Categoria: Recuperação da Informação
Sub-categorias
Aprendizado de Máquina
Categorização Automática ...
Avaliação de Sistemas de Recuperação da Informação
Bases de Dados Dicionários Online
Direitos Autorais Estratégias de Buscas
Filtragem de informação Indexação
Interfaces
Usabilidade ...
Metadados
Mineração de Dados Modelos de Recuperação da Informação
Algoritmos Genéticos, Lógica Fuzzy, Modelo Booleano ...
Organização de informações na web Recuperação Colaborativa
Recuperação de Informação Especializada Recuperação de Informação Multimídia
Recuperação de Informação Musical Representação Lógica
Sistemas de busca Web
Agentes Inteligentes, Análise de Link, Bibliotecas Digitais ...
Tarefas do Usuário
Browsing ...
Tesauro Web 2
Web Semântica
Ontologias ...
 
512 Site(s) nesta categoria           261 a 270 de 512

  For thousands of years people have realized the importance of archiving and finding information. With the advent of computers, it became possible to store large amounts of information; and finding useful information from such collections became a necessity. The field of Information Retrieval (IR) was born in the 1950s out of this necessity. Over the last forty years, the field has matured considerably. Several IR systems are used on an everyday basis by a wide variety of users. This article is a brief overview of the key advances in the field of Information Retrieval, and a description of where the state-of-the-art is at in the field.
  Incluído em: 16/05/2011
  Ensaio baseado na literatura e na reflexão dedutiva da autora, bibliotecária e atualmente professora da área de tratamento da informação e bibliometria, na Escola de Ciência da Informação da UFMG. O pressuposto básico do trabalho se ancora na afirmação de que o conceito se constitui no componente invariável do processo de organização de bibliotecas tradicionais e digitais. Sua fundamentação conceitual aborda: a) fundamentos da teoria do conceito, sob a ótica da ciência da informação e suas relações com os metadados, ontologia e o processo de classificação; b) peculiaridades e restrições intervenientes no processo de organização e tratamento da informação; c) e alguns fatores específicos inerentes à representação e recuperação de informações. O artigo ressalta potencialidades, ainda pouco exploradas, dos recursos tecnológicos na criação de bibliotecas digitais e chama atenção para o fato de que as atuais tentativas de classificação automática de documentos repetem as experiências de muitas décadas, realizadas na área da ciência da informação, alcançando-se resultados ainda bastante limitados. As reflexões empreendidas levam a que se conclua que, para superar o problema do registro e análise conceituais, tornar-se-ía necessária a criação de uma nova linguagem entendida por máquinas e seres humanos e que possibilitasse igualmente a codificação de conceitos discursivos, gráficos e sonoros. O tratamento da web, tal como vem sendo proposto por alguns sistemas de metadados, torna-se factível, caso este se processe em nível da produção do documento primário, na construção de hipertextos, ou seja, apriorísticamente. O tratamento a posteriori ao proceso de produção apresenta-se como um recurso pouco exeqüível, devido a grande quantidade de objetos de diferentes tipos, expostos e dispersos na web, a cada segundo e a impossibilidade de execução pela máquina de processos interpretativos dos conceitos que compõem os objetos digitais.
  Incluído em: 19/11/2009
  Os homens utilizam-se de metáforas como recurso de representação do mundo que os cerca e, assim, representam também metaforicamente as áreas de conhecimento em que atuam. Como as metáforas são estabelecidas entre os indivíduos que compõem um determinado grupo social e se reconhecem em virtude da identidade do grupo, o objetivo deste trabalho é apontar o uso de metáforas como recurso para aumentar a eficácia dos instrumentos de recuperação on-line em áreas de conhecimento específicas. Estudo de caso realizado com uma equipe de pesquisa na área de Transportes evidenciou um grupo de metáforas que, associado às concepções de faceta, pode servir de arcabouço meta-estrutural de filtro.
  Incluído em: 03/07/2007
  Esta dissertação propõe e discute um mecanismo de realimentação de relevâncias (i. e. “Relevance Feedback”). A técnica de realimentação de relevâncias foi introduzida inicialmente em meados dos anos 60, como uma estratégia para refinamento de consultas para a recuperação de informações. Como uma técnica de refinamento de consultas, foi aplicada inicialmente em sistemas de recuperação de informações textuais. Neste caso, os termos ou expressões consideradas importantes, são utilizados na formulação de uma nova consulta. Ao surgirem os sistemas de recuperação de informação visual baseada em conteúdo (CBVIR), houve a necessidade de serem introduzidos novos elementos associados a esse processo de reformulação de consultas, de tal forma que fossem utilizados não apenas as informações de alto nível, como os termos e expressões. Esses novos elementos passaram a considerar também a subjetividade de percepção humana em relação ao conteúdo visual. Neste trabalho, apresenta-se um processo de extração e representação desse conteúdo, através da utilização de feições (conteúdo) de cor e textura, extraídos de imagens JPEG, uma vez que no processo de compressão de imagens nesse formato, utiliza-se coeficientes da Transformada Discreta do Cosseno (DCT), sendo, portanto esses coeficientes utilizados como elementos que possuem as informações associadas a cor e textura na imagem. Além da DCTé utilizada a Transformação Mandala [YSH 83] no processo de agrupamento de somente 10 coeficientes, com o objetivo de produzir 10 imagens com resoluça menor que a imagem original, mas que representam cada uma, o conteúdo de uma frequência particular da imagem original. A escolha por uma representação como essa,é a garantia de uma redução significativa na quantidade de dados a serem processados. Entretanto, a representação obtida nesse formato para as imagens,é com base em conteúdo global de cor e textura, o que pode produzir resultados insatisfatórios. A introdução de um mecanismo de realimentação de relevâncias, associado à representação utilizada, permite contornar a dificuldade apontada acima, através da obtenção de consultas subsequentes, selecionando os objetos mais relevantes, assim como menos objetos não relevantes, utilizando o conhecimento do usuário de forma interativa no refinamento de consultas para recuperação de informações visuais.
  Incluído em: 11/04/2011
  Os sistemas de recuperação de informação, também denominados de bancos de dados, apresentam uma complexidade indiscutível no processo de armazenamento e busca da informação, envolvendo uma série de aspectos que são interdependentes. Dentre estes, podem ser destacados os seguintes fatores: a tecnologia eletrônica conduz os usuários ao acesso democrático à informação ampliando a busca de informação em bases de dados geograficamente distantes; o alcance da qualidade na informação recuperada requer o planejamento de estratégias de busca específicas para cada base de dados. Esse artigo revisa a literatura publicada sobre estratégias de busca abordando os tópicos relativos a seus conceitos, suas principais técnicas e etapas para sua operacionalização.
  Incluído em: 20/08/2010
  Discutem-se questões relativas à extração de informações contidas em textos completos e posterior recuperação, por meio de métodos de tratamento automático da linguagem natural. Além da extração de palavras do texto, procura-se manter as relações de significado que estas palavras possuem no contexto do discurso em que ocorrem. Assim, defende-se o tratamento de determinados fenômenos lingüísticos que afetam a qualidade da recuperação, como o da ambigüidade. Como referencial teórico-metodológico para efetuar a análise e organização sintático-semântica de conteúdos, utilizam-se a Gramática de Valências de Borba e a teoria de Gráficos Conceituais de Sowa. Emprega-se um sistema de tratamento automático da linguagem natural – o Zstation – em um corpus constituído de documentos oficiais do Mercosul, para testes de desambiguação. Conclui-se que um sistema de recuperação da informação em linguagem natural pode solucionar determinados tipos de ambigüidades quando dispõe de informações relativas à valência sintático-semântica das unidades lexicais que compõem um enunciado. Os resultados obtidos demonstram ser possível introduzir procedimentos automáticos de solução de ambigüidades em sistemas de tratamento da linguagem natural.
  Incluído em: 15/10/2012
  Neste trabalho é apresentada uma proposta para um sistema de recuperação de informações de extranets de projeto baseado no conhecimento registrado em thesaurus, classificações e padronizações para o setor de Arquitetura e Construção, bem como em informações específicas do projeto documentado e um conjunto de regras específicas para localização de informação neste contexto.
  Incluído em: 13/09/2012
  La inclusión de categorías morfológicas distintas a los sustantivos en los tesauros es actualmente la línea de investigación más desarrollada para mejorar las deficiencias de este tipo de herramientas en la recuperación de información. Esta nueva concepción del tesauro está generando estructuras de tesauros más ricas, pero al mismo tiempo más complejas, lo que conduce a la necesidad de automatización de las mismas. Se hace una revisión de los beneficios de la inclusión de verbos como descriptores, y de las ventajas que presenta la construcción de tesauros de verbos. Entre estas ventajas destacamos que este tipo de tesauros de verbos facilita también la construcción automática de tesauros documentales clasicos.
  Incluído em: 25/04/2011
  Os avanços na Ciência e Tecnologia, particularmente na informática e nas telecomunicações, fizeram com que a Internet se tornasse uma das mais importantes fontes de informação. Ao mesmo tempo, a carência de dados adequados sobre os recursos disponíveis na Web leva à necessidade de criação de elementos descritivos que possam contribuir para a representação de tais recursos. Nesse sentido, a utilização de metadados parece ser a melhor solução para o problema. Metadados podem ser definidos como um conjunto de elementos que descrevem as informações contidas em um recurso, permitindo, assim, sua busca e recuperação. Desse modo, tem-se os metadados em, seu conceito, funcionamento, padrões existentes e formas de utilização, bem como as características e a estrutura do padrão Dublin Core para descrição de recursos na Web e, ainda, um estudo de diversos projetos que utilizam metadados. A análise dos projetos indica que o padrão Dublin Core, composto de um conjunto de 15 elementos, vem sendo amplamente utilizado por sua simplicidade de descrição, extensibilidade e interoperabilidade. Essa última característica é um requisito importante, considerando-se os diversos padrões de metadados existentes, pois a correspondência entre eles é fundamental para a troca de informações. Os resultados obtidos indicam que estudos de metadados conduzem à interoperabilidade entre os padrões existentes e sua representação por linguagens de marca, como a linguagem XML, juntamente com a arquitetura RDF.
  Incluído em: 15/09/2012
  Introducción Los contenidos depositados en la red Internet son ya, por volumen, accesibilidad, calidad y variedad e incluso coste, el recurso de información en medicina más importante. El tremendo potencial de la red no es ya sólo valioso para los profesionales, sino que en los últimos años pacientes y público en general han encontrado respuesta, generalmente rigurosa y fidedigna, a sus dudas y preguntas. Ello no impide que exista cierta preocupación tanto por el explosivo crecimiento de la información ofrecida, a veces a costa de su calidad, como por la dificultad que plantea la recuperación de recursos críticos entre la maraña de datos que se proporcionan. La recuperación de información médica en la red requiere herramientas, técnicas y especialistas que permitan incrementar y profundizar en los resultados básicos obtenidos desde los portales de gran público, que se han generalizado como fuentes primarias en los últimos meses. Aun reconociendo la indudable valía de muchos de ellos, cierta ligereza en su uso contrasta con la necesaria rigurosidad que un profesional médico o un intermediario especialista deben exigir en las tareas que recaban información de calidad
  Incluído em: 03/07/2011
261 a 270 de 512 Mais >>

JOHUHA é um diretório sobre temas relacionados com Ciência da Informação e Biblioteconomia.

Criado pelo Prof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera. e-mail: godoy@cin.ufsc.br

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina - Brasil.

Localização dos visitantes do JOHUHA
Voltar Diretorio sobre Ciência da Informação e Biblioteconomia http://www.johuha.ufsc.br/ Copyright & 2006 Pof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera, Todos os Direitos Reservados.