Categoria: Relato de Experiência
Sub-categorias
Implantação de Software
 
51 Site(s) nesta categoria           1 a 10 de 51

  Este trabalho relata experiências das bibliotecas da Faculdade de Educação e do Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas, no uso das bases de dados desenvolvidas em Micro CDS/ISIS na versão DOS (PERIE, EDUBASE e HEMERED) e migrada para plataforma Web em WWWIsis pela Internet.
  Incluído em: 13/06/2007
  Comenta como o desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação tornou-se fundamental para a automação das bibliotecas, em prol de seus serviços e como a aplicação da automação exigiu, também, a qualidade dos serviços prestados de informação. Apresenta a experiência da Biblioteca de Manguinhos noprocesso de automação dos acervos e serviços. Mostra a síntese histórica da conversão da base de dados bibliográfica MicroIsis para o sistema de gerenciamento de múltiplas funções integradas Aleph e a disponibilização do acesso dos catálogos na rede mundial de computadores – Internet, denominado Acervos Online. Inclui as funcionalidades do software escolhido para automação dos acervos da biblioteca. Aborda os serviços e atividades desenvolvidas na Biblioteca de Manguinhos e a criação de novos serviços voltados à divulgação do acervo e sua interoperabilidade com outras bibliotecas e organismos nacionais e internacionais, ampliando a capacidade dos usuários internos e externos ao acesso à informação.
  Incluído em: 28/06/2008
  Objetiva mostrar os procedimentos adotados em um processo de avaliação de periódicos. Para tanto fundamenta-se na monografia de final de curso de Carmelita do Espírito Santo que teve como objeto de estudo a análise de 116 títulos de periódicos estrangeiros correntes da Embrapa Agroindústria de Alimentos. A análise foi fundamentada em critérios quantitativos (volume de uso e disponibilidade) e qualitativo (obtenção da opinião do usuário). O método adotado foi uma adaptação de um estudo desenvolvido por Santos e Melo (1997) “Contribuição ao estabelecimento de critérios para a política de compras de periódicos estrangeiros na UFRJ”. O Grau de Importância (GI) dos títulos obtidos através da soma dos pontos da Disponibilidade (DP) e da opinião dos pesquisadores, demonstrou que mais de 67% da coleção foi considerada importante para o Centro. Com efeito, verificou-se que embora desprovida de uma política de seleção baseada em metodologias apropriadas, a biblioteca do CTAA mantinha a sua coleção de acordo com as necessidades de seus usuários.
  Incluído em: 26/06/2008
  Foi planejada a construção de repositórios para as Unidades de Pesquisa do Ministério de Ciência e Tecnologia no Brasil utilizando o software DSpace. A implementação demandou a instalação de repositórios de caráter experimental e a adoção de metodologia envolvendo abordagens teórica e empírica. A sistemática de pesquisa abrangeu procedimentos de: simulação, adaptação, avaliação e testes de software. As avaliações operacionais e funcionais demonstraram que a Web User Interface (WUI) desta ferramenta torna-se mais complexa ao adentrar-se ao nível das funcionalidades administrativas, de acesso restrito aos administradores do sistema. A simulação dos fluxos de submissão/ depósito e revisão/ workflow permitiu confirmar a adequação do novo design do template de submissão (seu formato e conteúdo) quanto aos campos a serem preenchidos (formato) e ao seu conteúdo. A adaptação do procedimento de upload para objetos externos possibilitou contornar a impossibilidade de enviar links para o servidor (upload), garantindo ao repositório a capacidade de manutenção dos metadados desses itens. Os resultados dos testes de customização de metadados demonstraram que a consistência dos elementos e de seus qualificadores foi mantida e exibida nos registros Dublin Core dos itens tanto em formato simples como em formato completo. Concluiu ser viável a customização de metadados, garantindo a interoperabilidade, através de dois procedimentos diferentes: codificação e configuração. Recomenda que a seleção e adaptação dos elementos e qualificadores tome por base pelo menos os três critérios testados, que se referem aos atributos dos campos a serem customizados.
  Incluído em: 23/06/2008
  Em 4 de outubro de 1996, durante a primeira reunião dos usuários do Sistema Integrado de Gerenciamento de Bibliotecas PERGAMUM, foi decidida e implementada a formação da Rede Pergamum. Foram definidas as Comissões Técnicas e os objetivos específicos da Rede. Foi elaborado o primeiro Regimento da Rede Pergamum, o qual sofreu modificações na reunião anual de 2001. A Rede Pergamum iniciou sua existência com 13 instituições, em 2000 o número subiu para 36, em 2001 eram 47 as instituições que faziam parte da Rede e nesse momento, em 2002 são 58 os participantes que englobam instituições de ensino superior particulares, públicas, escolas de segundo grau, tribunais de justiça, empresas, entre outros.
  Incluído em: 18/05/2008
  O objetivo deste trabalho é apresentar e enfatizar a importância da informática nos serviços inerentes à Biblioteca da Pontifícia Universidade Católica do Paraná/PUC-PR, agilizando nos processos técnicos (catalogação, classificação, indexação,seleção/aquisição, empréstimo/devolução e relatórios estatísticos). Também busca auxiliar o usuário do sistema a utilizar e compreender melhor o processo de pesquisa de informações no acervo existente na biblioteca. Apresenta também o nível de conhecimento e satisfação dos usuários quanto ao Sistema Pergamum da Biblioteca da PUC-PR, o que possibilitará alterações necessárias e perfeiçoamentos desejáveis para melhor atendimento à comunidade acadêmica.
  Incluído em: 26/04/2008
  As Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) favoreceram o surgimento de um novo modelo de Serviço de Referência, onde o usuário que possui um computador conectado à rede pode realizar sua pesquisa de sua própria casa, com rapidez e eficiência: o Serviço de Referência Virtual. Trata-se do relato de uma pesquisa exploratória que tem como objetivo geral analisar o Serviço de Referência Virtual nas Bibliotecas Universitárias brasileiras disponíveis na Internet. A metodologia incluiu uma pesquisa bibliográfica e uma pesquisa de campo, realizada na Internet, abrangendo Bibliotecas universitárias brasileiras que disponibilizam sites na Internet. Os resultados apontam para o crescimento do Serviço de Referência Virtual nas Bibliotecas Universitárias brasileiras. Conclui-se que esse tipo de serviço não chega a ser o padrão do Serviço Virtual, mas os esforços dos bibliotecários envolvidos são para que este, cada vez mais, se expanda e inclua ferramentas e recursos que auxiliem os usuários nas suas buscas.
  Incluído em: 21/06/2008
  Apresenta uma análise do Programa de Inclusão Digital do Governo Brasileiro sob uma perspectiva resultante da intersecção entre as áreas da Ciência da Informação e da Interação Humano-Computador. Desenvolve os principais conceitos dos itens em questão. Discute a Interação Humano-Computador como componente do processo de disseminação e recuperação da informação por meio de computadores e promove uma aproximação entre a Área e a Ciência da Informação. Pesquisa, por meio de levantamento de dados e questionários aplicados em escolas de Ensino Fundamental, alguns dos resultados da aplicação do Programa de Inclusão Digital do Governo Brasileiro, visando subsidiar a análise desenvolvida.
  Incluído em: 26/06/2008
  Descreve a criação e o desenvolvimento de um catálogo de periódicos eletrônicos de livre acesso ao texto completo, mantido pelo Centro de Informações Nucleares, da Comissão Nacional de Energia Nuclear, como suporte das atividades de busca e localização de documentos, para o fornecimento de cópias.
  Incluído em: 24/06/2007
  O Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul vem desenvolvendo, desde 1988, o Sistema de Automação de Bibliotecas da UFRGS - SABi. Este trabalho apresenta o SABi, enfatizando os recursos utilizados na sua definição e implementação, sua estrutura e sua aplicação no tratamento, recuperação e difusão dos dados bibliográficos de documentos produzidos no âmbito da universidade.
  Incluído em: 28/09/2007
1 a 10 de 51 Mais >>

JOHUHA é um diretório sobre temas relacionados com Ciência da Informação e Biblioteconomia.

Criado pelo Prof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera. e-mail: godoy@cin.ufsc.br

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina - Brasil.

Localização dos visitantes do JOHUHA
Voltar Diretorio sobre Ciência da Informação e Biblioteconomia http://www.johuha.ufsc.br/ Copyright & 2006 Pof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera, Todos os Direitos Reservados.