Categoria: Informatização de Unidades de Informação
Sub-categorias
Ambientes Virtuais de Aprendizagem Avaliação de Sistemas de Informatização de UI
Conversão Retrospectiva Estudos de Usuários
Gestão da Informação Gestão de documentos
Gestão de Tecnologias de Informação Intranet
Migração de Dados OPAC
Padrões de Interoperabilidade
XML ...
Preservação Digital
Relato de Experiência
Implantação de Software ...
Serviços de Referencia Digital
Sistemas de arquivos Software para Unidades de Informação
Empresas de Software, Software Comercial, Software Livre ...
Tecnologias de Auto-Atendimento
RFID ...
 
199 Site(s) nesta categoria           81 a 90 de 199

  CARACTERÍSTICAS DESEJÁVEIS DA EMPRESA PRODUTORA DO SOFTWARE DE AUTOMAÇÃO DE BIBLIOTECAS: Política de Desenvolvimento de Software Suporte - Cadastro Organizado de Atendimentos e Soluções para criar base de conhecimentos disponível aos usuários Suporte Pessoal Suporte Remoto Treinamento de usuários
  Incluído em: 14/06/2007
  O artigo trata da formação em serviço do bibliotecário como mediador do aprendizado no uso de fontes de informação. Apresenta uma proposta metodológica para capacitação de equipes bibliotecárias visando a orientação e implementação de atividades que possam contribuir para que as bibliotecas se tornem espaços maximizados de aprendizado, qualificando-as como mediadoras desse processo. Demonstra que as mudanças de comportamento, com base em metodologias científicas, contribuirão para o desenvolvimento do trabalho cooperativo e ações que favoreçam a qualidade e produtividade dos serviços bibliotecários.
  Incluído em: 07/06/2008
  A Biblioteca Pública como local difusor de leitura e informação necessita ter: infra-estrutura básica para sua manutenção, recursos humanos qualificados, espaço físico adequado, material bibliográfico que atenda às necessidades dos leitores, e projetos que visem à democratização da leitura. O objetivo do presente estudo é apresentar o levantamento sobre a presença das Bibliotecas Públicas Estaduais brasileiras na Internet. A metodologia consiste em: a) realizar o levantamento das Bibliotecas Públicas Estaduais; b) buscar as páginas ou sites oficiais das instituições pelo mecanismo de busca Google; c) apontar os endereços eletrônicos e de serviços online; d) apresentar o endereço tradicional. Apresenta os resultados: todas bibliotecas possuem e-mail, 19 das 27 bibliotecas apresentam sites, e destas 5 disponibilizam o catálogo online. Sugere-se dinamizar projetos para disponibilizar serviços e produtos na Internet das Bibliotecas Públicas para fortalecer o acesso à informação e ao direito humanitário básico – o direito à leitura.
  Incluído em: 29/06/2008
  Desde segunda-feira, 12 de março de 2008, está no ar o site da Escola Nacional de Seguros (www.funenseg.org.br), a nova página da biblioteca da instituição, Ivan da Mota Dantas. A grande novidade é a implantação do software de gerenciamento Sysbibli, aprovado pelo MEC e que agregou vários serviços. Os principais usuários da biblioteca - comunidade universitária e profissionais do mercado de seguros - contam, a partir de agora, com inúmeras novas funcionalidades e benefícios, como serviço de empréstimo, consulta ao acervo, novas aquisições, links úteis, títulos dos periódicos e suas coleções, perfil do acervo, login e reservas.
  Incluído em: 14/03/2008
  A BiblioShop é uma empresa especializada em soluções para informatização de bibliotecas e acervos em geral.A empresa oferece um total conjunto de ferramentas para a informatização da sua biblioteca.
  Incluído em: 13/04/2007
  O Bibliografia Pessoal 4.0 é um programa com um poderoso mecanismo para organização de referências bibliográficas. Elaborado especialmente para pesquisadores que precisam ler, arquivar e citar muitos artigos nas suas publicações
  Incluído em: 06/05/2007
  A avaliação e escolha de software é um dos processos mais importantes na automação de bibliotecas. Este processo é exposto e detalhado em todas as suas etapas. É também discutido o tratamento multidisciplinar e a utilização das metodologias pelas áreas que devam contribuir para um projeto com estes objetivos. Finalmente baseado na experiência, dos autores, em processos de avaliação de softwares é descrito um roteiro de procedimentos.
  Incluído em: 27/06/2008
  A avaliação e escolha de software é um dos processos mais importantes na automação de bibliotecas. Este processo é exposto e detalhado em todas as suas etapas. É também discutido o tratamento multidisciplinar e a utilização das metodologias pelas áreas que devam contribuir para um projeto com estes objetivos. Finalmente baseado na experiência, dos autores, em processos de avaliação de softwares é descrito um roteiro de procedimentos.
  Incluído em: 09/04/2007
  A avaliação e escolha de software é um dos processosmais importantes na automação de bibliotecas. Esteprocesso é exposto e detalhado em todas as suasetapas. É também discutido o tratamentomultidisciplinar e a utilização das metodologias pelasáreas que devam contribuir para um projeto com estesobjetivos. Finalmente baseado na experiência, dosautores, em processos de avaliação de softwares édescrito um roteiro de procedimentos.
  Incluído em: 06/06/2008
  Este artigo é resultado do projeto de pesquisa intitulado Avaliação de Websites de Bibliotecas Universitárias Federais da Região Sul, o qual buscou avaliar websites de bibliotecas universitárias, de acordo com a literatura da área, bem como através da satisfação de internautas. Para tanto a pesquisa contou com a elaboração e aplicação de entrevista nos Laboratórios de Informática para Graduação (LIG) da Fundação Universidade Federal do Rio Grande junto aos mais diferentes níveis de usuários (usuários de diversos cursos de graduação, usuários de sites de biblioteca ou não, usuários com e sem experiência na utilização da Internet). O estudo fez uso de revisão bibliográfica acerca de avaliação de websites, bem como de análise documental dos sites em questão. Detectou lacunas existentes nos websites, desde as que dizem respeito à tecnologia utilizada até a ausência de modelagem interativa, relativa ao processo de comunicação com os usuários; além da falta de interesse dos internautas em acessar sites de bibliotecas, denotando que a migração da biblioteca para a Internet ainda não transpôs “paredes”. Com isso concluise que há necessidade de inserção do bibliotecário no cenário de planejamento de websites, em vez de se delegar a outros profissionais tal projeto; além de se ter demonstrado a carência do desenvolvimento de planejamento de marketing nessa área, bem como a necessidade de ampliação dos produtos e serviços oferecidos online por esses websites.
  Incluído em: 15/06/2008
81 a 90 de 199 Mais >>

JOHUHA é um diretório sobre temas relacionados com Ciência da Informação e Biblioteconomia.

Criado pelo Prof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera. e-mail: godoy@cin.ufsc.br

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina - Brasil.

Localização dos visitantes do JOHUHA
Voltar Diretorio sobre Ciência da Informação e Biblioteconomia http://www.johuha.ufsc.br/ Copyright & 2006 Pof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera, Todos os Direitos Reservados.