Categoria: Recuperação da Informação
Sub-categorias
Aprendizado de Máquina
Categorização Automática ...
Avaliação de Sistemas de Recuperação da Informação
Bases de Dados Dicionários Online
Direitos Autorais Estratégias de Buscas
Filtragem de informação Indexação
Interfaces
Usabilidade ...
Metadados
Mineração de Dados Modelos de Recuperação da Informação
Algoritmos Genéticos, Lógica Fuzzy, Modelo Booleano ...
Organização de informações na web Recuperação Colaborativa
Recuperação de Informação Especializada Recuperação de Informação Multimídia
Recuperação de Informação Musical Representação Lógica
Sistemas de busca Web
Agentes Inteligentes, Análise de Link, Bibliotecas Digitais ...
Tarefas do Usuário
Browsing ...
Tesauro Web 2
Web Semântica
Ontologias ...
 
512 Site(s) nesta categoria           281 a 290 de 512

  Este artigo discorre sobre os recursos que dispomos para recuperar informação na web - os sistemas de busca. Sugere formas para a obtenção de resultados mais precisos nas buscas, aborda as características dos sistemas de busca, as principais dificuldades, as limitações, os problemas relacionados à recupera-ção de informação na Internet, o processo de evolução de alguns sistemas de busca e as fontes sobre sistemas de busca. Relacionam também endereços de sí-tios para busca de documentos científicos, teses, dissertações e fonte de lite-ratura cinza.
  Incluído em: 19/05/2009
  O objetivo deste estudo foi analisar a qualidade do preenchimento dos campos relativos ao endereço e a possibilidade de recuperação de informação referente ao bairro de moradia de pacientes, a partir da base de dados AIH. Foram selecionadas as internações de pacientes com fratura de colo de fêmur (CID-90820) residentes no Município do Rio de Janeiro, realizadas em hospitais conveniados com o SUS desse município, em 1997. Das 998 internações, realizadas em 16 hospitais, 763 (76,5%) possuíam CEPs genéricos. Após o processamento, foram recuperados 648 (84,9%) registros com problemas de informação. Constatou-se um percentual excessivamente elevado de CEPs não aproveitáveis, a ponto de, sem um processamento adequado, inviabilizar a utilização dos dados para pesquisa ou planejamento relacionados ao perfil e cobertura dos atendimentos de internação, segundo área de residência. A falta de padronização do campo de endereço dificulta a construção de procedimentos automáticos de recuperação de informação, sendo necessária a utilização de algoritmos complexos para este fim, envolvendo até mesmo inteligência artificial.
  Incluído em: 22/11/2010
  Uma dasa maiores dificuldades encontradas na obtenção da informações relevantes é quanto a filtragem de informações. Nesse sentido é bom destacar que o profissional da informação pode ser considerado como o primeiro filtro do sistema. O uso de instrumentos de linguagem documentária se faz necessário e contribui de forma substancial para o sucesso do serviço oferecido. Esse trabalho defende a necessidade de um profissional da informação , na contribuição do gerenciamento de sistemas de recuperação da informação, e tem como foco, o uso de tesauros em bases de dados, analisando-os sobre dois aspectos: como uma ferramenta de trabalho do indexador e como um poderoso recurso facilitador para a busca de informações.
  Incluído em: 19/04/2011
  Este trabalho apresenta a proposta e discute o desenvolvimento de uma estrutura multitesauro para uso em aplicações de recuperação de informações. A estrutura multitesauro em questão foi inicialmente baseada no padrão ISO 2788, mas foi gradualmente assumindo sua própria forma, uma vez que esta representa características de diferentes tesauros e deve ser utilizada em tarefas de recuperação de informações. De modo a validar a utilidade desta estrutura na recuperação de informações, foi criado um método de expansão de consultas. O método proposto para expansão de consultas tem como principal característica utilizar diferentes pesos para as relações semânticas denidas na estrutura multitesauro.Este trabalho apresenta a criação da estrutura tesaural proposta, sua validação, aplicação na expansão de consultas e resultados obtidos para a recuperação de informações.
  Incluído em: 06/04/2011
  En este artículo se realiza una revisión de las medidas de evaluación que habitualmente se aplican a los sistemas de recuperación de la información siguiendo tanto el enfoque tradicional como aquel que evalúa la satisfacción de los usuarios, para los sistemas of line.
  Incluído em: 25/05/2009
  Um projeto de utilização do sistema operacional GNU/Linux de modo não traumático é apresentado. Através da utilização do KNOPPIX, um sistema operacional completo que roda inteiramente a partir do CD-ROM, sem a necessidade de instalação e com um excelente mecanismo de detecção de hardware, os alunos podem experimentar o GNU/Linux, interagir com a interface gráfica baseada no KDE, executar aplicativos, compilar programas, depurá-los e ainda podem manter o trabalho realizado através da criação de um diretório de usuário em uma mídia não volátil. A resposta obtida até o presente, indica que o projeto apresentado aos alunos terá bastante sucesso. Com a possibilidade de remasterização do CD do KNOPPIX para a inclusão/remoção de aplicativos, uma grande perspectiva se abre para o ensino de várias disciplinas, uma vez que, com a utilização apenas de software livre (GPL), muitas ferramentas podem ser disponibilizadas, desde bancos de dados SQL, servidores WEB, sistemas de desenvolvimento WEB, etc.
  Incluído em: 20/10/2010
  Todas as organizações em saúde geram um grande volume de documentos contendo informações sobre pacientes. Esses documentos são fontes de dados preciosos, que precisam ser trabalhados adequadamente para que possam gerar informações relevantes quando buscados.É por esse motivo que este trabalho foi feito, cuja proposta é de desenvolver um Sistema de Recuperação de Informação junto com um Banco de Dados Relacional para área hospitalar, com uma interface fácil e amigável, para ajudar a diminuir o tempo de busca por informações necessárias – tanto em documentos quanto em dados de pacientes – que sirvam de apoio aos médicos nas suas consultas e outros profissionais da área.
  Incluído em: 13/10/2009
  O estudo objetiva descrever as características dos docentes e identificar os canais e fontes utilizados, assim como os fatores que influenciam o padrão de comportamento na busca da informação para formação continuada. Utilizou-se como referencial teórico o modelo de busca de informação de Wilson, com enfoque nas necessidades cognitivas dos professores, de acordo com o modelo proposto por Imbernón. Os instrumentos de coleta de dados foram o questionário auto-administrado e a entrevista semi-estruturada. Os resultados mostram que as fontes mais usadas são os livros didáticos e paradidáticos, além de jornais. Concluiu-se que as novas tecnologias ainda não são usadas por professores de educação básica como um recurso cotidiano de apoio à formação continuada, e os canais de informação mais utilizados são os arquivos pessoais, arquivos dos colegas e a biblioteca escolar.
  Incluído em: 09/03/2009
  Software Livre ´e software fornecido com c´odigo fonte, e que pode ser livremente usado, modificado e redistribu´ıdo. Projetos de Software Livre s˜ao organizac¸ ˜oes virtuais formadas por indiv´ıduos que trabalham juntos no desenvolvimento de um software livre espec´ıfico. Estes indiv´ıduos trabalham geograficamente dispersos, utilizando ferramentas simples para coordenar e comunicar seu trabalho atrav´es da Internet. Este trabalho analisa esses projetos do ponto de vista de seu processo de software; em outras palavras, analisa as atividades que realizam para produzir, gerenciar e garantir a qualidade do seu software. Na parte inicial do trabalho ´e feita uma extensa revis˜ao bibliogr´afica, comentando os principais trabalhos na ´area, e s˜ao detalhadas as caracter´ısticas principais dos projetos de software livre. O conte´udo principal deste trabalho resulta de dois anos de participac¸ ˜ao ativa na comunidade, e de um levantamento realizado atrav´es de question´ario, detalhando mais de quinhentos projetos diferentes. S˜ao apresentadas treze hip´oteses experimentais, e os resultados do question´ario s˜ao discutidos no contexto destas hip´oteses. Dos projetos avaliados nesse levantamento, algumas caracter´ısticas comuns foram avaliadas. As equipes da grande maioria dos projetos s˜ao pequenas, tendo menos de cinco participantes. Al´em disso, existe uma distribuic¸ ˜ao equilibrada entre algumas formas de organizac¸ ˜ao descritas na literatura, incluindo o ‘ditador benevolente’ de Eric S. Raymond e o ‘comitˆe’ exemplificado pelo projeto Apache. Dentre um conjunto de dom´ınios de aplicac¸ ˜ao determinados, os projetos de software livre se concentram nas ´areas de engenharia e desenvolvimento de software, redes e seguranc¸a, e aplicac¸ ˜oes multim´ıdia. Com relac¸ ˜ao `as atividades do processo de software, pode-se dizer que a maioria dos projetos tem requisitos fundamentalmente definidos pelos seus autores, e que a base de usu´arios de grande parte dos softwares ´e composta dos seus desenvolvedores e da comunidade de software livre. Uma parcela significativa dos projetos baseia-se em outros softwares pr´e-existentes, e em padr˜oes publicados previamente. Pouca ˆenfase ´e dada `a usabilidade, assim como `as atividades de garantia de qualidade convencionais. Surpreendentemente, tamb´em recebem pouca atenc¸ ˜ao as atividades de revis˜ao de c´odigo e teste sistem ´atico. Entre as ferramentas que os projetos utilizam, se destacam as listas de discuss˜ao e os sistemas de controle de vers˜ao. Foi estabelecida uma correlac¸ ˜ao entre a dimens˜ao da equipe do projeto e as atividades de engenharia de software que realiza, mas n˜ao se confirmou um v´ınculo entre estas atividades e a idade do projeto. Foram tamb´em estabelecidas relac¸ ˜oes entre o n´umero de linhas de c´odigo do software do projeto e a sua idade, tamanho e dom´ınio de aplicac¸ ˜ao. Estes resultados s˜ao exibidos neste trabalho, e estar˜ao publicamente dispon´ıveis no site Web do projeto. O trabalho conclui descrevendo partes essenciais do processo de software em projetos de software livre, e oferecendo sugest˜oes para trabalhos posteriores. Palavras-Chave: Software Livre, Open Source, Processo de Software, Ciclo de Vida, Modelo de Processo de Software, Engenharia de Software, Desenvolvimento de Software Descentralizado.
  Incluído em: 14/06/2012
  Estudo do uso de recursos eletrônicos de comunicação e informação por pesquisadores brasileiros, na geração de novos conhecimentos. A análise abrange a freqüência de participação na rede, fatores intervenientes, finalidades de uso e o grau de relevância dessa tecnologia. No acesso e uso da informação científica e técnica, são comparados os recursos eletrônicos/digitais e os impressos/ tradicionais. A partir dos resultados, são identificadas percepções e perspectivas, entre as quais a aproximação entre comunicação científica e divulgação científica, a confluência dos processos de comunicação e informação e o crescente interesse pela temática da pesquisa, inclusive no Brasil. Pela importância dos recursos eletrônicos para pesquisa, há necessidade de sua expansão e atualização constantes, com investimento das instituições e sua inserção nas políticas públicas nacionais.
  Incluído em: 12/05/2011
281 a 290 de 512 Mais >>

JOHUHA é um diretório sobre temas relacionados com Ciência da Informação e Biblioteconomia.

Criado pelo Prof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera. e-mail: godoy@cin.ufsc.br

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina - Brasil.

Localização dos visitantes do JOHUHA
Voltar Diretorio sobre Ciência da Informação e Biblioteconomia http://www.johuha.ufsc.br/ Copyright & 2006 Pof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera, Todos os Direitos Reservados.