Categoria: Informatização de Unidades de Informação
Sub-categorias
Ambientes Virtuais de Aprendizagem Avaliação de Sistemas de Informatização de UI
Conversão Retrospectiva Estudos de Usuários
Gestão da Informação Gestão de documentos
Gestão de Tecnologias de Informação Intranet
Migração de Dados OPAC
Padrões de Interoperabilidade
XML ...
Preservação Digital
Relato de Experiência
Implantação de Software ...
Serviços de Referencia Digital
Sistemas de arquivos Software para Unidades de Informação
Empresas de Software, Software Comercial, Software Livre ...
Tecnologias de Auto-Atendimento
RFID ...
 
199 Site(s) nesta categoria           111 a 120 de 199

  Este artigo destina-se a analisar condutas que lesionam ou que potencialmente podem lesionar os sistemas de computadores praticadas por meio das redes integradas de computadores. Por ser a maior dessas redes, a Internet será o exemplo mais recorrente ao longo do artigo. As estatísticas apresentadas sempre referir-se-ão à Internet, exceto em casos em que for citado, explicitamente, que se trata de uma rede interna ou de casos de acesso remoto, ou seja software e hardware.
  Incluído em: 16/05/2008
  Ensaio baseado na literatura e na reflexão dedu-tiva da autora, bibliotecária atual-mente professora da área de tratamento da informação e bibliometria, na Escola de Ciência da Informação da UFMG. O pressuposto básico do trabalho se ancora na afirmação de que o conceito se constitui no componente invariável do processo de organização de bibliotecas tradicionais e digitais. Sua fundamentação conceitual aborda: a) funda-mentos da teoria do conceito, sob a ótica da ciência da informação e suas relações com os metadados, ontologia e o processo de classi-ficação; b) peculiaridades e restriçõe inter-venientes no processo de organização e trata-mento da informação; c) e alguns fatores espe-cíficos inerentes à representação e recuperação de informações. O artigo ressalta potencialida-des, ainda pouco exploradas, dos recursos tecno-lógicos na criação de bibliotecas digitais e chama atenção para o fato de que as atuais ten-tativas de classificação automática de documen-tos repetem as experiências de muitas décadas, realizadas na área da ciência da informação, al-cançando-se resultados ainda bastante limita-dos. As reflexões empreendidas levam a que se conclua que, para superar o problema do regis-tro e análise conceituais, tornar-se-ía necessá-ria a criação de uma nova linguagem entendida por máquinas e seres humanos e que possibilitas-se igualmente a codificação de conceitos discur-sivos, gráficos e sonoros. O tratamento da web tal como vem sendo proposto por alguns sistemas de metadados, torna-se factível, caso este , se processe em nível da produção do documento pri-mário, na construção de hipertextos, ou seja, apriorísticamente. O tratamento a posteriori ao proceso de produção apresenta-se como um recur-so pouco exeqüível, devido a grande quantidade de objetos de diferentes tipos, expostos e dis-persos na web, a cada segundo e a impossibili-dade de execução pela máquina de processos in-terpretativos dos conceitos que compõem os obje-tos digitais.
  Incluído em: 12/06/2008
  Este artigo aborda o acesso à informação de um ponto de vista que relaciona a evolução da tecnologia aos procedimentos de tratamento da informação e à vontade de obter conhecimento. Inicia com alguns eventos na Antigüidade, no final da Idade Média/início da Idade Moderna e no século XIX. A seguir apresenta um panorama das bibliotecas tradicionais nos dias atuais e faz um contraponto com as bibliotecas digitais. Encerra com uma menção ao movimento internacional para os arquivos abertos e o acesso aberto à informação, trazendo alguns exemplos de benefícios.
  Incluído em: 16/06/2008
  A atividade de gestão constitui fator determinante no sucesso de uma unidade de informação. Evoluiu do conceito de chefia para amplo campo de conhecimento no qual se destacam técnicas e conceitos de liderança, motivação, controle, planejamento e marketing. Como por exemplo do novo pensamento, o artigo apresenta a atuação de um gestor no processo de organização de unidades de informação.
  Incluído em: 04/05/2008
  Este projeto apresenta o trabalho a ser realizado na Biblioteca de Extensão para Informações Jurídicas dos Serviços Compartilhados Regional Norte Nordeste dos Serviços Compartilhados da PETROBRAS, para implantação de uma biblioteca digital dos Serviços Jurídicos. Neste trabalho apresenta-se o objetivo geral, a estrutura do projeto, as ferramentas a serem utilizadas para a construção da biblioteca e os padrões que serão adotados. Como objetivo geral tem-se implantar, no prazo de doze meses, uma biblioteca digital da área jurídica que atenderá à demanda de um grupo de trabalho específico, por meio da utilização de recursos tecnológicos que viabilizem o melhor acesso possível à informação.
  Incluído em: 28/06/2008
  Este trabalho tem por finalidade dar uma contribuição à história e desenvolvimento de projetos relacionados ao Projeto Biblioteca Virtual em Saúde Pública/BVS-SP. A estrutura desse trabalho é constituída por um histórico, desenvolvimento e perspectivas da participação do Cedoc/Opas na BVS-SP.
  Incluído em: 27/10/2007
  A catalogação cooperativa e a conversão retrospectiva de dados desempenham papel preponderante no âmbito dos registros bibliográficos nas bibliotecas atuais. No entanto esta questão merece ser demonstrada no contexto da UNESP, para que se propõe analisar a cooperação do Banco de Dados Bibliográficos da UNESP – ATHENA com a Rede de catalogação cooperativa brasileira BIBLIODATA. Utiliza-se uma amostra de livros comprados pela Biblioteca da UNESP de Marília no ano de 2002 e inseridos no Banco ATHENA através da catalogação cooperativa e da conversão retrospectiva, identificando percentual de registros encontrados e importados do BIBLIODATA para verificar o índice de cooperação com esta rede. Os resultados obtidos e analisados revelam que: a) em 28% do material pesquisado já existia registro igual na base local, sendo preciso apenas incluir um novo item ; b) 32% foi localizado na UEP01 (catálogo coletivo do Banco ATHENA) ; c) 33% foi encontrado no BIBLIODATA ; d) 1% na LC (Library of Congress) e o restante dos livros (6%), as páginas de rosto foram encaminhadas para o Laboratório de Tecnologias Informacionais (LTI) para pesquisas na OCLC, sendo o material não localizado devolvido para unidade (Marília) para a catalogação original, finalizando o processo de pesquisa e inserção de registros na base. Tais aspectos permitem concluir que a maioria do material pesquisado (65%) foi incluída na base através da catalogação cooperativa, demonstrando a importância da adoção de formas cooperativas gerando rapidez na alimentação de um Banco de Dados Bibliográficos.
  Incluído em: 13/07/2007
  BitBiblio é um blog que da dicas de biblioteconomia e teconologias da área. Nesse post você encontra várias peerguntas que poderam ajudar a solucionar problemas do seu dia-a-dia e desenvolver idéias para revolucionar seu trabalho.
  Incluído em: 28/06/2008
  Site da compania EOS Internacional, que desenvolve softwares para automação de bibliotecas especializadas em diversos setores, incluindo o setor corporatico, legal, médico e governamental.
  Incluído em: 22/03/2008
  Descreve genericamente o desenvolvimento do sistema de automação utilizado pela Divisão de Informação e Documentação Científicas do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares de São Paulo, o Integrated Library System, sistema integrado das rotinas de uma biblioteca, que cobre desde os procedimentos de aquisição, passando pelos processos técnicos e terminando nos controles de circulação. Enumera e descreve as listas e catálogos emitidos pelo sistema. Ressalta os principais problemas enfrentados pela DIDC durante as fases de implantação e operacional e as soluções postas em prática. Comenta as metas e resultados alcançados, o estádio atual de desenvolvimento do sistema e a otimização já em curso, resultado dos procedimentos de avaliação ora sendo feitos pela DIDC.
  Incluído em: 04/04/2008
111 a 120 de 199 Mais >>

JOHUHA é um diretório sobre temas relacionados com Ciência da Informação e Biblioteconomia.

Criado pelo Prof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera. e-mail: godoy@cin.ufsc.br

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina - Brasil.

Localização dos visitantes do JOHUHA
Voltar Diretorio sobre Ciência da Informação e Biblioteconomia http://www.johuha.ufsc.br/ Copyright & 2006 Pof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera, Todos os Direitos Reservados.