Categoria: Recuperação da Informação
Sub-categorias
Aprendizado de Máquina
Categorização Automática ...
Avaliação de Sistemas de Recuperação da Informação
Bases de Dados Dicionários Online
Direitos Autorais Estratégias de Buscas
Filtragem de informação Indexação
Interfaces
Usabilidade ...
Metadados
Mineração de Dados Modelos de Recuperação da Informação
Algoritmos Genéticos, Lógica Fuzzy, Modelo Booleano ...
Organização de informações na web Recuperação Colaborativa
Recuperação de Informação Especializada Recuperação de Informação Multimídia
Recuperação de Informação Musical Representação Lógica
Sistemas de busca Web
Agentes Inteligentes, Análise de Link, Bibliotecas Digitais ...
Tarefas do Usuário
Browsing ...
Tesauro Web 2
Web Semântica
Ontologias ...
 
512 Site(s) nesta categoria           51 a 60 de 512

  Aquí encontrará herramientas útiles y de las otras para el desarrollo de la tarea profesional. Estos recursos están disponibles también en el Directorio de recursos.
  Incluído em: 18/05/2007
  O presente trabalho teve como foco principal à análise da literatura cinzenta enfatizando a utilização das informações de pesquisas reveladas por este acervo das universidades (ALFA e BETA) como elemento de suporte ao Projeto Político Pedagógico. Realiza-se assim uma pesquisa aplicando metodologia em que por meio de uma matriz de consistência, na qual simultaneamente os documentos analisados serão investigados sob dois (2) aspectos: O primeiro quanto ao conjunto de diretrizes metodológicas no desenvolvimento do trabalho científico, investigando a existência ou não dos elementos fundamentais como título, perguntas de partido (problemas), objetivos, justificativas e conclusões. O segundo aplicando a matriz da tipificação e que procura descobrir qual o tipo de pesquisa foi aplicada como: documento experimental, quase experimental, levantamento, pesquisa de campo, lista sem especificação, correlacional, estudo de caso. Neste caso o objetivo é somente de informar o tipo de pesquisa. A pesquisa permitiu levantar como os trabalhos científicos estão sendo produzidos no que diz respeito à preocupação com a metodologia utilizada. Como proposta apresenta-se a Matriz de Consistência II onde por meio de critérios qualitativos serão avaliadas as pesquisas nas universidades.
  Incluído em: 15/05/2007
  É um guia elaborado por um editor voluntário, com conhecimento da área de Biblioteconomia,que reúne uma seleção organizada de links, sites e informações relevantes relacionadas a área de Biblioteconomia.
  Incluído em: 12/10/2007
  A noção da importância de se manter um website na Internet já é antiga, porém de uma atualidade cada vez mais evidente. Por outro lado, é sabido que a competição entre as empresas é cada vez mais acirrada, fala-se na necessidade de gerir a inovação, a informação e até o conhecimento. O artigo descreve as ferramentas que constituem o projeto Indexa, desenvolvido na Escola de Ciência da Informação da UFMG. O objetivo do Projeto é a criação de uma gama de ferramentas que auxiliem pessoas ou entidades que disponibilizam informações na Web a tornar suas informações mais fáceis de serem encontradas.
  Incluído em: 21/05/2007
  É apresentada a proposta de dimensionamento do Projeto de Circulação Automatizada, em âmbito sistêmico do Sistema Integrado de Bibliotecas da USP – SIBi/USP, com as especificações e características principais dos modernos recursos que estarão disponíveis aos usuários. Desde a criação do SIBi/USP a automação das informações bibliográficas dos acervos das bibliotecas do Sistema foi o objeto principal de sua ação, consolidada com a criação do Banco de Dados Bibliográficos da USP – DEDALUS. Através de projeto elaborado para a modernização do Sistema, centrado na automação de acervos e serviços, criaram-se as condições necessárias à implantação da Rede de Serviços do SIBi/USP – SIBiNet, interligando as bibliotecas, nos diversos campi da Universidade, com economia de esforços, ampliação do universo bibliográfico e acesso aos serviços bibliotecários em suas várias vertentes. Dentre esses serviços destaca-se o controle de circulação que, até então efetivado localmente em cada biblioteca, será realizado de forma unificada, beneficiando diretamente a comunidade usuária.
  Incluído em: 01/10/2007
  So far in this book we have made very little use of probability theory in modelling any sub-system in IR. The reason for this is simply that the bulk of the work in IR is non-probabilistic, and it is only recently that some significant headway has been made with probabilistic methods[1,2,3]. The history of the use of probabilistic methods goes back as far as the early sixties but for some reason the early ideas never took hold. In this chapter I shall be describing methods of retrieval, i.e. searching and stopping rules, based on probabilistic considerations. In Chapter 2 I dealt with automatic indexing based on a probabilistic model of the distribution of word tokens within a document (text); here I will be concerned with the distribution of index terms over the set of documents making up a collection or file. I shall be relying heavily on the familiar assumption that the distribution of index terms throughout the collection, or within some subset of it, will tell us something about the likely relevance of any given document.
  Incluído em: 10/07/2007
  A implantação de sistemas e serviços de informação no Brasil, assim como as políticas públicas que orientam suas atividades, seguem trajetórias erráticas e descontínuas.
  Incluído em: 29/06/2008
  Síntese do desenvolvimento das pesquisas que estão sendo realizadas na área de representação/recuperação da informação, visando à elaboração de sistemas de conceitos. Apresenta questões que envolvem o conceito/termo e as relações entre conceitos. Maior ênfase é dada às abordagens que evidenciam os aspectos comuns entre a teoria da classificação facetada, a teoria do conceito e a teoria da terminologia, pois as três teorias estabelecem princípios que permitem a estruturação dos conceitos em um sistema de conceitos.
  Incluído em: 06/12/2006
  Pesquisas sobre o atual contexto social da gestão de pessoas no Brasil indicam uma importante fase de transição pela qual a área de RH passa atualmente, de uma atuação predominantemente operacional para modelos mais orgânicos de gestão de pessoas. Os autores pesquisados mostram que a aprendizagem organizacional é uma variável progressivamente defendida e valorizada pelos profissionais da área nos novos modelos de gestão que emergem no Brasil. Esta época de transição de modelos tem como característica a intensificação de paradoxos e contradições nas organizações, que adotam rapidamente o novo discurso, mas encontram dificuldades operacionais para implementação das novas formas organizacionais e sistemas próprios aos novos modelos. Mostraremos por meio de um estudo de caso como a organização estudada conseguiu evitar os efeitos do paradoxo discurso-prática gerencial. A organização consolidou o Modelo Político de Gestão de Pessoas, e como estas mudanças graduais permitiram aos funcionários da organização construir e consolidar as competências necessárias à implantação de um sistema de informação de auto-atendimento na gestão de pessoas, criou um ambiente propício à aprendizagem organizacional.
  Incluído em: 29/10/2007
  Partindo do princípio de que o homem sempre aspirou desenvolver meios que permitissem reunir e disponibilizar informações, esse artigo apresenta a área da Ciência da Informação – CI - a partir de objetivos e pontos de vista distintos, os quais vêm consolidando este campo científico. Nesta perspectiva, apresenta-se como objetivo deste trabalho o desenvolvimento de um estudo epistemológico acerca dos principais paradigmas identificados na literatura da área de CI, buscando identificar seus aportes teóricos a partir de uma perspectiva histórica. Assim, a partir de uma análise preliminar da literatura da área de Ciência da Informação, verifica-se que tal campo científico caracteriza-se pela existência de ao menos três paradigmas epistemológicos distintos, embora interrelacionados e complementares: físico, cognitivo e social. Baseado numa epistemologia fisicista, o paradigma físico é centrado em sistemas informatizados, onde o conceito de informação aproximase de um sentido estritamente técnico, cujas percepções e interpretações do usuário, no processo de recuperação da informação, não são consideradas. Em 1977, na Conferência de Copenhagen se assistiu o confronto entre as teorias racionalistas e sistêmicas em contraposição às abordagens psico-sociológicas centradas no usuário, a partir dessa década então, o foco principal passou para o usuário e seu conhecimento individual, dando origem assim ao Paradigma Cognitivo. O Paradigma Social, por sua vez, apresenta-se como uma abordagem sócio-cognitiva, onde a partir da realização de análise de domínios busca-se favorecer a “Gestão do Conhecimento”, levando-se em consideração o conhecimento compartilhado por uma comunidade ou grupo. Nesta perspectiva, observa-se que mesmo no âmbito da área de Ciência da Informação, o conceito de informação adquire particularidades específicas de acordo com o enfoque utilizado evidenciando a necessidade de estudos epistemológicos que favoreçam uma definição mais abstrata do conceito de informação utilizado na área em relação a utilização de tal termo em outras áreas do conhecimento.
  Incluído em: 08/04/2008
51 a 60 de 512 Mais >>

JOHUHA é um diretório sobre temas relacionados com Ciência da Informação e Biblioteconomia.

Criado pelo Prof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera. e-mail: godoy@cin.ufsc.br

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina - Brasil.

Localização dos visitantes do JOHUHA
Voltar Diretorio sobre Ciência da Informação e Biblioteconomia http://www.johuha.ufsc.br/ Copyright & 2006 Pof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera, Todos os Direitos Reservados.