Categoria: Informatização de Unidades de Informação
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  O presente trabalho apresenta a importância da automação para uma biblioteca. Apresenta conceitos de automação e qual melhor caminho para implantação de um SAB (Sistema de Automação de Bibliotecas). Mostra todos os elementos necessários para implantação de um bom sistema. Além de mostrar a importância do formato MARC para a catalogação da biblioteca. Descreve todos os passos para implantação e as características técnicas.
  Incluído em: 28/06/2008
  Mais do que usar a informática na sua administração diária, o que já é um fato normal, algumas bibliotecas estão exigindo sistemas informatizados ricos em recursos e com interfaces bastante simplificadas. A exigência de simplicidade da interface, sem contudo prejudicar a versatilidade, deve-se a real preocupação em servir os usuários finais, pessoas que usarão aleatoriamente o sistema e, por conseqüência, não o dominam. Esta condição não existe, por exemplo, na área administrativa das empresas, onde cada usuário usa diariamente e exaustivamente o mesmo sistema. Um ponto a ser considerado é que a realidade atual das pequenas empresas não permite a formação de uma equipe mista para analisar e definir completamente um novo sistema e isto implica inevitavelmente em que o seu desenvolvimento seja feito em etapas, chamado de desenvolvimento incremental. Esta característica tem grandes chances de simplesmente resultar em abandono total do projeto,caso alguns cuidados não sejam observados. O relato do nascimento de um sistema para bibliotecas e de sua instalação em 4 ambientes distintos pode contribuir para o desenvolvimento de outras soluções particulares, onde por motivos técnicos não se pode buscar sistemas prontos no mercado. O presente trabalho visa narrar a experiência vivida por uma software-house, mencionando as características das ferramentas utilizadas, evolução dos trabalhos, receptividade dos bibliotecários e dos administradores e perspectivas para o futuro.
  Incluído em: 28/06/2008
  A cada dia, torna-se quase que impossível para as bibliotecas, em especial bibliotecas universitárias, realizarem um atendimento aos seus usuários (principalmente pesquisadores e alunos de graduação) compatível com as necessidades informacionais que eles necessitam, se não houver além de bases de dados, Internet entre outras tecnologias da informação, um sistema de gerenciamento de bibliotecas, comumente chamado de softwares para automação de bibliotecas
  Incluído em: 12/03/2008
  As novas tecnologias permitem o acesso à informação de maneira rápida e impulsionam as unidades de informação a constantes buscas pela qualidade dos serviços oferecidos a seu usuário. Num cenário marcado por agilização dos meios de comunicação e usuários de informações mais exigentes, há a preocupação das bibliotecas em automatizar seus acervos. Para tanto, se utilizam de um processo que agi- liza a automação de bibliotecas, o de conversão retrospectiva– retrospective conversion- RECON. Realizamos levantamento bibliográfico em bases de dados, sites disponíveis na Internet, perió-dicos, publicações avulsas e trabalhos apresen- tados em eventos. Como resultado, procuramos desmistificar e mostrar a conversão retrospecti- va, apresentando uma amostragem do processo, as vantagens, as formas de funcionamento, enfocan- do um exemplo do processo de RECON.
  Incluído em: 23/06/2008
  Mostra que a conversão retrospectiva ainda é uma necessidade nacional e que através de meto-dologia apropriada consegue-se colocar os acer-vos de uma Biblioteca em meio magnético em rela-tivamente curto espaço de tempo.Considera que o serviço de conversão deve caminhar em paralelo com a automação da Biblioteca. Indica os diver-sos tipos de materiais que pode ser convertidos. Destaca a necessidade de usar fontes onde podem ser encontrados registros de boa qualidade. Enfatiza a importância de se adotar um formato padrão para o qual os registros devem ser con-vertidos. Indica alternativas e formas de execu-ção de serviços de conversão. Evidencia que a relação custobenefício é muito favorável para as bibliotecas.
  Incluído em: 27/06/2008
  Discute a questão do Acesso Livre1 ao conhecimento científico, abordando, de maneira sucinta, seus impactos na pesquisa. Discorre sobre algumas das principais questões relacionadas ao uso de tecnologias da informação na comunicação científica, com ênfase em questões recentes, como o auto-arquivamento de trabalhos científicos em repositórios (via verde) e os periódicos científicos eletrônicos de Acesso Livre (via dourada). Tais questões são focadas simultaneamente como uma reação dos pesquisadores ao modelo de negócios vigente nas editoras científicas comerciais e uma conscientização do grande aumento de impacto dos documentos disponibilizados em Acesso Livre. Acrescenta a essa discussão informação sobre as políticas institucionais necessárias à implementação plena do Acesso Livre. Trata das principais tecnologias que suportam o Acesso Livre, tais como sistemas de gestão de repositórios e de revistas científicas que obedecem às especificações OAI. Além disso, discute perspectivas futuras que deverão nortear as políticas, a tomada de decisões e as ações por parte das instituições acadêmicas e governamentais que garantam o Acesso Livre, particularmente nos países lusófonos.
  Incluído em: 16/06/2008
  Este documento contiene el siguiente sumado: 0. Introducción; 1. Documento, Documentación, Información; 2. Vuelve la documentación y uno de sus soportes: la Biblioteca; 3. Bases del funcionamiento de una Biblioteca; 4. Algunos tipos de indización; 5. Ciencias lingüísticas y gramática tradicional; 6. Tesauros; 7. Almacenamiento y recuperación de las fichas bibliográficas con datos de indización; 8. Difusión de la información; 9. Una ayuda a los informáticos para informatizar un CDI; 10. Conclusiones; 11. Referencias bibliográficas. Este documento es una llamada de atención, por la importancia del tema en Portugal, ya que muy poco se ha escrito sobre el mismo.
  Incluído em: 09/06/2008
  Apresenta modelo de biblioteca jurídica que sugere a potencialização do sistema de infor-mações, sem a necessidade de aumento físico considerável do acervo interno. Sua estrutura, apoiada na conexão com bancos e bases de dados, redes eletrônicas de comunicação e bibliotecas informatizadas situadas interna e externamente, permitirá acesso a um conjunto de fontes e acer-vos muito mais amplo e diversificado do que aquele que existe internamente na forma tradi-cional vindo completar esta estrutura.
  Incluído em: 29/05/2008
  Uma empresa especializada na área de Gestão de Documentos e Arquivo atuando desde 1985 em todo Brasil.
  Incluído em: 25/06/2007
  Software Livre e software fornecido com c´odigo fonte, e que pode ser livremente usado, modificado e redistribu´ýdo. Projetos de Software Livre s˜ao organizac¸ ˜oes virtuais formadas por indiv´ýduos que trabalham juntos no desenvolvimento de um software livre espec´ýfico. Estes indiv´ýduos trabalham geograficamente dispersos, utilizando ferramentas simples para coordenar e comunicar seu trabalho atrav´es da Internet. Este trabalho analisa esses projetos do ponto de vista de seu processo de software; em outras palavras, analisa as atividades que realizam para produzir, gerenciar e garantir a qualidade do seu software. Na parte inicial do trabalho ´e feita uma extensa revis˜ao bibliogr´afica, comentando os principais trabalhos na ´area, e s˜ao detalhadas as caracter´ýsticas principais dos projetos de software livre. O conte´udo principal deste trabalho resulta de dois anos de participac¸ ˜ao ativa na comunidade, e de um levantamento realizado atrav´es de question´ario, detalhando mais de quinhentos projetos diferentes. S˜ao apresentadas treze hip´oteses experimentais, e os resultados do question´ario s˜ao discutidos no contexto destas hip´oteses. Dos projetos avaliados nesse levantamento, algumas caracter´ýsticas comuns foram avaliadas. As equipes da grande maioria dos projetos s˜ao pequenas, tendo menos de cinco participantes. Al´em disso, existe uma distribuic¸ ˜ao equilibrada entre algumas formas de organizac¸ ˜ao descritas na literatura, incluindo o ‘ditador benevolente’ de Eric S. Raymond e o ‘comitˆe’ exemplificado pelo projeto Apache. Dentre um conjunto de dom´ýnios de aplicac¸ ˜ao determinados, os projetos de software livre se concentram nas ´areas de engenharia e desenvolvimento de software, redes e seguranc¸a, e aplicac¸ ˜oes multim´ýdia. Com relac¸ ˜ao `as atividades do processo de software, pode-se dizer que a maioria dos projetos tem requisitos fundamentalmente definidos pelos seus autores, e que a base de usu´arios de grande parte dos softwares ´e composta dos seus desenvolvedores e da comunidade de software livre. Uma parcela significativa dos projetos baseia-se em outros softwares pr´e-existentes, e em padr˜oes publicados previamente. Pouca ˆenfase ´e dada `a usabilidade, assim como `as atividades de garantia de qualidade convencionais. Surpreendentemente, tamb´em recebem pouca atenc¸ ˜ao as atividades de revis˜ao de c´odigo e teste sistematico. Entre as ferramentas que os projetos utilizam, se destacam as listas de discuss˜ao e os sistemas de controle de versao. Foi estabelecida uma correlac¸ ˜ao entre a dimens˜ao da equipe do projeto e as atividades de engenharia de software que realiza, mas n˜ao se confirmou um v´ýnculo entre estas atividades e a idade do projeto.
  Incluído em: 19/04/2008
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Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina - Brasil.

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