Categoria: Recuperação da Informação
Sub-categorias
Aprendizado de Máquina
Categorização Automática ...
Avaliação de Sistemas de Recuperação da Informação
Bases de Dados Dicionários Online
Direitos Autorais Estratégias de Buscas
Filtragem de informação Indexação
Interfaces
Usabilidade ...
Metadados
Mineração de Dados Modelos de Recuperação da Informação
Algoritmos Genéticos, Lógica Fuzzy, Modelo Booleano ...
Organização de informações na web Recuperação Colaborativa
Recuperação de Informação Especializada Recuperação de Informação Multimídia
Recuperação de Informação Musical Representação Lógica
Sistemas de busca Web
Agentes Inteligentes, Análise de Link, Bibliotecas Digitais ...
Tarefas do Usuário
Browsing ...
Tesauro Web 2
Web Semântica
Ontologias ...
 
512 Site(s) nesta categoria           41 a 50 de 512

  Este artigo apresenta uma proposta de estruturação e recuperação flexível de elementos de experiência ou casos descritos no formato de texto. O domínio da aplicação é o atendimento pré-hospitalar de urgência-emergência, onde os profissionais de saúde envolvidos atendem as mais diversas ocorrências em um mesmo dia, como: acidentes de trânsito, ferimento por arma de fogo, queimaduras, afogamentos, entre outros, e realizam inúmeros procedimentos para cada situação. Neste contexto, um apoio tecnológico aos profissionais de saúde do atendimento pré-hospitalar auxiliando-os na recuperação, a partir de uma base de casos, dos procedimentos mais adequados a um atendimento às vítimas de uma ocorrência, é primordial como um mecanismo de memória auxiliar. Os testes de indexação e recuperação de casos limitaram-se,especificamente, aos conhecimentos da área de queimaduras. Entretanto, os mecanismos de indexação e recuperação são genéricos para casos descritos no formato de texto independente da área de conhecimento.
  Incluído em: 06/10/2007
  A Recuperação de Informação em Rede é uma área recente de investigação, definida com a intenção de repensar o campo já estabelecido da Recuperação da Informação (RI) no contexto do WWW e da crescente digitalização e acesso na Internet de fontes de informação das Bibliotecas convencionais. O principal objectivo é disponibilizar ao utilizador final um sistema de RI centralizado virtual, construindo programas que permitam seleccionar, de um largo número de fontes de informação, aquelas que são relevantes para uma determinada necessidade de informação do utilizador. Adicionalmente, deve ser devolvido ao utilizador um único conjunto ordenado de documentos pontuados. Para que a recuperação da informação em rede se torne uma verdadeira alternativa à recuperação de informação centralizada, é necessário encontrar soluções eficientes e eficazes para um conjunto de problemas bem definidos. O primeiro aspecto é a selecção das fontes relevantes para uma dada interrogação do utilizador -- o problema da selecção das Bases de Dados. Esta selecção é feita com base em resumos dos conteúdos das fontes (disponibilizados pelas próprias fontes ou construídos com base em interrogações com um único termo), e deve ser introduzida para substituir a simples difusão da interrogação, não escalável na presença dum grande número de fontes de informação. Como diferentes motores de busca podem ter linguagens de interrogação diferentes, a abordagem comum é usar um conjunto reduzido das funcionalidades comuns como linguagem de interrogação do sistema distribuído. Nesse contexto, a correspondência de interrogações é uma tarefa trivial. Uma abordagem mais eficiente, mas também mais complexa, é usar ao máximo a capacidade de cada motor. Neste último caso, o problema da correspondência da interrogação tem que ser resolvido. Outra questão pertinente é o problema da fusão dos resultados devolvidos por fontes potencialmente heterogéneas que usam modelos, heurísticas e algoritmos de pontuação diferentes. Este problema já se colocava na recuperação de informação tradicional quando se combinavam diferentes estratégias de recuperação de informação para melhorar a qualidade da resposta. Também é possível que os items de informação devolvidos por cada documento no conjunto de resposta variem de sistema para sistema, colocando-se o problema da correspondência da meta-informação. Como em qualquer aplicação distribuída, na recuperação distribuída de informação a replicação é usada para diminuir tempos de respostas e aumentar a fiabilidade e disponibilidade do sistema. Portanto, a transparência da replicação tem que ser assegurada ao nível de cada documento e de cada fonte. Dito por outras palavras, o problema da sobreposição tem que ser resolvido. O principal objectivo desta tese é o estudo da sobreposição na recuperação da informação em rede, principalmente no seu relacionamento com a selecção de base de dados e a fusão de resultados. Assim, são ...
  Incluído em: 10/04/2007
  A facilidade de captura e codificação de imagens digitais tem produzido uma quantidade gigantesca de informação visual on-line. Como conseqüência, grandes desafios se apresentam na área de sistemas de informação multimídia, envolvendo o armazenamento, a indexação e a recuperação de informação visual em grandes arquivos. O NPDI tem desenvolvido pesquisa envolvendo a recuperação de informação visual em bases de imagens controladas ; recuperação de imagens através da Web e detecção de eventos em seqüências de imagens digitais. Por outro lado, o NPDI tem apoiado CECOR/EBA/APM no desenvolvimento de sistemas de informação multimídia envolvendo, no caso do CECOR, uma base de informações sobre obras restauradas, seus materiais e técnicas, imagens geradas por métodos de análises, resultados de análises científicas, etc., e a base de informações/catalogação do acervo do pintor Guignard. Já no caso do APM, envolve o grande acervo de fotografias históricas do Estado de Minas Gerais, além de filmes, mapas, plantas, cartas, documentos, etc.
  Incluído em: 22/05/2007
  Atualmente a Internet tem proporcionado às pessoas muito mais acesso à informação do que elas tinham antes. Entretanto, muito desse potencial continua não sendo utilizado adequadamente devido à forma como esses recursos são disponibilizados. A comunicação através da linguagem natural seria o melhor mecanismo a ser utilizado também nesta moderna atividade: acesso de informação em meios digitais. A linguagem natural é intuitiva, rápida, fácil e não precisa de nenhum treinamento adicional especializado, pois já temos toda uma vida de treinamento na mesma. Na impossibilidade de usá-la nos meios digitais, o que pretendemos aqui é propor uma metodologia de busca que possa melhor recuperar informações não apenas baseado em palavras chave, como assim o faz muitos dos mecanismos automáticos de busca hoje existentes. O que propomos em nossa metodologia é que se leve em consideração a semântica subjacente à consulta feita pelo usuário. Além disso, em nossa metodologia, implementada em um procedimento algorítmico, visamos resgatar a informação de interesse do usuário através de aproximações sucessivas ao alvo pretendido. Esse modelo procura imitar o trabalho realizado por um bibliotecário de referência, quando mesmo inicialmente não sabendo a resposta à consulta do usuário ele, através de indagações feitas a este mesmo usuário, caminha progressivamente rumo ao alvo solução do problema expresso na consulta. Os experimentos realizados com um conjunto de documentos do site da revista on-line Datagramazero mostram a superioridade de nossa proposta quando comparada ao processo convencional de busca.
  Incluído em: 10/07/2007
  O modelo espaço-vetorial, ou simplesmente vetorial, foi desenvolvido por Gerard Salton, para utilização em um sistema de recuperação de informação chamado SMART. O funcionamento de um sistema de recuperação de informação baseado no modelo vetorial desenvolvido em linguagem C, bem como detalhadas as estruturas utilizadas e exposta a avaliação de respostas fornecidas pelo sistema
  Incluído em: 04/10/2007
  A guarda de documentos em arquivos facilita a busca de qualquer informação e que esta seja procedida com a maior rapidez possível. A ação de buscar e utilizar um documento ou conjunto de documentos arquivados denomina-se recuperação. As formas de recuperação de uma informação, contida nós documentos arquivados, é de grandíssima importância; pois quanto mais ágeis forem os recursos para localizar o documento tanto mais eficiente será considerado o sistema de recuperação adotado. Em decorrência da necessidade de localizar os documentos o mais breve possível, eles devem ser sistematicamente dispostos nos arquivos e de forma ordenadod, que permitam o uso de indicadores para facilitar a busca.
  Incluído em: 28/03/2008
  A Recuperação da Informação da Música (RIM) é uma comunidade de pesquisa que cresceu recentemente com a explosão do interesse em coleções em rede, custos decrescentes do armazenamento digital e da conexão banda-larga. Este fenômeno amplia a discussão sobre o papel da mediação na organização de conteúdos musicais em ambientes digitais. As obras musicais formam a entidade fundamental para recuperação da informação da música.Obras musicais constituem instanciações da criação abstrata e podem ser compreendidas como entidades documentárias. O objetivo deste artigo é apresentar os resultados de pesquisa do mapeamento teórico conceitual no campo da recuperação da informação da música (Music Information Retrieval) e apontar os desafios e demandas de investigações neste domínio do conhecimento para a ciência da informação, mais especificamente no contexto da representação, organização e classificação de conteúdos musicais na internet
  Incluído em: 26/03/2008
  mostra as várias formas de encotrar os melhores documentos que satisfaçam o usuário.
  Incluído em: 10/04/2007
  o artigo trata de abordagens sobre modelos recuperação de informação,bibliotecas digitais, banco de dados digitais, banco de dados textuais, realimentação de relevantes.
  Incluído em: 02/05/2007
  O uso dos mecanismos de busca de informação textual na Internet. Ferramentas de busca nacionais e internacionais para recuperação da informação em páginas de hipertexto na Worl Wide Web. Formulação da sintaxe de recuperação de informações durante a pesquisa realizada na Internet.
  Incluído em: 08/05/2007
41 a 50 de 512 Mais >>

JOHUHA é um diretório sobre temas relacionados com Ciência da Informação e Biblioteconomia.

Criado pelo Prof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera. e-mail: godoy@cin.ufsc.br

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina - Brasil.

Localização dos visitantes do JOHUHA
Voltar Diretorio sobre Ciência da Informação e Biblioteconomia http://www.johuha.ufsc.br/ Copyright & 2006 Pof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera, Todos os Direitos Reservados.