2010
1 a 10 de 35 Mais >>

JOHUHA é um diretório sobre temas relacionados com Ciência da Informação e Biblioteconomia.

Criado pelo Prof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera. e-mail: godoy@cin.ufsc.br

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina - Brasil.

Localização dos visitantes do JOHUHA
Voltar Diretorio sobre Ciência da Informação e Biblioteconomia http://www.johuha.ufsc.br/ Copyright & 2006 Pof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera, Todos os Direitos Reservados.