Categoria: Recuperação de Informação Multimídia
 
40 Site(s) nesta categoria           1 a 10 de 40

  Sistemas de gerenciamento de banco de dados orientados a objetos têm sido adotados para ogerenciamento de aplicações multimídia, tornando possível implementar formas derecuperação que propiciem maior poder de expressão ao usuário desde que sejam previstosmetadados (informações sobre os dados armazenados) que auxiliem nesta tarefa,proporcionando ao usuário uma forma mais natural e poderosa para encontrar os objetos nobanco de objetos. Nesse contexto surgiu o projeto AMMO (Authoring and Manipulation ofMultimedia Objects), com o objetivo de prover um ambiente para suporte à autoria,armazenamento e manipulação de aplicações multimídia. O trabalho desenvolvido tem comoobjetivo implementar a criação automática de documentos XML para representação de dadosmultimídia obtidos como resultado de consultas ao Servidor de Objetos Multimídia (MmOS -Multimedia Objects Server) do ambiente AMMO, preservando as vantagens presentes nesseambiente, como possibilidade de busca por conteúdo, descrição semântica dos dadosmultimídia e alta reusabilidade, associando-as às vantagens de XML, como facilidade deintercâmbio, independência e flexibilidade na forma de apresentação e descrição semântica deconteúdo. São apresentados os conceitos de XML, o Projeto AMMO, a representação emXML dos dados multimídia com informações semânticas, a criação e o uso dos documentosXML dentro do Projeto AMMO e algumas formas possíveis de visualização dos dadosatravés do uso de Folhas de Estilo XSL.
  Incluído em: 07/02/2007
  Um processo de indexação automática de imagens, associado aos procedimentos modernos de manufatura, deve permitir a classificação de imagens obtidas de células de trabalho, e prover o armazenamento de informações relevantes ao processo produtivo. Como também, permitir a recuperação de imagens de um banco de dados, por meio de consultas baseadas em exemplos, que possam suprir requerimentos de sistemas robóticos. Ao contrário dos métodos baseados em reconhecimento de objetos onde busca-se um componente específico da imagem, esta proposta apresentada uma forma de codificar a interpretação visual de um cenário, ou de uma peça, para a indexação e recuperação da imagem. Este artigo apresenta a proposta de um método de indexação automática e uma aplicação protótipo, fundamentada no conceito de análise do comportamento apresentado em (Rudek, 99).
  Incluído em: 08/05/2008
  Este artigo está relacionado à aplicação de padrões recentes para a representação de conteúdos multimídia no contexto da telemedicina. O artigo apresenta um ambiente para a inclusão de anotações em vídeo, a visualização dos segmentos anotados e também, a consulta e a navegação em seu conteúdo indexadas pela lista de anotações realizadas. Neste trabalho, as anotações são definidas como comentários inseridos em regiões que são destacadas em um ou mais quadros do vídeo. Vale ressaltar que o MPEG-7 apenas define um padrão para descrição da estrutura de um conteúdo multimídia, mas não a forma como estas descrições são geradas. Este trabalho visa facilitar esta tarefa através do uso de uma ferramenta que permite a definição de anotações pessoais sobre o vídeo, as quais são codificadas em seguida em MPEG-7.
  Incluído em: 08/05/2008
  A preservação documental é atividade chave para a análise histórica e para a construção da identidade cultural. Entretanto essa tarefa enfrenta a dificuldade de classificar e armazenar enormes massas documentais, e o severo compromisso entre as dimensões conservação × acesso. A tecnologia digital oferece a possibilidade de romper esse compromisso, fornecendo aos usuários cópias de alta qualidade, ao mesmo tempo em que preserva os artefatos originais da manipulação desnecessária. Além disso, o uso de ferramentas de gestão documental e fluxo de trabalho permite multiplicar a produtividade de arquivistas e técnicos de conservação. Entretanto, os computadores não oferecem soluções simples para a preservação documental. A informação digital é mais sujeita à adulteração, vandalismo, e acidentes do a analógica; seus suportes são frágeis e perecíveis. Mais grave ainda: devido ao fato de os dados de computador dependerem de complexos sistemas cooperantes de hardware e software, a rápida obsolescência torna-se uma ameaça constante de perda de acesso aos acervos. Este trabalho explora os benefícios e desafios trazidos pela aplicação de sistemas de informação multimídia aos acervos de valor permanente. Não focalizamos apenas a disponibilização dos documentos, mas também o auxílio à preservação do acervo digital, a criação de instrumentos de pesquisa eletrônicos e convencionais e o suporte ao profissional da informação em suas tarefas de indexação, classificação e reformatação do acervo. Identificamos os requisitos e necessidades para sistemas de informação, sistemas de gestão documental, sistemas de controle do fluxo de trabalho e plataformas de representação e recuperação da informação que visem beneficiar o usuário e o profissional do universo arquivístico, explorando algumas soluções já disponíveis, tanto de modelos teóricos, quanto de sistemas já implementados e disponíveis. Por fim, propomos nosso modelo de sistema de gestão documental para acervos permanentes, e descrevemos sua atual implementação, aplicada especificamente ao acervo de fotografias do Arquivo Público Mineiro, instituição responsável pela guarda da documentação histórica produzida pela administração executiva de Minas Gerais, bem como aquela proveniente de arquivos privados de personalidades que estejam ligados à história político-administrativa do Estado.
  Incluído em: 08/10/2007
  O desenvolvimento de ferramentas para digitalização de conteúdos multimídia e as redes de comunicação com alta velocidade, tem propiciado meios para que um grande volume de conteúdos multimídia na forma de arquivos digitais de vídeo, áudio e imagens sejam produzidos e disponibilizados na rede Internet. Com o aumento de arquivos disponibilizados e a facilidade de acesso o problema que se apresenta é a dificuldade de identificar e gerenciar um volume cada vez maior desseconteúdo. Neste trabalho é apresentado de forma sucinta o padrão MPEG-7, suas diversas ferramentas para a descrição de conteúdos multimídia e o desenvolvimento de um sistema para indexação e recuperação de informações de arquivos de vídeo digital.
  Incluído em: 08/06/2008
  A facilidade de captura e codificação de imagens digitais tem produzido uma quantidade gigantesca de informação visual on-line. Como conseqüência, grandes desafios se apresentam na área de sistemas de informação multimídia, envolvendo o armazenamento, a indexação e a recuperação de informação visual em grandes arquivos. O NPDI tem desenvolvido pesquisa envolvendo a recuperação de informação visual em bases de imagens controladas ; recuperação de imagens através da Web e detecção de eventos em seqüências de imagens digitais.
  Incluído em: 14/03/2008
  Os sistemas de recuperação de imagens por conteúdo (CBIR -Content-based Image Retrieval) possuem a habilidade de retornar imagens utilizando como chave de busca outras imagens. Considerando uma imagem de consulta, o foco de um sistema CBIR é pesquisar no banco de dados as
  Incluído em: 13/05/2007
  A Internet atual é um enorme repositório de imagens. Obter uma imagem desejada diante dessa enorme quantidade de dados espalhados por milhões de sítios Web, pode se tornar uma tarefa cansativa ou até mesmo impraticável se não tivermos uma ferramenta para nos apoiar. Daí a grande importância de se desenvolver técnicas para recuperar essas imagens com eficiência, ou seja, recuperar a imagem mais próxima da desejada em uma busca suficientemente rápida. A recuperação de imagens é normalmente baseada em duas abordagens principais: recuperação baseada no conteúdo da imagem e recuperação baseada em informações textuais do documento Web.
  Incluído em: 13/05/2007
  Se muestran las características y peculiaridades del tratamiento de la documentación sonora en los sistemas de información documental de las empresas audiovisuales televisivas. Sistemas de Información Documental que está compuesto por las unidades de gestión y tratamiento de documentación audiovisuales,documentación otoperiodística, documentación escrita y documentación sonora. Esta últimaes un elemento a destacar en el engranaje documental de cualquier empresa televisiva. El control de la gestión de la información sonora es igualmente importante que la audiovisual con el fi n de aportar tanto música, efectos sonoros como cortes de voz cuando sea requerido por parte de los periodistas,sirviendo así de fórmula para la mejor presentación y optimización de los recursos televisivos. Se presentan una serie de pautas que sirven de guía para la implementación de la gestión documental de la documentación sonora en televisión, cuya gestión no es, necesariamente, idéntica a la realizada para otros medios como los medios de difusión radiofónicos.
  Incluído em: 11/05/2008
  Multimídia é o campo interessado na integração controlada por computador de textos, gráficos, imagens, vídeos, animações, sons e qualquer outro meio onde todo o tipo de informação pode ser representado, armazenado, transmitido e processado digitalmente.
  Incluído em: 28/05/2008
1 a 10 de 40 Mais >>

JOHUHA é um diretório sobre temas relacionados com Ciência da Informação e Biblioteconomia.

Criado pelo Prof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera. e-mail: godoy@cin.ufsc.br

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina - Brasil.

Localização dos visitantes do JOHUHA
Voltar Diretorio sobre Ciência da Informação e Biblioteconomia http://www.johuha.ufsc.br/ Copyright & 2006 Pof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera, Todos os Direitos Reservados.