Categoria: Informatização de Unidades de Informação
Sub-categorias
Ambientes Virtuais de Aprendizagem Avaliação de Sistemas de Informatização de UI
Conversão Retrospectiva Estudos de Usuários
Gestão da Informação Gestão de documentos
Gestão de Tecnologias de Informação Intranet
Migração de Dados OPAC
Padrões de Interoperabilidade
XML ...
Preservação Digital
Relato de Experiência
Implantação de Software ...
Serviços de Referencia Digital
Sistemas de arquivos Software para Unidades de Informação
Empresas de Software, Software Comercial, Software Livre ...
Tecnologias de Auto-Atendimento
RFID ...
 
199 Site(s) nesta categoria           131 a 140 de 199

  O trabalho enfoca o processo de transição do sistema de automação nas bibliotecas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, iniciado em 1997, quando ficou evidenciada a necessidade de mudança, visando à ampliação e modernização do Sistema de Automação de Bibliotecas da UFRGS - SABi, desenvolvido pela Biblioteca Central e Centro de Processamento de Dados da mesma Universidade, em uso desde 1989. Aborda as etapas percorridas, desde a formação de um grupo para análise de softwares para automação de bibliotecas disponíveis no mercado, bem como o detalhamento de suas características e especificações técnicas, de modo a atender às exigências estabelecidas pela equipe do Sistema de Bibliotecas da UFRGS - SBU, sem acarretar prejuízos no que se refere aos recursos até então oferecidos pelo SABi. A partir da definição do software, foi designada uma comissão, com atribuições de planejar, coordenar e executar a migração da base de dados para o software Aleph. Enfatiza o preparo da base SABi para conversão, englobando a consistência no uso adequado dos campos e dos dados registrados, assim como o estudo e definição dos formatos a serem adotados para descrição dos vários tipos de materiais, tendo por base o formato USMARC. Destaca a necessidade de adoção de normas e padrões internacionais de intercâmbio, de fundamental importância para o compartilhamento de registros bibliográficos entre instituições, que se caracteriza como um ponto forte no processo de automação das bibliotecas da UFRGS.
  Incluído em: 14/02/2007
  Relata como que gradualmente foi concretizada a idéia de um sistema de bibliotecas provincial nas bibliotecas de Trento - Itália. A nova configuração geral dos serviços bibliotecários trentinos e o trabalho para a adequação das estruturas e a formação adequado do pessoal das áreas técnicas das bibliotecas. Esta iniciativa, também resultou na criação do Catálogo Bibliográfico Trentino e um Catálogo Provincial do Patrimônio Livreiro que já vinha sendo desenvolvido dede 1977. Em 1981 começou o serviço de catalogação do patrimônio bibliográfico de Trento que resultou em outros catálogos: Catálogo de bens históricos, catálogo artístico, catálogo de artes populares. O objetivo do Catálogo Bibliográfico de Trento é difundir o conhecimento e o estudo através da valorização e tutela do patrimônio livreiro provincial, reconhecer a importância das bibliotecas e com elas desenvolver um trabalho adequado e produtivo aliado à tecnologia Analisa os sistemas de automação mais adequados a sua necessidade e o resultado desse pesquisa é Dobis/Libis este programa possui características especiais, sua configuração responde de modo preciso ao principal objetivo da CBT por tratar-se de um instrumento lógico, também, por permitir que seja usado em várias bibliotecas. È um programa de pesquisa fácil e guiada (OPAC) destinada ao auto-atendimento do usuário. Utiliza o formato MARC , CDD, ISBD e RICA
  Incluído em: 22/02/2007
  Apresenta um breve perfil de Janet Doe (uma importante bibliotecária da Biblioteca da New York Academy of Medicine). 25 anos de automação da biblioteca médica são revistos a partir do ponto de vista do autor. Principais projetos tais como a SUNY Biomedical Communication Network e a Regional Online Catalog of the Greater Midwest Regional Medical Library Network são discutidos. Importantes personalidades da automação de bibliotecas médicas são consideradas, como são apresentados pela National Library of Medicine.
  Incluído em: 12/11/2006
  Recursos-chave e conteúdo relacionado a Automação de Biblioteca. O objetivo deste é fornecer a informação abrangente e objetiva relacionada ao campo da automação de biblioteca. Este site não tem nenhuma associação com qualquer companhia de automação de biblioteca. Se você está no processo de selecionar um sistema de automação de biblioteca, ou somente querer acompanhar desenvolvimentos no campo, a Library Technology Guides é o lugar para começar.
  Incluído em: 07/05/2007
  Base de dados bibliográfica, com citações e textos sobre automação de bibliotecas, além de dados de empresas de todo o mundo que desenvolvem e comercializam sistemas integrados para as mesmas. Indexa diversos periódicos da área de automação
  Incluído em: 02/02/2007
  This graphic shows the history of mergers and acquisitions in the library automation industry. (Created by Marshall Breeding) Estas demonstrações gráficas apresentam a história de fusões e aquisições na indústria de automação de biblioteca. (Criado por Marshall Breeding). http://staffweb.library.vanderbilt.edu/breeding)
  Incluído em: 03/05/2007
  Library find is an open source metasearch application developed by librarians for libraries, built with Ruby on Rails.Customizable user interface. Library find é uma aplicação de metabuscador para busca de informação aberta desenvolvido por bibliotecários para bibliotecas, construído com Ruby e Rails.Com interface customizável para usuários.
  Incluído em: 03/05/2007
  Constantes pesquisas estão sendo realizadas no Brasil acerca da informatização das bibliotecas universitárias e dos motivos que as levaram à informatização. Considerando-se a importância da informatização para as bibliotecas universitárias que buscam cada vez mais atender de forma rápida e eficiente as necessidades de informação de seus usuários fornecendo subsídios para o desenvolvimento das atividades fundamentais das universidades – pesquisa, ensino e extensão –, realizou-se pesquisa para conhecer a realidade que origina a informatização das bibliotecas universitárias da região sul do Brasil. Entretanto, ainda não foi realizada pesquisa que explorasse as razões da informatização das bibliotecas universitárias da região sul. O resultado dessa pesquisa apresenta a real necessidade que origina a informatização das bibliotecas universitárias do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Foram pesquisadas através de questionário as bibliotecas de Universidades reconhecidamente aprovadas pelo MEC.
  Incluído em: 25/11/2008
  Analisa as comunicações orais sobre informatização – automação de bibliotecas apresentadas nos Seminários Nacionais de Bibliotecas Universitárias realizados nos anos de 2000, 2002 e 2004. Foram selecionadas 28 comunicações que apresentam no título, resumo e/ou como palavras-chave, os termos informatização de bibliotecas e automação de bibliotecas, separadas por ano de publicação e analisadas conforme a temática, a autoria e as referências. Na análise temática constatou-se que a maioria das comunicações são relatos de experiências, o que comprova o objetivo do SNBU como um foro de troca de experiências. A análise da autoria revela a preferência pela autoria múltipla, com uma média de 3,25 autores por comunicação. Pela análise das referências constata-se que os autores das comunicações utilizaram 202 referências, obtendo-se uma média de 7,21 referências por comunicação, sendo o tipo de documento mais utilizado os livros e os artigos de periódicos, em sua maioria em português, com destaque para a Revista Ciência da Informação como a mais citada. Os resultados da análise das comunicações apresentadas nos SNBUs podem contribuir para uma melhor visualização do tema informatização – automação de bibliotecas universitárias brasileiras, nos últimos anos.
  Incluído em: 14/02/2007
  Em função do acelerado desenvolvimento tecnológico, do reconhecimento da informação como objeto de trabalho e de estudo da Biblioteconomia e da Documentação e do processo de "cientifização" destas áreas pela Ciência da Informação, faz-se necessário reorganizar o conhecimento. Sendo assim, a pesquisa centrou-se no tema da Informática Documentária, enquanto área que responde pela aplicação da Informática e das telecomunicações às diversas fases de produção, tratamento, armazenamento, recuperação e disseminação das informações documentárias.
  Incluído em: 20/11/2007
131 a 140 de 199 Mais >>

JOHUHA é um diretório sobre temas relacionados com Ciência da Informação e Biblioteconomia.

Criado pelo Prof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera. e-mail: godoy@cin.ufsc.br

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina - Brasil.

Localização dos visitantes do JOHUHA
Voltar Diretorio sobre Ciência da Informação e Biblioteconomia http://www.johuha.ufsc.br/ Copyright & 2006 Pof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera, Todos os Direitos Reservados.