Categoria: Migração de Dados
 
5 Site(s) nesta categoria           1 a 5 de 5

  Neste texto são relatadas as atividades de digitalização dos documentos do acervo do Laboratório de Pesquisa em Endodontia da Universidade Federal de Santa Catarina e do desenvolvimento da base de dados com o software CDS_ISIS for Windows, na versão Winisis. O objetivo do estágio está voltado à automação do acervo e dos serviços oferecidos no arquivo deste laboratório e a migração dos documentos do formato impresso para o digital como forma de propiciar a preservação e disponibilização das informações de valia aos usuários. A metodologia adotada envolve a seleção dos documentos, o desenvolvimento da base de dados, a conversão e a indexação dos documentos digitalizados na base de dados implementada.
  Incluído em: 12/12/2012
  prise Resource Planning) comercial, a fim de possibilitar de forma automatizada, a migração de dados, oriundos de outros sistemas com utilização de ETL (Extração, Transformação e Carga). Foi desenvolvida uma ferramenta de software, integrada ao ERP para acessar fontes de dados e fazer as transformações, validações das regras de negócio, tratamento de erros e inserções no banco de dados. A ferramenta, a partir dos dados disponibilizados por sistemas de terceiros ou fontes de dados, e dentro de um escopo definido pelo processo de migração, tem a função de relacionar os dados de origem a sua entidade correspondente no banco de dados.
  Incluído em: 24/10/2012
  Com a evolução da tecnologia da informação e a disseminação de documentos digitais na Web, faz-se necessário criar meios que forneçam um mecanismo de organização de tais documentos, facilitando sua busca e recuperação. Em bibliotecas digitais ou repositórios deobras eletrônicas, por exemplo, existe a necessidade de uma ferramenta que possa classificar automaticamente os documentos, visto que o processo de classificação(categorização) é feito de forma manual. Esta ferramenta será de grande importância no apoio à catalogação. Este artigo apresenta o desenvolvimento de uma ferramenta que tem como objetivo principal classificar automaticamente documentos digitais em categorias preestabelecidas, nas quais cada documento pertencerá a uma ou mais categorias de acordo com seu conteúdo,tornando assim mais eficaz e rápida a classificação.Na elaboração da ferramenta foram utilizadas técnicas e algoritmos de mineração de textos, sendo definidasno estudo de caso algumas categorias e termos relacionados, tais como informática, direito e física, para validar a ferramenta.
  Incluído em: 13/09/2012
  Neste artigo temos em vista a tensão entre apatia e engajamento vivida pelo sujeito-arquivista no filme Brazil (1985), dirigido pro Terry Gilliam. Para interpretar nosso corpus de pesquisa, nos pautamos no referencial teórico da Análise do Discurso de matriz francesa, a qual considera o sujeito em sua interpelação pela ideologia e o inconsciente, oferecendo deste modo bases para romper com o discurso dominante sobre uma “imparcialidade” supostamente desejável no exercício profissional da área. Em nosso trajeto, buscamos outros conceitos de “arquivo” e recuperamos as preocupações sobre o papel do arquivista pós-moderno tal como enunciadas pelo canadense Terry Cook. Compreendemos que esse percurso tem muito a acrescentar sobre a necessidade de romper com o estereótipo do arquivista “neutro” e “apático”, tal como postulado desde Hillary Jenkinson .
  Incluído em: 09/07/2013
  Atualmente, na administração pública portuguesa, o suporte digital é incontornável. Nos últimos anos, os registos em papel têm vindo a ser gradualmente substituídos por registos digitais dando origem a consideráveis sistemas de informação ou repositórios digitais. Quem trabalha com um sistema de informação, ao fim de algum tempo, dá como certa a sua longevidade, segurança, e capacidade de conservação da informação que armazena. No entanto, a realidade não é bem essa, havendo diversas razões que nos podem levar a uma migração do sistema de informação, como por exemplo, a obsolescência da plataforma tecnológica da qual o sistema de informação depende para funcionar, o sistema já não satisfaz os requisitos da comunidade de utilizadores, o sistema perdeu o suporte ou manutenção (os fornecedores já não fornecem o serviço ou o contrato caducou e não foi renovado), redução de custos (passou a haver soluções tecnologicamente mais evoluídas e mais compensadoras em termos de custos), não suporta interoperabilidade (atualmente, este requisito tem vindo a assumir uma importância cada vez maior). Seja o repositório de uma biblioteca, de um arquivo, ou de uma empresa, chegará um dia em que os dados geridos por um determinado sistema de informação terão de ser migrados para um novo repositório de dados. Este artigo pretende ser um guia de boas práticas no suporte à migração de sistemas legados: irão descrever-se as diferentes fases do processo, atividades e riscos associados. Este guia resulta de uma combinação de 13 metodologias existentes que foram analisadas, otimizadas e combinadas.
  Incluído em: 20/05/2013
1 a 5 de 5

JOHUHA é um diretório sobre temas relacionados com Ciência da Informação e Biblioteconomia.

Criado pelo Prof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera. e-mail: godoy@cin.ufsc.br

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina - Brasil.

Localização dos visitantes do JOHUHA
Voltar Diretorio sobre Ciência da Informação e Biblioteconomia http://www.johuha.ufsc.br/ Copyright & 2006 Pof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera, Todos os Direitos Reservados.