Categoria: Recuperação Colaborativa
 
18 Site(s) nesta categoria           1 a 10 de 18

  Neste artigo é apresentado um sistema de recuperação de informação que permite a localização de competências técnicocientífica sobre bases de dados de domínio público de ciência e tecnologia, visando apoiar o atendimento das demandas do setor empresarial e a formação de redes de inovação. Esse sistema é suportado por uma arquitetura genérica para recuperação de dados de fontes semi-estruturadas e não-estruturadas, que introduz ao sistema de recuperação escalabilidade e flexibilidade para incorporação de novas fontes de dados. A solução propicia à comunidade científica e aos agentes dos setores empresariais uma maneira fácil de realizar buscas sobre competências e oportunidades. Possibilita ainda recursos de navegação sobre as fontes de dados a partir da extração automática de termos correlacionados aos termos de busca informados pelo usuário.
  Incluído em: 30/03/2008
  A computação peer-to-peer (P2P) tem promovido uma grande modificação nos padrões de uso da Internet nos últimos anos. Sua grande vantagem, em relação à computação cliente/servidor, é possibilitar a colaboração direta entre os usuários, sem depender de servidores administrados por terceiros. Redes P2P permitem que recursos computacionais sejam compartilhados pelos usuários da Internet, mesmo que as máquinas estejam escondidas atrás de firewalls e NATs. Na verdade, esse termo aparentemente inovador consiste na re-introdução de um modelo usado no início da Internet, que possui benefícios, mas também uma série de problemas. Este documento faz um levantamento das principais questões relacionadas à tecnologia P2P, utilizando como base as experiências vivenciadas pelo GT-P2P da RNP.
  Incluído em: 14/05/2008
  O artigo conceitual sobre Folksonomia
  Incluído em: 16/05/2008
  O tema abordado neste documento reúne conceitos relacionados à transmissão de informação, desenvolvimento e recuperação do conhecimento, principalmente de forma colaborativa, em sistemas de ensino à distância (EAD). O sistema de EAD utilizado para esse trabalho baseou-se na adoção da Internet como opção tecnológica e na oferta de um ambiente de aprendizagem que garantisse a seus usuários: autonomia do sujeito cognoscente, interatividade e colaboração.
  Incluído em: 28/06/2008
  Trata-se de um relato de investigação da metodologia de Educação a Distância da Unisul SC, com o objetivo de analisar mensagem na plataforma de ensino-aprendizagem colaborativo.
  Incluído em: 17/04/2008
  Os AVA - ambientes virtuais de aprendizagem pretendem criar situações de aprendizagem para alunos que se encontram afastados dos centros de ensino, de modo a proporcionar soluções adequadas para o processo de ensino/ aprendizagem. Esses ambientes fazem uso dos LMS – Learning management system (Administradores de sistemas de aprendizagem). Esse curso pretende implementar a utilização de um LMS (Moodle, Teleduc, e-Proinfo, etc.), para construir um AVA que propicie condições para aprendizagem significativa num curso universitário de Física on-line. Serão oferecidos ao aluno, de maneira integrada, mapas conceituais e animações interativas, na forma de OA - objetos digitais de aprendizagem. Por outro lado, os estudantes serão instados num momento posterior a construírem seus próprios mapas conceituais e suas próprias animações interativas. O curso será apoiado pelo livro texto adotado em na maioria dos cursos de exatas: Fundamentos de Física de Halliday, Resnick e Walker. Serão oferecidas “Notas de Aula” sobre os temas da disciplina, como uma ferramenta de apoio para o contato com o livro texto, que foi pensado para cursos presenciais. Essas “Notas” apresentam os temas de maneira coloquial, e enfatizando os conceitos físicos resolve inúmeros problemas do livro texto mencionado. Estamos propondo a interligação harmônica entre os diversos componentes abordados anteriormente. Serão discutidas diversas atividades colaborativas, a serem propostas para os alunos. O curso será dividido em tópicos que envolvem certa unidade conceitual, com seus problemas e questões específicas. O aluno deverá elaborar o seu mapa conceitual sobre cada tópico, e animações sobre problemas e questões pertinentes. Nessa construção de mapas e animações existirá espaço para diversos processos interativos tais como troca de e-mails, fórum e chat; e desse modo poderão ser discutidas as diversas atividades do curso.
  Incluído em: 17/04/2008
  Ciao foi fundada em junho de 1999 em Munique. A meta era de proporcionar aos consumidores um portal para o intercâmbio de informações sobre produtos e serviços, e, assim aumentar informações e na confluência de comércio electrónico num contexto de elevado crescimento. Ciao se tornou um dos e-commerce da primeira consumidor portais. No início de 2001/2002, os jovens utilizaram a Internet empresa Ciao consolidação em curso da Nova Economia como uma ocasião para se concentrar nos seus principais domínios de e-commerce e de uma pesquisa de mercado. Ciao ganhou uma forte empresa-mãe em abril de 2005 quando se tornou uma divisão da Internet os E.U. inquérito soluções companhia Greenfield Online Inc. Hoje, Ciao figura entre as líderes do mercado do comércio electrónico, graças à sua vasta gama de serviços. O portal oferece aos consumidores Ciao consumidor na Grã-Bretanha, França, Alemanha, Espanha, Itália, Países Baixos, Suécia e abrangente opções compras on-line em suas respectivas línguas nacionais. Na Ciao, os consumidores podem obter todas as informações que eles precisam fazer compras on-line a partir de uma fonte. Eles podem acessar mais de 5 milhões de consumidores-escrito análises de produtos que abrangem mais de 4 milhões de produtos, bem como a comparação das ofertas em linha e comerciantes, e informações sobre produtos fornecidos directamente pelos comerciantes. O portal do consumidor cerca de 20 categorias do produto cobrir todas as principais áreas de compras on-line. Ciao está em constante expansão e actualizar a sua gama de produtos e serviços para acompanhar as inovações e as exigências do mercado on-line. Com início em setembro de 2006, Ciao websites começaram a fornecer produtos vídeos para reforçar a sua escrita comentários sobre este artigo. Semelhante a uma vendedora de produtos da manifestação em uma loja, tais vídeos vividamente ilustrar um produto da vantagens e desvantagens, e também visualizar produto Ciao comparações entre todas as categorias. Em 1 de maio de 2007, Ciao GmbH realizado um grande passo em seus negócios através da separação legal e operacionalmente entidades independentes para a comparação e Internet Shopping inquérito soluções. Tal como entidades separadas de funcionamento, as equipas de gestão de cada empresa pode crescer e desenvolver os negócios de acordo com suas necessidades específicas e concentrar-se completamente sobre as oportunidades em cada um de seus respectivos mercados. Com dois diferentes estruturas de gestão, estas duas novas empresas a partir de agora pode concentrar ainda mais em suas respectivas áreas centrais (isto é, portais comparar preços e opiniões, e a enquete on-line mercado) e, dessa forma, ampliar a sua liderança nestes domínios.
  Incluído em: 18/09/2008
  Com o desenvolvimento de Sistemas de Realidade Virtual e Ambientes Virtuais Colaborativos (AVC) e com o baixo custo atual de plataformas gráficas, tornaram-se viáveis os Sistemas de Informações Geográficas tridimensionais (SIG-3D). O objetivo deste trabalho é o desenvolvimento de técnicas de armazenamento e recuperação de objetos tridimensionais (O3D) em AVC, para que possam ser feitas consultas num ambiente de SIG-3D. Para tal, faz-se uso de um SGBD Relacional-Objeto, utilizado para armazenar os O3D, que realiza uma busca dos que estão visíveis para o observador, à medida que ele se move. A busca é feita através de uma árvore de indexação, recuperando os O3D e possibilitando consultas sobre eles. Analisar-se-á o desempenho de diferentes estruturas de indexação e o emprego de um algoritmo que reduza a recuperação de O3D desnecessários.
  Incluído em: 27/05/2008
  Analisa o conceito de aprendizado autônomo e cooperativo a partir da elaboração de uma síntese sobre três teorias: a epistemologia genética de Jean Piaget, a sócio/biologia de Maturana e Varela e a pedagogia da libertação de Paulo Freire. Propõe um conjunto de pressupostos pedagógicos relativos ao aprendizado autônomo e cooperativo da telemática. Participa da implementação, descreve e avalia de forma exploratória uma experiência em telemática educativa e em educação à distância alternativa, o projeto hiperNet. Conclui que os pressupostos pedagógicos formulados determinaram a manifestação das condutas de aprendizado autônomo e das relações cooperativas. Realiza a análise ergonômica do atual protótipo do sistema hiperNet e constrói uma síntese metodológica adaptada e aprimorada sobre as propostas de Diaper e Barthet.
  Incluído em: 27/11/2008
  A importância, e o grau de adopção dos Sistemas Workflow nas organizações, têm vindo a aumentar progressivamente nos últimos anos, um pouco por todo o mundo. Apesar de já existirem alguns estudos no que concerne aos aspectos tecnológicos e computacionais sobre estes sistemas, são raros, ainda, os estudos sobre o seu impacto nas organizações. Também se desconhece o grau de utilização destes sistemas nas organizações portuguesas. A presente dissertação procura contribuir para o preenchimento destas lacunas. Para isso, procedeu-se, numa primeira fase, a uma sondagem que permitiu obter conhecimento sobre o grau de penetração de algumas Tecnologias de Informação, incluindo os sistemas Workflow, em algumas grandes empresas portuguesas. Numa segunda fase, e para estudar o impacto dos sistemas Workflow nas organizações, desenvolveu-se uma estrutura de análise que integrou os domínios onde as mudanças provocadas podem ser mais visíveis. Analisaramse, também, os factores organizacionais que influenciaram o uso desse sistema. Considera-se a organização como um sistema composto por subsistemas e onde as mudanças são resultado de um processo que ocorre ao longo de um dado período de tempo, fruto, não só dos factores organizacionais, mas também das relações de inter-influência que se estabelecem entre eles. A estrutura de análise foi aplicada junto de duas empresas, que constituíram os casos do estudo. A recolha de dados foi efectuada através de entrevista, observação e análise documental, ao que se seguiu uma análise qualitativa de conteúdo. A aplicação desta estrutura de análise revelou que os sistemas Workflow levam a alterações a nível da produtividade, com a redução de tempos globais e eliminação de papel; a nível da comunicação, colaboração e coordenação de tarefas, com a eliminação de barreiras temporais e geográficas, com a uniformização dos processos, a redução das incertezas e ambiguidade dos comportamentos dos utilizadores, entre outros; e a nível do conhecimento e da aprendizagem organizacional, devido à necessidade de se explicitarem informações, anteriormente detidas pelos utilizadores, proceder ao registo dos eventos, contribuindo, assim, para a constituição de parte da memória organizacional, para só citar as mais relevantes. Foi, também, possível observar a importância relativa dos vários factores organizacionais, nomeadamente dos estruturais, tecnológicos, políticos, humanos e culturais, na compreensão das alterações que possam resultar da implementação de um sistema Workflow.
  Incluído em: 06/08/2009
1 a 10 de 18 Mais >>

JOHUHA é um diretório sobre temas relacionados com Ciência da Informação e Biblioteconomia.

Criado pelo Prof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera. e-mail: godoy@cin.ufsc.br

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina - Brasil.

Localização dos visitantes do JOHUHA
Voltar Diretorio sobre Ciência da Informação e Biblioteconomia http://www.johuha.ufsc.br/ Copyright & 2006 Pof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera, Todos os Direitos Reservados.