Categoria: Informatização de Unidades de Informação
Sub-categorias
Ambientes Virtuais de Aprendizagem Avaliação de Sistemas de Informatização de UI
Conversão Retrospectiva Estudos de Usuários
Gestão da Informação Gestão de documentos
Gestão de Tecnologias de Informação Intranet
Migração de Dados OPAC
Padrões de Interoperabilidade
XML ...
Preservação Digital
Relato de Experiência
Implantação de Software ...
Serviços de Referencia Digital
Sistemas de arquivos Software para Unidades de Informação
Empresas de Software, Software Comercial, Software Livre ...
Tecnologias de Auto-Atendimento
RFID ...
 
199 Site(s) nesta categoria           31 a 40 de 199

  O Alexandria on line é um sistema de gerenciamento de acervos, desenvolvido para atender as necessidades de bibliotecas e centros de documentação de diversos tamanhos e diferentes finalidades. O Alexandria on line é multiplataforma e trabalha em conjunto com os mais importantes bancos de dados do mercado, mantendo organizado livros, documentos, imagens, mapas e tudo mais que necessite ser localizado. Totalmente modular, seus recursos integram e automatizam todas as funções básicas de uma biblioteca como: catalogação, pesquisa, reserva, empréstimo e aquisição.
  Incluído em: 24/04/2007
  Apresenta a iniciativa compartilhada para a criação de uma biblioteca digital da produção científica das instituições de ensino superior católicas, no Brasil, destacando os aspectos da cooperação, organização, infra-estrutura técnica e tecnológica e funcionamento operacional.
  Incluído em: 16/06/2008
  Relata a experiência de gestão de projetos para informatização da Biblioteca das Faculdades de Nutrição e Odontologia, da Universidade Federal Fluminense, desenvolvida durante e após a reforma do espaço físico, e aparelhamento. Mostra o comprometimento da equipe, com esses projetos, conseguida através de uma gestão participativa. Apresenta os novos serviços baseados no auto-atendimento, conseqüência dessas mudanças. Desses serviços destaca-se o levantamento bibliográfico, e a comutação bibliográfica, agora realizados pelos usuários/clientes, e o livre acesso às estantes, que permitiu o “browsing”. Conclui que esses serviços trouxeram maior autonomia ao usuário-cliente, e deram aos bibliotecários a oportunidade de agir como educadores, tutores, desenvolvendo o cunho humanista da profissão.
  Incluído em: 13/05/2007
  Analisa as comunicações orais sobre informatização – automação de bibliotecas apresentadas nos Seminários Nacionais de Bibliotecas Universitárias realizados nos anos de 2000,2002 e 2004. Foram selecionadas 28 comunicações que apresentam no título, resumo e/ou como palavras-chave, os termos informatização de bibliotecas e automação de bibliotecas, separadas por ano de publicação e analisadas conforme a temática, a autoria e as referências. Na análise temática constatou-se que a maioria das comunicações são relatos de experiências,o que comprova o objetivo do SNBU como um foro de troca de experiências. A análise da autoria revela a preferência pela autoria múltipla, com uma média de 3,25 autores por comunicação. Pela análise das referências constata-se que os autores das comunicações utilizaram 202 referências, obtendo-se uma média de 7,21 referências por comunicação, sendo o tipo de documento mais utilizado os livros e os artigos de periódicos, em sua maioria em português, com destaque para a Revista Ciência da Informação como a mais citada. Os resultados da análise das comunicações apresentadas nos SNBUs podem contribuir para uma melhor visualização do tema informatização – automação de bibliotecas universitárias brasileiras, nos últimos anos.
  Incluído em: 18/03/2008
  O NDC, é o órgão que coordena as bibliotecas e arquivos da UFF (Universidade Federal do Fluminense), oferece uma série de serviços à comunidade de alunos, professores e funcionários da Universidade. Veja como poderá usufruir melhor da infra-estrutura disponível, do acervo, das coleções especializadas, dos recursos eletrônicos, e da potencialidade de nosso corpo técnico em facilitar nas pesquisas e na localização de informações.
  Incluído em: 27/04/2008
  Aborda sobre motivação no campo organizacional, descrevendo sucintamente as teorias motivacionais mais conhecidas, dando ênfase a Teoria das Necessidades de Maslow e a Teoria dos Fatores Higiênicos e Motivacionais de Herzberg, pois as mesmas são voltadas para motivação no trabalho. Descreve os passos para motivar os recursos humanos em bibliotecas universitárias que são: comunicação eficiente, busca de soluções de problemas, reconhecimento e valorização da equipe, delegar responsabilidades e estimular as iniciativas. Apresenta o método proposto por Nicholson para motivar pessoas apáticas ou intransigentes.
  Incluído em: 07/06/2008
  Este artigo tem como finalidade descrever o processo de migração de dados do Sistema Científico Português para aPlataforma Lattes. Esses dados estavam distribuídos por dois organismos do Ministério da Ciência e Tecnologia, o Observatório das Ciências e Tecnologias (OCT) e a Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT). Este processo revestiu-se de alguma complexidade devido às múltiplas Bases de Dados existentes sobre as mesmas entidades do sistema científico nacional e com informação também ela diferente, uma vez que se destinavam a diferentes finalidades e cuja recolha tinha sido realizada em momentos diferentes. Por estas razões o mapeamento da informação numa Base de Dados única era uma tarefa de grande dificuldade atendendo ao reduzido tempo disponível para a sua concretização. Após a decisão de adesão de Portugal à Plataforma Lattes e à Rede SCienTI, ficou claro que o sistema teria que ser lançado com os curricula vitae mínimo de todos os investigadores portugueses registados no Ministério da Ciência e Tecnologia, razão pela qual o sucesso deste sistema era vital para a participação portuguesa na rede.
  Incluído em: 29/06/2008
  Comenta a aplicação das técnicas de marketing em bibliotecas, segundo a análise da definição de marketing de Kotler & Bloom. Considera o marketing um instrumento gerencial da biblioteca vista como um negócio. Enfatiza a importância do usuário como cliente consumidor de informação e a adequação da oferta dos produtos e serviços bibliotecários aos interesses e necessidades dos usuários. Recomenda a aplicação das técnicas de marketing nas bibliotecas brasileiras e enumera questões para os bibliotecários brasileiros efletirem a respeito. A automação das bibliotecas deverá trazer consigo a preocupação social,econômica, política, cultural que precisa ser discutida pelos bibliotecários.
  Incluído em: 19/03/2008
  Relato do desenvolvimento de um aplicativo criado no espaço interno da Biblioteca Professor Raffaello Berti da Escola de Arquitetura da UFMG (Universidade federal de Minas Gerais. Elaborado a partir do projeto de pesquisa entre o AIE – Ambiente Informatizado de Ensino – e o PMDVW – Pesquisa de Material Didático de Arquitetura Via Web. Utilizando o software Flash Macromedia como base.
  Incluído em: 24/03/2007
  Existem alguns conceitos emergentes que são estratégicos para profissionais que trabalham com o desenvolvimento de serviços de informação. O conceito de Inovação Disruptiva está intimamente relacionado com a qualidade da avaliação de sistemas para automação de bibliotecas, serviços de referência e disseminação da informação.
  Incluído em: 28/06/2008
31 a 40 de 199 Mais >>

JOHUHA é um diretório sobre temas relacionados com Ciência da Informação e Biblioteconomia.

Criado pelo Prof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera. e-mail: godoy@cin.ufsc.br

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina - Brasil.

Localização dos visitantes do JOHUHA
Voltar Diretorio sobre Ciência da Informação e Biblioteconomia http://www.johuha.ufsc.br/ Copyright & 2006 Pof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera, Todos os Direitos Reservados.