Categoria: Recuperação da Informação
Sub-categorias
Aprendizado de Máquina
Categorização Automática ...
Avaliação de Sistemas de Recuperação da Informação
Bases de Dados Dicionários Online
Direitos Autorais Estratégias de Buscas
Filtragem de informação Indexação
Interfaces
Usabilidade ...
Metadados
Mineração de Dados Modelos de Recuperação da Informação
Algoritmos Genéticos, Lógica Fuzzy, Modelo Booleano ...
Organização de informações na web Recuperação Colaborativa
Recuperação de Informação Especializada Recuperação de Informação Multimídia
Recuperação de Informação Musical Representação Lógica
Sistemas de busca Web
Agentes Inteligentes, Análise de Link, Bibliotecas Digitais ...
Tarefas do Usuário
Browsing ...
Tesauro Web 2
Web Semântica
Ontologias ...
 
512 Site(s) nesta categoria           71 a 80 de 512

  No contexto atual, existe uma grande demanda para desenvolvimento de sistemas que trabalhem com recuperação e troca de infor-mação ou conhecimento. Para servir de suporte a esses sistemas, novos instrumentos para a orga-nização de conhecimento surgem a cada dia, sen-do que, recentemente, muitos deles têm sido denominado “ontologias”. Alguns pesquisadores consi-deram os tesauros como ontologias sim-ples,uma vez que uma ontologia complexa exige uma riqueza maior de relações do que as tradi-cionalmente apresentadas em um tesauros. Seriam tesauros e ontologias termos que denotam o mes-mo instrumento ou denotariam objetos dife-rentes e, portanto, seu uso indistinto seria inadequado? No segundo caso, estaria estabe-lecido um equívoco terminológico e as conse-qüências dessa confusão seriam a falta de enten-dimento sobre o que ca-racteriza cada uma das ferramentas. Este trabalho compreende de uma discussão da literatura sobre tesauros e onto-logias, com o objetivo de contribuir com escla-recimento terminológico e com o entendimento desses dois conceitos.
  Incluído em: 04/10/2007
  Entendida como uma organização, a biblioteca universitária pode ser percebida como um conjunto de partes que atuam de forma coordenada tendo em vista o atendimento a objetivos específicos. Essas partes podem ser agrupadas em três categorias básicas, ou seja, o capital, os recursos humanos e as informações. Reconhecendo o caráter indispensável da informação para o funcionamento de uma organização, este estudo buscou investigar o gerenciamento da informação na Biblioteca Central da Universidade do Estado da Bahia/UNEB, localizada em Salvador/Ba, levando em conta a cultura organizacional, o uso que as pessoas fazem da informação e as tecnologias usadas para administra-la. O sujeito deste estudo restringiuse à direção da biblioteca e, para a coleta de dados foram utilizados questionários e entrevistas aplicados no local de trabalho. Os dados, refletindo a expressão de um dado momento, revelam que o ambiente informacional da Biblioteca Central da UNEB sofre interferências que comprometem a aquisição, a compreensão, a disseminação e o uso da informação como matéria prima das decisões.
  Incluído em: 19/09/2007
  Tal como as máquinas de busca, o ciberespaço se apresenta como uma nova máquina semiótica, desencadeando novos agenciamentos de escrita e organização do conhecimento. O artigo discorre, brevemente, sobre os aspectos teóricos e práticos da organização do conhecimento no ciberespaço. Esse processo, realizado por meio da indexação e dos mecanismos de busca, comprova que não há uma sintaxe geral, bem como um sistema universal e dicotômico de classificação/catalogação do conhecimento, posto que o virtual opera a multiplicidade e a "desterritorialização" dos signos, tornando impossível um fechamento físico e semântico das obras.
  Incluído em: 19/04/2007
  As tecnologias da informação e comunicação determinaram profundas transformações no modo pelo qual transitam, no meio acadêmico, as publicações e outras modalidades de informações científicas. Com o desenvolvimento destas tecnologias, os veículos utilizados pelos pesquisadores para a realização de suas investigações passaram a ser bastante diversificados. O periódico publicado na forma impressa passou a compartilhar seu espaço com o periódico disponibilizado por via eletrônica. A grande quantidade de informações disponíveis trouxe dificuldades em sua recuperação, tanto para os pesquisadores quanto para os bibliotecários, suscitando dúvidas: Como aprimorar a interface disponibilizada ao usuário para a escolha da base de dados a ser consultada? Em qual base de dados pode ser encontrado o título do periódico desejado? Este título periódico é indexado em mais de uma base? Este periódico está disponível em texto completo ou somente através de seu resumo? Qual base de dados deve ser consultada sobre um tema específico? Bibliotecários de universidades norte-americanas propuseram soluções para estes problemas, visando facilitar e otimizar a busca destas informações e sua vinculação com a coleção descrita nos catálogos das bibliotecas. O presente trabalho propõe a aplicação da proposta norte-americana, em uma versão adaptada à realidade brasileira para os usuários das bibliotecas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mais especificamente, se oferece uma interface que pode integrar automática e simultaneamente a pesquisa do usuário para o sistema de bibliotecas da UFRGS, o conjunto de bases de dados e de periódicos do Portal Capes, e para as bases gratuitas disponíveis na Internet.
  Incluído em: 27/04/2008
  As tecnologias da informação e comunicação determinaram profundas transformações no modo pelo qual transitam, no meio acadêmico, as publicações e outras modalidades de informações científicas. Com o desenvolvimento destas tecnologias, os veículos utilizados pelos pesquisadores para a realização de suas investigações passaram a ser bastante diversificados.
  Incluído em: 23/09/2007
  Mudanças significativas dos conceitos e abordagens acerca da informação e da comunicação acontecem ao mesmo tempo em que muda a relação entre os usos da linguagem e as mediações tecnológicas desses usos – ainda que não seja de forma causal. O mesmo aconteceria com a reformulação dos dispositivos de informação pela crescente convergência entre as tecnologias culturais e de reprodução e as tecnologias digitais. Nesse contexto, dir-se-ia que, ao desativar constrangimentos físicos das ações de transferência de informação, colocam-se em relevo outros problemas e possibilidades de recuperação e busca de informação. Ocupa-se assim da comunicação de informação entre diferentes comunidades de interlocução, das quais a comunicação multi cultural seria um caso e, quiçá também, um paradigma, indagando-se acerca dos usos metafóricos da linguagem como novas categorias de entendimento e descrição das ações de informação.
  Incluído em: 21/04/2007
  Apresenta a importância das normas Arquivísticas e dos Metadados para a Preservação do Patrimônio Arquivístico Digital. Assim como a publicação da ‘Carta para a Preservação do Patrimônio Arquivístico Digital’ e a Resolução nº 20, de 16 de julho de 2004. Aborda ainda os padrões nacionais e internacionais de Metadados, atuais e em pesquisa, bem como o conceito de interoperabilidade.
  Incluído em: 13/05/2007
  Apresenta organização e classificação dos sistemas de informação e cultura revistas a partir de O Nome da rosa, livro e filme. Destaca a representação como abordagem conceitual. Amplia a noção de linguagem estabelecida para o Sistema de Recuperação da Informação (SRI) e propõe a identificação de várias linguagens como constituintes dos sistemas de informação e cultura. Essas linguagens, tomadas como instrumentos conceituais e operacionais, são utilizadas para a análise da obra em questão.
  Incluído em: 08/04/2007
  A MTG Softwares é uma empresa criada com o objetivo de desenvolver softwares eficientes, de fácil operação e baixo custo para o dia-a-dia empresarial. Moderna e prática, totalmente voltada para o público on-line, a MTG é uma empresa digital, com loja, atendimento, vendas, entrega e suporte exclusivamente digitais, com recursos de tecnologia da informação. O download do software é pela internet e tem suporte permanente por email. MTG atende de qualquer lugar do Brasil e do mundo com a mesma agilidade e eficiência. Basta fazer contato por email.
  Incluído em: 05/05/2008
  Biblioteca digital que contém sistema de busca por tipo de material, biblioteca, autor, título, assunto, termo livre e busca refinada. Disponibiliza links para outras bibliotecas digitais como do Ibict, UFRGS e PUCRS. Apresenta link para contato, objetivos, direitos autorais e outros.
  Incluído em: 30/09/2007
71 a 80 de 512 Mais >>

JOHUHA é um diretório sobre temas relacionados com Ciência da Informação e Biblioteconomia.

Criado pelo Prof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera. e-mail: godoy@cin.ufsc.br

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina - Brasil.

Localização dos visitantes do JOHUHA
Voltar Diretorio sobre Ciência da Informação e Biblioteconomia http://www.johuha.ufsc.br/ Copyright & 2006 Pof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera, Todos os Direitos Reservados.