Categoria: Informatização de Unidades de Informação
Sub-categorias
Ambientes Virtuais de Aprendizagem Avaliação de Sistemas de Informatização de UI
Conversão Retrospectiva Estudos de Usuários
Gestão da Informação Gestão de documentos
Gestão de Tecnologias de Informação Intranet
Migração de Dados OPAC
Padrões de Interoperabilidade
XML ...
Preservação Digital
Relato de Experiência
Implantação de Software ...
Serviços de Referencia Digital
Sistemas de arquivos Software para Unidades de Informação
Empresas de Software, Software Comercial, Software Livre ...
Tecnologias de Auto-Atendimento
RFID ...
 
199 Site(s) nesta categoria           181 a 190 de 199

  Apresenta um dos primeiros processos de migração ocorrido entre os principais softwares pagos disponíveis atualmente no mercado brasileiro. Estão descritas as etapas da conversão do sistema Aleph para o sistema Pergamum, bem como as principais dificuldades enfrentadas e as soluções encontradas. O processo de transferência ora apresentado mostra-se um case que poderá servir como base para futuras conversões.
  Incluído em: 15/03/2010
  O presente artigo relata o processo de informatização da Rede de Unidades de Informação do SENAI/SC, com avaliação final do processo desenvolvida por meio de pesquisa quantitativa desenvolvida nas 18 Unidades de Informação que participaram do processo de informatização. Seu resultado permite uma avaliação do referido processo enfatizando a importância da capacitação do bibliotecário e os benefícios trazidos para a instituição após a implantação do novo software.
  Incluído em: 07/06/2012
  Foi mostrado o que é o ENADE, de que modo é realizado e alguns indicadores que evidenciam os hábitos de leitura dos estudantes de graduação, seus padrões de utilização de bibliotecas, sua opinião sobre a adequação dos acervos e sobre o funcionamento, horários e serviços oferecidos pelas bibliotecas. Foram apresentadas propostas para melhorar os resultados, como a participação da CBBU junto ao INEP, criação de grupos de trabalho para analisar os dados por região, instituição, etc.
  Incluído em: 28/05/2007
  Este artigo pretende apresentar um panorama geral do papel a ser desempenhado pelos bibliotecários, especialmente os que atuam em bibliotecas universitárias, em função das mudanças tecnológicas. Para tal, buscou-se fazer uma revisão nos fundamentos contextuais das atuações destes profissionais, face às perspectivas apresentadas em decorrência das mudanças ocorridas no âmbito da comunicação científica, especialmente das fontes de informação disponíveis.
  Incluído em: 29/04/2008
  O trabalho visa apresentar alguns procedimentos que podem caracterizar uma postura proativa em bibliotecas universitárias. Para tanto, apresenta aspectos do conceito de proatividade em um contexto onde o uso e a aplicação das tecnologias de informação (TI) constituem-se ferramentas essenciais para promover a inclusão social/digital no Brasil
  Incluído em: 24/06/2007
  El artículo presenta la historia de la automatización de las bibliotecas en Cataluña. Haciendo un repaso de las primeras bibliotecas automatizadas hasta la actualidad, se examinan también la evolución de las tendencias en este ámbito y como se han aplicado en el entorno catalán. Se exponen las características de los primeros pasos de la automatización y de los primeros programas in house creados en Cataluña a finales de los años 70, principios de los 80, se analiza la evolución hacia el usos de los sistemas llamados de llave en mano, y, finalmente, se explica como el Consorci de Biblioteques Universitàries de Catalunya (CBUC) ha realizado el concurso público para la compra de un sistema automatizado conjunto para las principales bibliotecas de Cataluña. Al mismo tiempo que se exponen las diferentes etapas por las que ha pasado la automatización de las bibliotecas en Cataluña, se mencionan los principales rasgos de cada momento desde el punto de vista de servicio y se relacionan estos con las fases de la informatización.
  Incluído em: 13/08/2008
  A Tecnologia da Informação influencia o trabalho intelectual e de pesquisa nas várias áreas do conhecimento. Nas bibliotecas a tecnologia é utilizada através dos Sistemas de Informação para armazenar, manipular, filtrar e gerar informação de forma rápida e eficaz. O presente trabalho pretende colaborar para o aprofundamento do conhecimento sobre algumas questões fundamentais no uso de Sistemas de Informação em bibliotecas. Busca compreender e identificar melhor os determinantes e barreiras de usabilidade, que leva a não interação usuário/sistema. O estudo foi conduzido a partir de um levantamento bibliográfico, comparando conceituações de pesquisadores da área, numa abordagem crítica. Como resultado destacamos que a biblioteca poderá ter seu espaço ampliado pela capacitação dos bibliotecários e usuários no manuseio dos Sistemas de Informação.O dinamismo do profissional bibliotecário seja como orientador no uso do Sistema de Informação, seja como executor da pesquisa, também é um minimizador das barreiras de usabilidade.
  Incluído em: 13/09/2008
  A página apresenta um programa de curso,com alguns itens, como: identificcação(forúm); ementa; objetivos; avaliação; programa e bibliografia.
  Incluído em: 16/04/2007
  O artigo estabelece uma discussão no âmbito dos softwares de gestão arquivística de documentos. Estudos anteriores revelam um considerável leque de produtos dessa categoria; contudo, o universo contemplado nessas análises é predominantemente de software proprietário. Diante disso, este estudo visa investigar a existência de softwares livres destinados à gestão de documentos, a fim de apresentar e discutir um modelo alternativo para essa situação de dependência econômica e tecnológica. Além disso, analisam-se os softwares livres sob a luz da teoria arquivística, considerando as características de tratamento documental preconizadas pela Arquivologia; isto é necessário para subsidiar o processo de avaliação do grau de viabilidade (inclusive características ergonômicas, tecnológicas e gerenciais) das ferramentas de software livre. Os resultados revelam, principalmente, um cenário onde se destacam iniciativas internacionais. Na esfera nacional, por outro lado, observam-se pouquíssimos projetos open source nesse domínio; contudo, parece haver uma tendência de crescimentode tais iniciativas no País.
  Incluído em: 21/08/2010
  Apresenta e analisa o desenvolvimento da literatura produzida ou veiculada em língua portuguesa, no período de 1972 a 2006, que aborda a introdução das tecnologias da informação no processo de produção e organização dos documentos arquivísticos. Percebe-se três momentos da literatura brasileira: o estágio embrionário das discussões sobre a inserção das novas tecnologias em arquivos; o período em que as preocupações deixam a temática computacional e partem para o questionamento dos impactos dessas tecnologias nos princípios arquivísticos tradicionalmente reconhecidos; e o momento caracterizado pela forte atuação e interlocução nacional com modelos, formatos e iniciativas internacionais.
  Incluído em: 13/06/2012
181 a 190 de 199 Mais >>

JOHUHA é um diretório sobre temas relacionados com Ciência da Informação e Biblioteconomia.

Criado pelo Prof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera. e-mail: godoy@cin.ufsc.br

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina - Brasil.

Localização dos visitantes do JOHUHA
Voltar Diretorio sobre Ciência da Informação e Biblioteconomia http://www.johuha.ufsc.br/ Copyright & 2006 Pof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera, Todos os Direitos Reservados.