Categoria: Informatização de Unidades de Informação
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  A comunidade de software tem desenvolvido muitos estudos sobre as causas da “crise de software” e novos métodos, técnicas e ferramentas tem sido disponibilizados para ajudar a superá-la. Esse artigo descreve quais são as causas detectadas para a “crise de software” e faz uma análise sobre alguns modelos de melhoria e definição de processo que são a NBR ISO/IEC 12207 - Processos de Ciclo de Vida de Software, CMM - Modelos de Capacitação de Maturidade e as áreas chaves de gerência de projetos propostas no PMBOK.
  Incluído em: 16/05/2008
  A informatização de bibliotecas e similares (centros de informação e/ou documentação) depende de decisões sobre as tecnologias de informação e de comunicação (TICs) quanto a software operacional, software aplicativo, software gerenciador de banco de dados, equipamentos e rede de comunicação. E de decisões na área de Biblioteconomia quanto à criação e gestão dos dados bibliográficos que propiciam a prestação dos serviços, em especial quanto a funcionalidades do software aplicativo e aderência a padrões. Os padrões mais importantes são o AACR2, MARC/XML, norma ISO2709 e protocolo de comunicação z39.50. A aderência a estes padrões influi nos custos finais do projeto. O custo de construção da base de dados bibliográfica pode ser o elemento mais caro do projeto, com diminuição de custos com uso dos padrões e dos recursos informacionais disponibilizados gratuitamente na Internet. Quanto maior o acervo, mais expressiva é a economia conseguida com esta metodologia, sem prejuízo das diretrizes locais na construção da base. Em anexo é apresentada uma lista sintética exemplificativa da variedade de soluções disponíveis no Brasil, assim como um exemplo de lista básica de itens a observar em softwares integrados para gestão de bibliotecas.
  Incluído em: 12/03/2008
  Apresenta uma rápida visão histórica da introdução de computadores e da informática nos serviços das bibliotecas, especialmente as brasileiras. Analisa a contribuição das entidades de classe ACB – Associação Catarinense de Bibliotecários e CRB-14 – Conselho Regional de Biblioteconomia – 14a Região, na educação continuada do profissional bibliotecário no Estado de Santa Catarina, através da retrospectiva dos eventos e cursos promovidos nos últimos cinco anos (1997-2001), especialmente relacionados à questão das Novas Tecnologias e sua aplicação no dia-a-dia das funções biblioteconômicas.
  Incluído em: 04/04/2008
  Biblioteca de FIBExTrees - os componentes para o trabalho com bases de dados de InterBase/FireBird/Yaffil com dados de FIBPlus do uso alcançam componentes. A biblioteca contem componentes visíveis seguindo: 1. componente de TFIBExTreeView - de DBTreeView. Os nós da carga da árvore da base de dados após expandem pais. Sustentações: - modalidade de Simple/CheckBox/RadioGroup - diálogos internos de Locate/sort e menu interno de Popup para o general edite operações - nós filtrando para algum pai - costume que classifica nós em alguma ordem - imageindex fácil e stateindex substituindo - operação cheia de Drag&Drop em tree/treelist e entre trees/treelists - que usam os campos feitos sob encomenda adicionais - criador do metadata de Designtime na modalidade de CheckBox/RadioGroup, estados da verificação de lojas dos nós na tabela especial da verificação para nomes diffrent de estados da verificação (perfis da verificação). 2. componente de TFIBExTreeList - de DBListView. 3. componente de TFIBExTreeComboBox - de DBTreeComboBox.
  Incluído em: 25/06/2007
  Lista e descreve softwares para o trabalho do bibliotecário. Desenvolvido por R020 Bibliotecología y Ciencias de la Información. Aquí encontrará herramientas útiles y de las otras para el desarrollo de la tarea profesional. Estos recursos están disponibles también en el Directorio de recursos.
  Incluído em: 29/06/2008
  La preocupación por la calidad en los procesos de automatización de bibliotecas es un tema de creciente interés para los profesionales de la información. En este texto analizaremos la evaluación de la calidad en la automatización de bibliotecas en cuanto a tareas de catalogación de fondos bibliográficos, desde el punto de vista de una empresa especializada que, como Abana Sistemas de Información, cuenta con una amplia experiencia en este tipo de servicios.
  Incluído em: 24/06/2008
  Se estudia el mercado de los sistemas integrados de automatizaci�n de bibliotecas con sistemas operativos multiusuario en Espa�a. Se analizan diversos m�todos para evaluar la eficiencia en la recuperaci�n de informaci�n a trav�s de los cat�logos en l�nea de acceso publico, as� como los problemas relacionados con el dise�o de las interfaces de usuarios. Por ultimo, se analizan los diversos cat�logos en l�nea de acceso publico accesibles en Espa�a a trav�s de redes con protocolos TCP/IP
  Incluído em: 13/10/2007
  A metodologia proposta baseia-se em DEFINIR UM PARÂMETRO DE COMPARAÇÃO entre os diferentes produtos, os SABs a serem avaliados, o que é feito através do levantamento dos REQUISITOS FUNCIONAIS do SAB pretendido pela Biblioteca; e implementar um processo CONCORRENCIAL entre os fornecedores. A seguir estão as Etapas do processo de avaliação/seleção do SABs.
  Incluído em: 05/06/2008
  O artigo apresenta estratégias para a estruturação de um Website no desenvolvimento de uma biblioteca digital, através de softwares livres e proprietários, utilizando-se do conteúdo existente em catálogos bibliográficos de instituições, bem como aponta as implementações e métodos oferecidos por estes softwares e os efeitos de sua utilização no fluxo informacional em instituições de ensino.
  Incluído em: 15/04/2007
  La biblioteca está especializada en la historia de las luchas sociales -desde el movimiento obrero a la okupación- y en el análisis crítico de la realidad que nos rodea. Cuenta con un fondo de más de dos mil títulos, estructurado en tres grandes secciones -pensamiento, historia y literatura- y diversas temáticas -filosofía, género, pedagogía...-. La biblioteca pretende contribuir al desarrollo del pensamiento crítico y la acción social.
  Incluído em: 11/06/2007
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JOHUHA é um diretório sobre temas relacionados com Ciência da Informação e Biblioteconomia.

Criado pelo Prof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera. e-mail: godoy@cin.ufsc.br

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina - Brasil.

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