Categoria: Recuperação da Informação
Sub-categorias
Aprendizado de Máquina
Categorização Automática ...
Avaliação de Sistemas de Recuperação da Informação
Bases de Dados Dicionários Online
Direitos Autorais Estratégias de Buscas
Filtragem de informação Indexação
Interfaces
Usabilidade ...
Metadados
Mineração de Dados Modelos de Recuperação da Informação
Algoritmos Genéticos, Lógica Fuzzy, Modelo Booleano ...
Organização de informações na web Recuperação Colaborativa
Recuperação de Informação Especializada Recuperação de Informação Multimídia
Recuperação de Informação Musical Representação Lógica
Sistemas de busca Web
Agentes Inteligentes, Análise de Link, Bibliotecas Digitais ...
Tarefas do Usuário
Browsing ...
Tesauro Web 2
Web Semântica
Ontologias ...
 
512 Site(s) nesta categoria           251 a 260 de 512

  Embora as projeções de numerosos autores venham apontando para o desenvolvimento iminente e maciço das publicações virtuais, a realidade mostra que a evolução progressiva da simples referência, passando pelo resumo mais ou menos detalhado, até se chegar à publicação dos textos completos vem se operando com velocidade menor que a prevista por esses autores. Uma análise da situação real das publicações periódicas eletrônicas mostra a necessidade de se aprimorar alguns de seus aspectos, tanto conceituais como econômicos e visuais, antes de alcançarem um desenvolvimento semelhante ou superior ao das publicações impressas. As facilidades de pesquisa e recuperação da informação que oferecem os artefatos ou máquinas de busca dos diversos provedores de informações, para identificar eventuais documentos virtuais de interesse, são também, até o momento, precárias. São apontadas linhas de estudo que permitiriam melhorar não só o nível de qualidade dos periódicos virtuais, enquanto veículos da informação científica, mas também as facilidades de armazenagem e recuperação deles contida.
  Incluído em: 26/04/2013
  Opresente texto se constitui na proposta apresentada à UFMG como fundamento ao processo de mudança de nome da Escola de Biblioteconomia, representando o consenso de sua comunidade quanto às razões que nortearam a proposta de alteração de seu nome para Escola de Ciência da Informação. Os argumentos nela expressos baseiam-se principalmente na nova realidade da área de informação e nas mudanças já ocorridas na própria Escola para, progressivamente, ajustar-se ao novo contexto em que atua.
  Incluído em: 25/05/2011
  estratégias metodológicas são definidas em horizontes concretos de possibilidades políticas e epistemológicas, os programas de pesquisa em Ciência da Informação, devido a sua filiação às Ciências Sociais, são duplamente afetados, em sua estrutura paradigmática e em seus conteúdos teóricos e empíricos, pela configuração social dos regimes de informação. Tendo que articular o caráter estratificado de seu objeto, premissas poliepistemológicas, abordagens interdiscursivas e de intervenção informacional, o escopo e abrangência de um programa de pesquisa se definem em três espaços gnosiológicos: o da comunidade de pesquisa , o de gestão e avaliação da ciência e o da rede ampla de pares, de empreendedores sociais e de “socius”. Sendo que cada um desses espaços tem diferentes demandas e culturas de evidencia, a direção e a perspectivas de uma Sociedade da Informação colocariam o desafio de grandes projetos orientados por missão com a responsabilidade de sustentar processos intensivos de inovação informacional e ações inclusivas de cidadania informacional e identificação cultural.
  Incluído em: 25/05/2011
  The analysis of the hyperlink structure of the web has led to significant improvements in web information retrieval. This survey describes two successful link analysis algorithms and the state-of-the art of the field.
  Incluído em: 16/05/2011
  A recuperação da informação é uma área de pesquisa fortemente ligada com as ciências documentais e tecnologia da informação. Os principais modelos propostos contam com um idioma de maior ou menor grau, tanto os documentos como nas consultas que são formuladas. Embora o espanhol é uma das línguas mais faladas, a pesquisa e experimento através das colleções documentais de Recuperação de Informação em espanhol não é muito abundante. Analisa os principais trabalhos publicados nessa linha,discutindo os principais problemas e resultados.
  Incluído em: 16/03/2011
  A interação do usuário com o bibliotecário de referência. Usuário na busca de informação. A formulação da estratégia de busca. Uso do tesauros. Pesquisa no catálogo tradicional e eletrônico. Estratégias de pesquisa e técnicas de busca. A frustração do usuário na obtenção do documento. Recebimento e entrega da pesquisa utilizando novas tecnologias da informação
  Incluído em: 02/05/2011
  O paper trata de medidas simples para se chegar a recuperação eficiente de imagens em multimídia por meio da linguagem cruzada e emprego da alta acurácia em aplicações especialmente selecionadas . A recuperação de imagens é uma aplicação, com resultados extremamente variáveis, indo de 68% no desempenho do tradutor humano para Alemão, a 100% no caso do tradutor humano para o francês.
  Incluído em: 04/10/2008
  Perfil do arquiteto da informação em ambiente Web. Utilização de critérios de usabilidade para páginas Web. Conhecimento dos princípios da arquitetura Web e elementos de design gráfico. Gerenciar um sistema de arquivos digitais. Gerenciamento de projeto centrado no usuário. Provedor de acesso na Web. Habilidades de comunicação, organização e de negociação. Integração de serviços técnicos para implementação de serviços via Web.
  Incluído em: 13/11/2012
  O presente artigo visa refletir sobre a Classificação como uma das interfaces relevantes da Internet. Não pretende ser de cunho teórico. O objetivo primordial é apresentar uma contribuição sobre o tema do ponto de vista da organização e representação do conhecimento registrado visando a recuperação de informação. Apresenta a Classificação como um processo fundamental da natureza humana e como tal merecedora de particular atenção no tratamento da informação na era eletrônica, especialmente no contexto da Internet. Comenta sobre o ambiente Internet como sistema de informação . Apresenta considerações sobre o tema, não sob a perspectiva de serem "finais" mas na expectativa de suscitar futuras contribuições visando enriquecer a discussão sobre como organizar e representar o universo do conhecimento registrado para fins de recuperação e acesso - assunto complexo e desafiante, por vezes polêmico, mas de indiscutível importância na era eletrônica.
  Incluído em: 07/10/2009
  In e-commerce, the protection of user privacy from a server was not considered feasible until the private information retrieval (PIR) problem was stated recently. A PIR protocol allows a user to retrieve a record from a database while hiding the identity of the record from a database server. We explain a motivation for PIR by demonstrating ecommerce examples, where only PIR techniques help. Allout overview of what is done by the community is given without details of concrete algorithms. We conclude with future work, which is mostly aimed at making PIR practical.
  Incluído em: 23/05/2011
251 a 260 de 512 Mais >>

JOHUHA é um diretório sobre temas relacionados com Ciência da Informação e Biblioteconomia.

Criado pelo Prof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera. e-mail: godoy@cin.ufsc.br

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina - Brasil.

Localização dos visitantes do JOHUHA
Voltar Diretorio sobre Ciência da Informação e Biblioteconomia http://www.johuha.ufsc.br/ Copyright & 2006 Pof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera, Todos os Direitos Reservados.