Categoria: Recuperação de Informação Musical
 
19 Site(s) nesta categoria           1 a 10 de 19

  O Projeto TVoD, associado ao Núcleo de Documentação e Referência de Música Brasileira, tem como principal objetivo disponibilizar um rico acervo musical da TV Cultura em formato digital de alta qualidade para os usuários da rede Internet 2. Para tanto, está sendo elaborado e desenvolvido um site que permita o acesso a esse material. O desenvolvimento de um sistema de indexação utilizando MPEG-7 permitira o acesso a mídia desejada a partir da definição de uma de suas características como ritmo, padrão melódico, etc.
  Incluído em: 07/02/2007
  Neste trabalho, apresentamos a proposta de um sistema de biblioteca digital de obras musicais representativas da Música Popular Brasileira,indexadas em conformidade com uma hierarquia de ocorrências em graus crescentes de complexidade harmônica. Tal sistema poderá ser, posteriormente, utilizando como suporte à construção de sistemas tutores inteligentes em domínios específicos como História da Música, Harmonia, Análise Musical, etc.
  Incluído em: 06/12/2006
  A Recuperação da Informação da Música (RIM) é uma comunidade de pesquisa que cresceu recente-mente com a explosão do interesse em coleções em rede, custos decrescentes do armazenamento digital e daconexão banda-larga. Este fenômeno amplia a discussão sobre o papel da mediação na organização de conteúdosmusicais em ambientes digitais. As obras musicais formam a entidade fundamental para recuperação da informa-ção da música. Obras musicais constituem instanciações da criação abstrata e podem ser compreendidas comoentidades documentárias. O objetivo deste artigo é apresentar os resultados de pesquisa do mapeamento teórico-conceitual no campo da recuperação da informação da música (Music Information Retrieval) e apontar os desafi-os e demandas de investigações neste domínio do conhecimento para a ciência da informação, mais especifica-mente no contexto da representação, organização e classificação de conteúdos musicais na internet.Palavras-chave: recuperação da informação. música. obra musical. entidade documentária
  Incluído em: 15/05/2008
  Descreve a ação voluntária na organização do acervo da Orquestra Sinfônica de Santa Catarina – OSSCA, sob o aspecto do tratamento dado na organização e no processo de informatização. Relata a experiência adquirida na realização do trabalho ocorrido no arquivo musical. A metodologia envolve o trabalho de seleção, catalogação, indexação e implantação de uma base de dados desenvolvida no Winisis 1.5 da UNESCO para agilizar a recuperação das informações e incentivar o engajamento dos profissionais da área da informação em ações sociais.
  Incluído em: 26/11/2006
  O site Música do Mundo e a Rádio Web Música do Mundo são especializados em World Music e fusões de ritmos nativos originais como o jazz e o rock. A produção do programa mantém intercâmbio cultural com a Aliança Francesa, RFI Musique da França, BBC de Londres e mais de 80 sites especializados no gênero. disponibliza aos usuários busca por artista em índice alfabético crescente.
  Incluído em: 14/02/2007
  O artigo propõe um método de tratamento da informação musical nos sistemas automatizados, buscando aperfeiçoar ferramentas de comunicação. Aborda aspectos específicos como tombamento de anexos e casos especiais de fac-símiles. Parte de uma análise de diversas fontes de documentação musical [10], dentre as quais RISM - Repertório Internacional de Fontes Musicais, Library of Congress, CDMC-França, IRCAM, Biblioteca Nacional (Brasil) e Biblioteca da Escola de Música (UFMG-Brasil). Este método, desenvolvido em MARC 21 [3][4], atende aos padrões internacionais de dados - protocolo de comunicação Z39.50. Todos os campos relevantes à pesquisa musicológica foram incluídos [11] - datas (composição, copia, estréia), publicação, evento da estréia, duração, instrumentação detalhada, dedicatória - atendendo às necessidades dos usuários especializados. A visualização de excertos das partituras permite deduzir informações preciosas, irredutíveis a uma formulação verbal padronizada. O método criado [11] contempla, ainda, aspectos pedagógicos importantes (grau de dificuldade instrumental/vocal, tessitura, elementos musicais explorados na obra), possibilitando buscas para elaboração de repertório, programas de atividades de ensino e lazer. Esta iniciativa suscita efeitos multiplicadores como desenvolvimento e disponibilização de acervos; extensão a bancos de dados derivados, bibliotecas, fonotecas, e outros. As pesquisas e produtos desenvolvidos neste projeto culminaram na constituição da Biblioteca Digital Musical na Unicamp, sendo um projeto de caráter pioneiro no Brasil, tendo alcançado grande êxito devido a justa e perfeita colaboração entre músicos e bibliotecários.
  Incluído em: 06/02/2007
  Sistema semelhante ao Youtube, exclusivo para música.
  Incluído em: 21/04/2008
  O texto coloca passo a passo como pode ser feita a escolha dos equipamentos para, além de realizar o melhor negócio, manter o necessário equilíbrio entre os fatores que mais influenciam no resultado sônico: equipamento, sala de audição e interconexões. Aponta maneiras de recuperação da informação no meio musical.
  Incluído em: 06/10/2007
  A Academia Brasileira de Música é instituição cultural sem fins lucrativos composta de quarenta Acadêmicos, personalidades de destaque no meio musical brasileiro nas áreas da composição musical, da interpretação e da musicologia.
  Incluído em: 04/02/2007
  O presente projeto desenvolvido pelo CDMC-Unicamp em cooperação com a Biblioteca Central da Unicamp, tem como proposta digitalizar e disponibilizar, através da TAG 856 com URL dirigida à Biblioteca Digital da UNICAMP, excertos dos documentos (ou quando possível, os documentos integrais) do acervo de música brasileira da Universidade compreendendo 3.500 partituras de 300 compositores brasileiros do Centro de Documentação de Música Contemporânea (CDMC), dentre os quais as coleções integrais de Almeida Prado (SP), Estércio Marques Cunha (GO), Emilio Terraza (DF), Música Contemporânea Brasileira para Coros Infantis a cappella e partituras originais do acervo da Biblioteca do Instituto de Artes (IA), mais especificamente a coleção do acervo do compositor Villa-Lobos (facsímiles doados à Unicamp) e da compositora Dinorá de Carvalho, em continuidade a dois projetos em execução até agosto de 2004: “Atualização, catalogação e disponibilização do acervo de música contemporânea brasileira do CDMC”, financiado pela VITAE - 1 Apoio à Cultura, Educação e Promoção Social e “Restauração preventiva, arquivamento e catalogação de documentos musicais e consolidação do arquivo de música contemporânea brasileira do acervo do Centro de Documentação de Música Contemporânea (CDMC)”, financiado pelo programa ADAI (Apoio ao Desenvolvimento de Arquivos Ibero-americanos – Ministério da Cultura da Espanha) nos quais, entre outros, foi desenvolvido, desde 1997, um método de catalogação de documentação musical em formato MARC, com recursos de recuperação de informação adequados às reais necessidades dos músicos e pesquisadores em música.
  Incluído em: 02/02/2007
1 a 10 de 19 Mais >>

JOHUHA é um diretório sobre temas relacionados com Ciência da Informação e Biblioteconomia.

Criado pelo Prof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera. e-mail: godoy@cin.ufsc.br

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina - Brasil.

Localização dos visitantes do JOHUHA
Voltar Diretorio sobre Ciência da Informação e Biblioteconomia http://www.johuha.ufsc.br/ Copyright & 2006 Pof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera, Todos os Direitos Reservados.