Categoria: Informatização de Unidades de Informação
Sub-categorias
Ambientes Virtuais de Aprendizagem Avaliação de Sistemas de Informatização de UI
Conversão Retrospectiva Estudos de Usuários
Gestão da Informação Gestão de documentos
Gestão de Tecnologias de Informação Intranet
Migração de Dados OPAC
Padrões de Interoperabilidade
XML ...
Preservação Digital
Relato de Experiência
Implantação de Software ...
Serviços de Referencia Digital
Sistemas de arquivos Software para Unidades de Informação
Empresas de Software, Software Comercial, Software Livre ...
Tecnologias de Auto-Atendimento
RFID ...
 
199 Site(s) nesta categoria           41 a 50 de 199

  Apresenta uma instrução histórica do processo de modernização da Divisão Biblioteca Central do ITA/CTA e discute o impacto da inovação tecnológica especificamente na Seção de Processos Técnicos. Mostra que quando o sistema applicatory (software) for substituído ao longo dos anos, o processo da indexação, que é a fonte de dados para o processo applicatory, continuará a ser feito pelo homem. Revela o impacto da tecnologia nos processos e mostra que não existe tecnologia desenvolvida capaz de substituir determinados processos, tais como o trabalho da leitura e de fazer a transcrição para a base de dados do software. Ao longo dos anos, este ritmo diferente da modernização de processos complementares causou os gargalos, aumentando e acumulando cargas de serviços não processados. O objetivo principal desta pesquisa é avaliar os impactos de organização da adoção de novas tecnologias da informação. Este impacto é analisado estudando o processo de adaptação da organização, utilizando as fontes primárias, baseadas na entrevista e na pesquisa bibliográfica.
  Incluído em: 15/06/2008
  O artigo, baseado em estudo comparativo entre bibliotecas universitárias de alguns países em desenvolvimento (Brasil, África do Sul e Moçambique) discute o processo de informatização dessas bibliotecas a partir de um enfoque integrado, que inclui, além dos aspectos tecnológicos, os relacionados à gestão do processo, à organização do trabalho e à qualificação dos trabalhadores, tratando-os como igualmente relevantes. Embora represente uma análise parcial, os dados apontam para uma relação direta entre a adoção tecnológica nessas bibliotecas e o macro ambiente econômico, político e social em que estão inseridas. Fica também evidente que a adoção tecnológica é um processo endógeno à instituição e que cada fase deve ser acompanhada pelo correspondente aperfeiçoamento dos mecanismos administrativos, sob pena de involução, no caso, da unidade de informação como um todo,a despeito do uso da mais alta tecnologia.
  Incluído em: 30/04/2008
  O artigo, baseado em estudo comparativo entre bibliotecas universitárias de alguns países em desenvolvimento (Brasil, África do Sul e Moçambique) discute o processo de informatização dessas bibliotecas a partir de um enfoque integrado, que inclui, além dos aspectos tecnológicos, os relacionados à gestão do processo, à organização do trabalho e à qualificação dos trabalhadores, tratando-os como igualmente relevantes. Embora represente uma análise parcial, os dados apontam para uma relação direta entre a adoção tecnológica nessas bibliotecas e o macro ambiente econômico, político e social em que estão inseridas. Fica também evidente que a adoção tecnológica é um processo endógeno à instituição e que cada fase deve ser acompanhada pelo correspondente aperfeiçoamento dos mecanismos administrativos, sob pena de involução, no caso, da unidade de informação como um todo, a despeito do uso da mais alta tecnologia.
  Incluído em: 19/09/2007
  Pesquisa do tipo descritiva bibliográfica que analisa as comunicações orais sobre informatização – automação de bibliotecas apresentadas nos Seminários Nacionais de Bibliotecas Universitárias realizados nos anos de 2000, 2002 e 2004. Foram selecionadas 28 comunicações que apresentam no título, resumo e/ou como palavras-chave os termos informatização de bibliotecas e automação de bibliotecas,separadas por ano de publicação e analisadas conforme a temática, a autoria e as referências. Na análise temática constatou-se que a maioria das comunicações são relatos de experiências o que comprova o objetivo do SNBU como um foro de troca de experiências. A análise da autoria revela a preferência pela autoria múltipla, com uma média de 3,25 autores por comunicação. Pela análise das referências constatase que os autores das comunicações utilizaram 202 referências, obtendo-se uma média de 7,21 referências por comunicação, sendo o tipo de documento mais utilizado os livros e os artigos de periódicos, em sua maioria em português, com destaque para a Revista Ciência da Informação como a mais citada. Os resultados da análise das comunicações apresentadas nos SNBUs podem contribuir para uma melhor visualização do tema informatização-automação de bibliotecas universitárias brasileiras, nos últimos anos.
  Incluído em: 09/03/2008
  Analisa as comunicações orais sobre informatização – automação de bibliotecas apresentadas nos Seminários Nacionais de Bibliotecas Universitárias realizados nos anos de 2000, 2002 e 2004. Foram selecionadas 28 comunicações que apresentam no título, resumo e/ou como palavras-chave, os termos informatização de bibliotecas e automação de bibliotecas, separadas por ano de publicação e analisadas conforme a temática, a autoria e as referências. Na análise temática constatou-se que a maioria das comunicações são relatos de experiências, o que comprova o objetivo do SNBU como um foro de troca de experiências. A análise da autoria revela a preferência pela autoria múltipla, com uma média de 3,25 autores por comunicação. Pela análise das referências constata-se que os autores das comunicações utilizaram 202 referências, obtendo-se uma média de 7,21 referências por comunicação, sendo o tipo de documento mais utilizado os livros e os artigos de periódicos, em sua maioria em português, com destaque para a Revista Ciência da Informação como a mais citada. Os resultados da análise das comunicações apresentadas nos SNBUs podem contribuir para uma melhor visualização do tema informatização – automação de bibliotecas universitárias brasileiras, nos últimos anos.
  Incluído em: 08/05/2007
  O tema central do seminário é o recurso do computador e das tecnologias de informação para a biblioteca. A avaliação e discussão de como pode a informática e a Internet servir a biblioteca é o objectivo do seminário. Para o efeito, são distribuídos um conjunto de textos para leitura e introduzidos tópicos de discussão. Em complemento, recorre-se à World Wide Web para demonstrar com exemplos concretos, os pontos de discussão em sala de aula.
  Incluído em: 29/06/2008
  As Bibliotecas da Feevale utilizam, desde 1999, o Software Pergamum, desenvolvido pela PUC/PR e utilizado por diversas bibliotecas brasileiras, principalmente universitárias. A partir deste software, a biblioteca gerencia todos os seus processos: aquisição, cadastro, circulação de materiais, consultas ao acervo, relatórios e serviços. O Pergamum também disponibiliza ao usuário uma série de serviços via acesso remoto pela Internet: consultas, acesso a documentos eletrônicos, renovações, reservas, histórico de empréstimos, sugestões de aquisição, entre outros. Na seqüência, segue detalhamento de algumas funcionalidades do software.
  Incluído em: 29/06/2008
  O presente trabalho tem por objetivo apresentar e analisar a experiência de Belo Horizonte com a incorporação de tecnologias baseadas na microinformática na rede de atendimentos básicos dos serviços de saúde. O foco de análise está na metodologia adotada nos processos de elaboração, desenvolvimento e implementação do Sistema Saúde em Rede. Por ser uma metodologia centrada no usuário da informação e no fomento do aprendizado sobre os ciclos organizacionais, contribuiu significativamente para a bem sucedida incorporação de tecnologia, possibilitando a revisão e aperfeiçoamento de processos e fluxos assistenciais e gerenciais, desencadeados pelas reflexões necessárias ao desenvolvimento do sistema. Essas mudanças também impactaram de forma muito satisfatória na implantação do Programa de Saúde da Família, que ocorreu concomitantemente ao processo de desenvolvimento do prontuário eletrônico. Por fim, essa análise corrobora a concepção que o prontuário eletrônico é mais que um recurso tecnológico, é algo que implica em mudanças importantes nos processos assistenciais e gerenciais.
  Incluído em: 16/05/2008
  A informatização das Bibliotecas Universitarias tem sido tema de diversas pesquisas. Esta pesquisa apresenta o cenário da informatização das Bibliotecas Universitárias em Santa Catarina.
  Incluído em: 11/03/2008
  A mudança do cenário nacional relacionada à informatização das Bibliotecas Universitárias tem sido tema de diversas pesquisas. Com relação específica às do Estado de Santa Catarina, nenhum estudo ainda foi realizado envolvendo todas elas (Federal, Estadual, Municipal e Particular). O resultado desta pesquisa apresenta o cenário da informatização delas no Estado de Santa Catarina. Identificou-se diversos aspectos relacionados ao tema central como: softwares utilizados; requisitos e funções básicas destes softwares; utilização de formatos padronizados; processo de conversão retrospectiva, necessidade de treinamento do pessoal da biblioteca e dos usuários para uso do software e os serviços e produtos oferecidos a partir da informatização.
  Incluído em: 29/06/2008
41 a 50 de 199 Mais >>

JOHUHA é um diretório sobre temas relacionados com Ciência da Informação e Biblioteconomia.

Criado pelo Prof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera. e-mail: godoy@cin.ufsc.br

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina - Brasil.

Localização dos visitantes do JOHUHA
Voltar Diretorio sobre Ciência da Informação e Biblioteconomia http://www.johuha.ufsc.br/ Copyright & 2006 Pof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera, Todos os Direitos Reservados.