Categoria: Informatização de Unidades de Informação
Sub-categorias
Ambientes Virtuais de Aprendizagem Avaliação de Sistemas de Informatização de UI
Conversão Retrospectiva Estudos de Usuários
Gestão da Informação Gestão de documentos
Gestão de Tecnologias de Informação Intranet
Migração de Dados OPAC
Padrões de Interoperabilidade
XML ...
Preservação Digital
Relato de Experiência
Implantação de Software ...
Serviços de Referencia Digital
Sistemas de arquivos Software para Unidades de Informação
Empresas de Software, Software Comercial, Software Livre ...
Tecnologias de Auto-Atendimento
RFID ...
 
199 Site(s) nesta categoria           151 a 160 de 199

  O presente trabalho consiste em uma avaliação da produção científica em automação de bibliotecas nos últimos 7 anos. Através de um levantamento desta produção a partir da base de dados BIBLIOINFO, tente traçar um perfil desta produção a nível nacional. Os dados tabulados foram analisados com base nas seguintes variáveis: tipo de publicação, periódicos mais produtivos em automação de bibliotecas, ano de maior produção, tipo de autoria, sexo dos pesquisadores da área e temas mais abordados. Identifica, assim, a necessidade de uma abordagem mais científica do tema, pois grande parte da produção concentra-se em relatos de experiência, que pouco contribuem para o desenvolvimento da automação de bibliotecas no Brasil.
  Incluído em: 09/03/2008
  Automação dos serviços de bibliotecas e centros de documentação: os novos paradigmas da sociedade da informação - panorama internacional e a experiência brasileira. Aspectos práticos da automação de serviços e sistemas de informação. Diversos aspectos da recuperação da informação automatizada. Automação e as novas tecnologias de informação e comunicação (NTIC): importância, desenvolvimento, tipologia Softwares para automação de serviços e sistemas de informação: disponibilidade, qualidade e adequação. Bibliotecas Virtuais: eletrônicas, digitais, virtuais e em espaço virtual. Planejamento e gestão de unidades de informação automatizadas: aspectos financeiros, de recursos humanos, administrativos, técnicos e de serviços.
  Incluído em: 22/02/2007
  Atualmente as Bibliotecas estão com a Base de Dados de Monografias em fase de implementação. Planejamento estratégico das atividades das Bibliotecas. Programa de aquisição de periódicos e monografias ( nacionais e importados) Identificação e estudo das situações físicas e ambientais das Bibliotecas. Base de Dados da produção científica da FAENQUIL ( on-line e CD-ROM.)
  Incluído em: 18/06/2007
  As atividades logísticas sofreram grandes transformações no decorrer do século XX, evoluindo de um nível meramente operacional, passando por diferentes fases de integração, alcançando por fim, uma postura estratégica. Em sua última etapa, a Logística assumiu um enfoque mais gerencial, em meio ao qual se desenvolveu o conceito de Supply Chain Management. Tal evolução se deu em meio a importantes mudanças econômicas e sociais, as quais repercutiram na transição dos Sistemas de Produção. Os efeitos da globalização aceleraram em muito esse processo. A necessidade de flexibilidade decorrente desses efeitos impulsionou por sua vez, o desenvolvimento de sofisticadas tecnologias da informação. Nas últimas décadas, em virtude da valorização de princípios de mobilidade, observou-se uma forte tendência ao emprego de tecnologias de informação sem fio, em muitas atividades logísticas. O presente trabalho visa fazer um levantamento das principais tecnologias de transmissão de informações por rádio-freqüência, por meio das quais, pode se gerenciar o fluxo bidirecional de informações e materiais, de forma a promover maior grau de integração da cadeia logística. Uma atenção especial foi atribuída a uma mais recente tecnologia de captura de dados: o RFID (RadioFrequency Identification), por meio da qual se pode realizar operações de controle e localização de uma entidade, dentro de determinada área de abrangência. O RFID vem aos poucos conquistando mercado no quadro brasileiro, no controle de mercadorias em linha de montagem, e de acesso de veículos. Com base nos resultados de um estudo empírico realizado pelo autor, abrangendo empresas fornecedoras de produtos e serviços da rede sem fio operantes no Brasil, pôde-se analisar alguns impactos da cultura RFID no SCM.
  Incluído em: 31/05/2008
  Resenha do livro: ROWLEY, Jennifer. A biblioteca eletrônica. 2. ed. Brasília: Briquet de Lemos Livros, 2002. 399 p. ISBN: 85-85637-20-X.
  Incluído em: 02/11/2006
  Esse trabalho pretende demonstrar a mudança comportamental do bibliotecário durante o Século XX, desde o profissional considerado como "guardião de livros" no início do século até o moderno profissional da informação, voltado para o gerenciamento de unidades de informação e inserido nas novas tecnologias de informação.
  Incluído em: 01/05/2008
  Após rever-se os problemas surgidos quando os computadores foram pela primeira vez usados nos serviços técnicos de biblioteca, discute-se diversos aspectos relacionados com os efeitos sobre o pessoal. Especialmente relevante é o aparecimento do bibliotecário de sistemas, novas estruturas de pessoal, reciclagem, possibilidades de verificação e monitoração, e problemas de saúde advindos do uso de determinados equipamentos. Historia-se o desenvolvimento tecnológico, das estruturas principais (mainframes) até os microcomputadores, e avalia-se o efeito sobre os periféricos. Faz-se também referência ao impulso que a automação tem dado às atividades cooperativas e de normalização. Inclui-se referências.
  Incluído em: 23/09/2009
  Apresenta, com base no levantamento da literatura, um panorama do uso do MicrolSIS em Instituições brasileiras, com ênfase nas organizações situadas no Estado de Santa Catarina. Salienta os fatores que mais contribuíram para o desenvolvimento do processo de automação em serviços bibliotecários concernentes ao uso do MicrolSIS. Enfatiza ainda a importância de se adotarem formatos de intercâmbio bibliográfico para o desenvolvimento de bases de dados, com o objetivo de integrá-. Ias em sistemas de informação.
  Incluído em: 14/06/2010
  Apresenta, com base no levantamento da literatura, um panorama do uso do MicrolSIS em Instituições brasileiras, com ênfase nas organizações situadas no Estado de Santa Catarina. Salienta os fatores que mais contribuíram para o desenvolvimento do processo de automação em serviços bibliotecários concernentes ao uso do MicrolSIS. Enfatiza ainda a importância de se adotarem formatos de intercâmbio bibliográfico para o desenvolvimento de bases de dados, com o objetivo de integrá-las em sistemas de informação.
  Incluído em: 20/03/2011
  Partiendo de la metodología interdisciplinar de las Ciencias de la Documentacién y, por lo tanto, de la Catalogación como ciencia y técnica que ocupa el centro del proceso documental se abordan en este estudio, algunas de las tendencías que presenta hoy la catalogación automatizada, así como los puntos de la descripción bibliográfica que mas se cuestionan en la actualidad. Se destaca la realidad cada vez más frecuente en España de los numerosos centros informativos que ya han automatizado o están automatizando sus servícíos.
  Incluído em: 25/11/2008
151 a 160 de 199 Mais >>

JOHUHA é um diretório sobre temas relacionados com Ciência da Informação e Biblioteconomia.

Criado pelo Prof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera. e-mail: godoy@cin.ufsc.br

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina - Brasil.

Localização dos visitantes do JOHUHA
Voltar Diretorio sobre Ciência da Informação e Biblioteconomia http://www.johuha.ufsc.br/ Copyright & 2006 Pof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera, Todos os Direitos Reservados.