Categoria: Recuperação da Informação
Sub-categorias
Aprendizado de Máquina
Categorização Automática ...
Avaliação de Sistemas de Recuperação da Informação
Bases de Dados Dicionários Online
Direitos Autorais Estratégias de Buscas
Filtragem de informação Indexação
Interfaces
Usabilidade ...
Metadados
Mineração de Dados Modelos de Recuperação da Informação
Algoritmos Genéticos, Lógica Fuzzy, Modelo Booleano ...
Organização de informações na web Recuperação Colaborativa
Recuperação de Informação Especializada Recuperação de Informação Multimídia
Recuperação de Informação Musical Representação Lógica
Sistemas de busca Web
Agentes Inteligentes, Análise de Link, Bibliotecas Digitais ...
Tarefas do Usuário
Browsing ...
Tesauro Web 2
Web Semântica
Ontologias ...
 
512 Site(s) nesta categoria           91 a 100 de 512

  O artigo explica o que é metadados, a sua importancia e seu papel.
  Incluído em: 17/06/2008
  Os sistemas de recuperação de informação apresentam uma complexidade indiscutível no processo de armazenamento e busca da informação, envolvendo uma série de aspectos interdependentes. Dentre estes, os seguintes fatores se destacam: a tecnologia eletrônica conduz os usuários ao acesso democrático à informação ampliando a busca de informação em bases de dados geograficamente distantes; o alcance da qualidade na informação recuperada requer o planejamento de estratégias de busca específicas para cada base de dados. Este artigo apresenta a proposta de um mecanismo de recuperação de informações em documentos acadêmicos da UNISC–Universidade de Santa Cruz do Sul. O mecanismo utiliza duas abordagens: quantitativa, baseado no princípio das listas invertidas, e qualitativo, baseado na recuperação de informação a partir de termos relacionados em um thesaurus acadêmico.
  Incluído em: 06/10/2007
  O artigo, baseado em estudo comparativo entre bibliotecas universitárias de alguns países em desenvolvimento (Brasil, África do Sul e Moçambique) discute o processo de informatização dessas bibliotecas a partir de um enfoque integrado, que inclui, além dos aspectos tecnológicos, os relacionados à gestão do processo, à organização do trabalho e à qualificação dos trabalhadores, tratando-os como igualmente relevantes. Embora represente uma análise parcial, os dados apontam para uma relação direta entre a adoção tecnológica nessas bibliotecas e o macro ambiente econômico, político e social em que estão inseridas. Fica também evidente que a adoção tecnológica é um processo endógeno à instituição e que cada fase deve ser acompanhada pelo correspondente aperfeiçoamento dos mecanismos administrativos, sob pena de involução, no caso, da unidade de informação como um todo, a despeito do uso da mais alta tecnologia.
  Incluído em: 01/06/2008
  Analisa as comunicações orais sobre informatização – automação de bibliotecas apresentadas nos Seminários Nacionais de Bibliotecas Universitárias realizados nos anos de 2000, 2002 e 2004. Foram selecionadas 28 comunicações que apresentam no título, resumo e/ou como palavras-chave, os termos informatização de bibliotecas e automação de bibliotecas, separadas por ano de publicação e analisadas conforme a temática, a autoria e as referências. Na análise temática constatou-se que a maioria das comunicações são relatos de experiências, o que comprova o objetivo do SNBU como um foro de troca de experiências. A análise da autoria revela a preferência pela autoria múltipla, com uma média de 3,25 autores por comunicação. Pela análise das referências constata-se que os autores das comunicações utilizaram 202 referências, obtendo-se uma média de 7,21 referências por comunicação, sendo o tipo de documento mais utilizado os livros e os artigos de periódicos, em sua maioria em português, com destaque para a Revista Ciência da Informação como a mais citada. Os resultados da análise das comunicações apresentadas nos SNBUs podem contribuir para uma melhor visualização do tema informatização – automação de bibliotecas universitárias brasileiras, nos últimos anos.
  Incluído em: 09/04/2007
  Como nós encontramos a informação na correta na WEB? Embora a informação na correta na WEB seja distribuída e descentralizada, o WWW pode ser visto como uma única, coleção virtual de documentos. Nessa consideração, as perguntas do fundamento e as aproximações da recuperação de informação tradicional (IR) pesquisas que são prováveis de ser relevantes na recuperação do documento da WEB.
  Incluído em: 23/04/2007
  This article will explain the author´s perspectives regarding automatic classification, file structures and search strategies.
  Incluído em: 10/07/2007
  The major change in the second edition of this book is the addition of a new chapter on probabilistic retrieval. This chapter has been included because I think this is one of the most interesting and active areas of research in information retrieval. There are still many problems to be solved so I hope that this particular chapter will be of some help to those who want to advance the state of knowledge in this area. All the other chapters have been updated by including some of the more recent work on the topics covered. In preparing this new edition I have benefited from discussions with Bruce Croft, David Harper, Stephen Robertson and Karen Sparck Jones. I am grateful to the University of Cambridge Computer Laboratory for providing me with the facilities for carrying out the work. Finally, I am indebted to the Royal Society for supporting me on their Scientific Information Research Fellowship.
  Incluído em: 15/06/2008
  Com a explosão do software livre, milhares de desenvolvedores de sistemas, de todas as partes do mundo, vêm se organizando em torno do desenvolvimento de um ambiente que centralize e facilite a troca de informações relacionadas à produção de softwares por esta comunidade. Este assunto vêm sendo estudado sob várias denominações como invenção coletiva, "gift economy", etc. No Brasil, embora a discussão sobre software livre venha ganhando vulto, iniciativas neste formato não têm alcançado proporções que possibilitem a participação, em massa, dos envolvidos. Este ensaio analisa, sob a perspectiva do fluxo de informação e criação do conhecimento, o modelo americano de sucesso de desenvolvimento destas comunidades, avaliando seu impacto no cenário nacional e propondo adequações à realidade brasileira.
  Incluído em: 13/10/2007
  O Cict - Centro de Informação Científica e Tecnológica, percebendo a mudança no ambiente das bibliotecas e da clientela crescente, e em busca de melhores resultados institucionais, focado no atendimento aos usuários, estabeleceu um projeto de pesquisa para desenvolver uma metodologia para indicadores do desempenho. Baseado na Norma ISO 11620 uma equipe de pesquisadores e bibliotecários tem trabalhado em uma série de indicadores para a finalidade de avaliação para todas as três bibliotecas do Cict. O artigo descreve o caminho trilhado até então neste projeto e aponta alguns resultados que tem dado forma a todo processo.
  Incluído em: 30/06/2007
  Busca observar os fatores que influem nas relações de colaboração científica de uma atividade de pesquisa multidisciplinar - a área de bioprospecção - como afinidades econômicas, culturais e geográficas. Apresenta e analisa indicadores bibliométricos de co-autoria que abrangem o período de 1986 a 2006, computados a partir de uma base bibliográfica internacional e multidisciplinar, o Science Citation Index.
  Incluído em: 08/05/2007
91 a 100 de 512 Mais >>

JOHUHA é um diretório sobre temas relacionados com Ciência da Informação e Biblioteconomia.

Criado pelo Prof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera. e-mail: godoy@cin.ufsc.br

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina - Brasil.

Localização dos visitantes do JOHUHA
Voltar Diretorio sobre Ciência da Informação e Biblioteconomia http://www.johuha.ufsc.br/ Copyright & 2006 Pof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera, Todos os Direitos Reservados.