Categoria: Informatização de Unidades de Informação
Sub-categorias
Ambientes Virtuais de Aprendizagem Avaliação de Sistemas de Informatização de UI
Conversão Retrospectiva Estudos de Usuários
Gestão da Informação Gestão de documentos
Gestão de Tecnologias de Informação Intranet
Migração de Dados OPAC
Padrões de Interoperabilidade
XML ...
Preservação Digital
Relato de Experiência
Implantação de Software ...
Serviços de Referencia Digital
Sistemas de arquivos Software para Unidades de Informação
Empresas de Software, Software Comercial, Software Livre ...
Tecnologias de Auto-Atendimento
RFID ...
 
199 Site(s) nesta categoria           171 a 180 de 199

  Estururas conceituais de conhecimento podem ser utilizadas em sistemas de informação, tanto para melhorar o desempenho da busca, como para apresentar uma interface fácil de ser manipulada pelo usuário. Dentre os modelos conceituais utilizados para modelar a estrutura do conhecimento, a ontologia tem atraído, recentemente, o interesse dos pesquisadores da ciência da informação, bem como da computação. Este trabalho discute a informação, sistemas de informação e a aplicação de ontologia em sistemas de informação computacionais.
  Incluído em: 12/08/2008
  OpenBiblio - Sistema automatizado de biblioteca escrito em PHP que contém OPAC, circulação, catalogando, e funcionalidade de administração de pessoal.
  Incluído em: 11/05/2007
  Partiendo de un análisis de los principales aspectos de la sociedad de la información como contexto social en el que las bibliotecas actuales redefinen su función social y sus servicios, se estudia el papel de la tecnología como agente de cambio en los servicios de información de las bibliotecas públicas. Antes de estudiar la automatización y las tecnologías en las bibliotecas, se realiza un estudio terminológico sobre la biblioteca actual en este sentido (biblioteca digital, biblioteca electrónica, biblioteca virtual y biblioteca híbrida). La biblioteca híbrida se toma como marco conceptual para el desarrollo del trabajo: el ámbito de los servicios de biblioteca en el contexto digital. Posteriormente se revisa la evolución del concepto y aplicación de la automatización de bibliotecas, centrándose en la descripción de las aplicaciones de gestión integral de bibliotecas (SIGB). Se elabora un esquema común que responde al modelo clásico de automatización de bibliotecas, y de él se estudian con más detalle los elementos pertenecientes al sistema de información público, generalmente conocidos como Opac. Posteriormente se traza un panorama actual del mercado de la información y de aplicaciones para bibliotecas, atendiendo a las divergencias y desarrollos del modelo clásico. Se recoge información sobre los proyectos de bibliotecas digitales más significativos, y se ponen en relación con la gestión estratégica de las tecnologías en las bibliotecas. Se completa este apartado con el estudio de los dos contextos tecnológicos actuales que más inciden sobre las posibilidades y configuración de las aplicaciones de gestión bibliotecaria; por un lado la gestión documental corporativa (Groupware y Workflow) y por otro los portales y comunidades virtuales en internet. Antes de describir nuestra propuesta conceptual de SIGB, se estudia la arquitectura del sistema de información digital de la biblioteca, introduciendo el concepto de Biblioteca-Red, derivado del estudio de la biblioteca desde la óptica organizacional y de los factores del entorno que la moldean.
  Incluído em: 09/08/2008
  A reflexão apresentada tem como objectivos: caracterizar o novo cenário contextual da informação como poder, e inferir as respectivas consequências para a empresa cultural que é a biblioteca pública; ajuizar das diversas oportunidades e/ou perigos que as TIC podem significar para a biblioteca; perspectivar um cenário final desejável de osmose biblioteca formal/TIC, tanto ao nível do conteúdo como ao nível da forma; avançar um exemplo ilustrativo através da exploração de um modelo de avaliação das fontes de informação disponíveis na Web. O percurso anunciado assenta na seguinte tese a defender: A biblioteca pública deve continuar a promover o acesso ao material impresso, mas, para além disso, deve proporcionar o acesso aos novos media, incluindo hardware e software e instruir e incentivar os utilizadores no uso crítico e criativo desses novos meios tecnológicos- encarados não apenas como instrumentos de acesso à informação, mas também como a substantivação da própria informação. A implementação tecnológica de sucesso tem de passar obrigatoriamente pela integração de mecanismos de renovação tecnológica constante, supervisadas por novas competências por parte do utilizador, visto a pano de fundo ser de mudança permanente e rápida.
  Incluído em: 11/11/2010
  Analisa as comunicações orais sobre informatização – automação de bibliotecas apresentadas nos Seminários Nacionais de Bibliotecas Universitárias realizados nos anos de 2000, 2002 e 2004. Foram selecionadas 28 comunicações que apresentam no título, resumo e/ou como palavras-chave, os termos informatização de bibliotecas e automação de bibliotecas, separadas por ano de publicação e analisadas conforme a temática, a autoria e as referências. Na análise temática constatou-se que a maioria das comunicações são relatos de experiências, o que comprova o objetivo do SNBU como um foro de troca de experiências. A análise da autoria revela a preferência pela autoria múltipla, com uma média de 3,25 autores por comunicação. Pela análise das referências constata-se que os autores das comunicações utilizaram 202 referências, obtendo-se uma média de 7,21 referências por comunicação, sendo o tipo de documento mais utilizado os livros e os artigos de periódicos, em sua maioria em português, com destaque para a Revista Ciência da Informação como a mais citada. Os resultados da análise das comunicações apresentadas nos SNBUs podem contribuir para uma melhor visualização do tema informatização – automação de bibliotecas universitárias brasileiras, nos últimos anos.
  Incluído em: 30/10/2007
  Este artigo se baseia na experiência da introdução da Informática em uma escola de São Paulo. Nesse enfoque, trabalharei a introdução da Informática como um processo e a importância da intervenção do coordenador de Informática na reconstrução da prática pedagógica do professor no uso da Informática na educação.
  Incluído em: 23/09/2012
  Num mundo em constante evolução e actualização de novas tecnologias, torna-se absolutamente necessário recorrer a diferentes inovações e transformações no que respeita ao melhoramento de infra-estruturas tecnológicas, ou seja, implementação de um sistema para uso simples e prático. Em relação à Biblioteca Municipal de Anadia, a maioria dos procedimentos são manuais o que não favorece a rentabilidade do trabalho interno, como também a desmotivação por parte do leitor em aceder a técnicas antiquadas. Pretendemos demonstrar a situação actual desta Biblioteca, bem como uma possível introdução de um Programa Informático face às necessidades comunicativas e de informação, de aprendizagem e pesquisa do seu universo de utilizadores.
  Incluído em: 25/11/2008
  Pesquisa do tipo descritiva bibliográfica que analisa as comunicações orais sobre informatização – automação de bibliotecas apresentadas nos Seminários Nacionais de Bibliotecas Universitárias realizados nos anos de 2000, 2002 e 2004.
  Incluído em: 18/04/2007
  Relato de experiência da prestação de serviços e atividades de leitura desenvolvidas na Biblioteca Domingos Garcia Filho do Colégio Estadual Manoel Vilaverde, em Inhumas – Goiás. Este relato faz um apanhado das estratégias para estímulo à leitura praticadas pela BDGF desde a sua reativação em 2001; ano em que o colégio foi contemplado com mais de 1300 livros pelo Programa de Bibliotecas das Escolas Estaduais do Estado de Goiás.
  Incluído em: 24/06/2007
  Projeto interdisciplinar de auxilio ao conhecimento em informatica por deficientes visuais e implantação de banco de dados compativel com sistema de leitura em voz alta, tornando acessivel aos deficientes visuais.
  Incluído em: 13/05/2008
171 a 180 de 199 Mais >>

JOHUHA é um diretório sobre temas relacionados com Ciência da Informação e Biblioteconomia.

Criado pelo Prof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera. e-mail: godoy@cin.ufsc.br

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina - Brasil.

Localização dos visitantes do JOHUHA
Voltar Diretorio sobre Ciência da Informação e Biblioteconomia http://www.johuha.ufsc.br/ Copyright & 2006 Pof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera, Todos os Direitos Reservados.