Categoria: Recuperação da Informação
Sub-categorias
Aprendizado de Máquina
Categorização Automática ...
Avaliação de Sistemas de Recuperação da Informação
Bases de Dados Dicionários Online
Direitos Autorais Estratégias de Buscas
Filtragem de informação Indexação
Interfaces
Usabilidade ...
Metadados
Mineração de Dados Modelos de Recuperação da Informação
Algoritmos Genéticos, Lógica Fuzzy, Modelo Booleano ...
Organização de informações na web Recuperação Colaborativa
Recuperação de Informação Especializada Recuperação de Informação Multimídia
Recuperação de Informação Musical Representação Lógica
Sistemas de busca Web
Agentes Inteligentes, Análise de Link, Bibliotecas Digitais ...
Tarefas do Usuário
Browsing ...
Tesauro Web 2
Web Semântica
Ontologias ...
 
512 Site(s) nesta categoria           221 a 230 de 512

  This paper presents a transformational approach to the derivation of implementations from model-oriented specifications of abstract data types. The purpose of this research is to reduce the number of formal proofs required in model refinement, which hinder software development. It is shown to be appli- cable to the transformation of models written in Meta-iv (the specification lan- guage of Vdm) towards their refinement into, for example, Pascal or relational DBMSs. The approach includes the automatic synthesis of retrieve functions between models, and data-type invariants. The underlying algebraic semantics is the so-called final semantics “`a la Wand”: a specification “is” a model (heterogeneous algebra) which is the final ob ject (up to isomorphism) in the category of all its implementations. The transformational calculus approached in this paper follows from exploring the properties of finite, recursively defined sets. This work extends the well-known strategy of program transformation to model transformation, adding to previous work on a transformational style for operation- decomposition in META-IV. The model-calculus is also useful for improving model-oriented specifications.
  Incluído em: 30/03/2009
  Um modelo usando funções de crença para indexar e recuperar documentos é proposto. Tal modelo é baseado em um vocabulário controlado, semelhante a um tesauro, e na frequência dos termos em cada documento. Cada descritor nesse vocabulário é um termo escolhido entre seus sinônimos. Um descritor pode ter um subconjunto de descritores mais gerais, um subconjunto de descritores mais específicos e um subconjunto de descritores relacionados Assim, descritores não são mutuamente exclusivos e modelos probabilísticos convencionais não são adequados. Contudo, uma função de crença pode ser definida sobre um subconjunto dos descritores atômicos. Tais descritores são aqueles sem termos mais específicos (denotados por º). Subconjuntos de º podem ser vistos como ternmos mais gerais, ou como termos relacionados. Desse modo, uma função de crença sobre º pode estimar o conteúdo semântico de um documento. Uma consulta ponderada (à base de documentos) pode ser vista como outra função de crença. Desde que ambas as funções são definidas sobre º, é possível computar o grau de concordância entre a consulta e os documentos e ordená-los segundo esse valor.
  Incluído em: 06/06/2011
  Um modelo usando funções de crença para indexar e recuperar documentos á proposto. Tal modelo é baseado em um vocabulário controlado,semelhante a um tesauro, e na frequência dos termos em cada documento. Cada descritor nesse vocabulário é um termo escolhido entre seus sinônimos. Um descritor pode ter um subconjunto de descritores mais gerais, um subconjunto de descritores mais específicos e um subconjunto de descritores relacionados. Assim, descritores não são mutuamente exclusivos e modelos probabilísticos convencionais não são adequados.
  Incluído em: 04/04/2011
  Categorização de produtos voltados á recuperação e gerenciamento de textos e imagens, desde os já tradicionais softwares de recuperação textual, aos mais modernos produtos voltados ao gerenciamento de textos, aos sistemas para desenvolvimento de aplicativos hipertexto e/ou hipermídia, ou de processamento e gerenciamento da imagem. Os critérios para definição dos recursos desejáveis devem levar em conta a missão, as características e o ambiente do sistema ou serviço, o conteúdo informacional existente, o meio atual de armazenamento, além dos objetivos de uso. São sugeridos diversos parâmetros para avaliação de produtos.
  Incluído em: 17/08/2010
  Define informação jurídica, disute sua tipologia e características. Identifica os problemas em relação a produção, publicação e controle da informação jurídica, seja ela descritiva (doutrina), normativa (legislação) ou interpretativa (jurisprudência). Estuda os instrumentos utilizados para manter esse controle, demonstrando suas vantagens e desvantagens. Ao final, mostra a contribuição do Senado Federal, mediante a publicação de coletâneas de legislação, da Bibliografia Brasileira de Direito e de bibliografias especializadas, e da manutenção das bases de dados de doutrina, legislação e jurisprudência (BIBR, PERI, JORN, NJUT e JURI) e das bases auxiliares (VCBS, AUTR e THES) com os vocabulários utilizados na indexação
  Incluído em: 08/06/2011
  Introdução às redes Bitnet e Internet desde as origens e características dos serviços e ferramentas nelas disponíveis. Objetiva-se alertar profissionais em geral quanto à crescente importância dos novos recursos para acesso à informação. Comenta-se a implementação de conexões brasileiras a essas duas redes, com descrições breves sobre a Rede Nacional de Pesquisa (RNP) — o braço da Internet no Brasil.
  Incluído em: 12/05/2011
  O avanço das tecnologias que permitem a interligação de computadores tem viabilizado o surgimento de redes em todo mundo, dentre as quais se destaca a Internet O Brasil participa deste contexto através da Rede Nacional de Pesquisa (RNP), que possibilita a seus usuários o acesso a inúmeros produtos e serviços de informação científica e tecnológica.
  Incluído em: 17/06/2011
  Origens, nascimento, evolução e estágio atual da ciência da informação. Principais teóricos e respectivas correntes de pensamento, interdisciplinaridades e dimensões tecnológica e social da nova área. Introdução da ciência da informação ( CNPq/ IBICT - UFRJ/ ECO).
  Incluído em: 17/03/2011
  O trabalho discute, a partir de um texto o Otto Neugebauer sobre arqueologia da matemática, questões fundamentais da reconstituição de registros desde evidências internas e externas. Estende suas observações para o campo da recuperação da informação, em geral. Considera que, embora não sejam equivalentes a interpretação de vestígios e a leitura de signos, qualquer leitura corresponde sempre a um ato de (re)constituição de sentido a partir de índices múltiplos. Argumenta também que a possibilidade de neutralizar as deformações que a manipulação imprime ao material depende da visibilidade dos diversos níveis de significação do objeto. Nenhum sistema ou protocolo bem formalizado pode oferecer qualquer garantia de reconstituição.
  Incluído em: 18/04/2011
  This paper describes an on-going study which applies the concept of transitivity to news discourse for text processing tasks. The complex notion of transitivity is defined and the relationship between transitivity and information oregrounding is explained. A sample corpus of news articles has been coded for transitivity. The corpus is being used in two text processing experiments.
  Incluído em: 18/11/2008
221 a 230 de 512 Mais >>

JOHUHA é um diretório sobre temas relacionados com Ciência da Informação e Biblioteconomia.

Criado pelo Prof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera. e-mail: godoy@cin.ufsc.br

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina - Brasil.

Localização dos visitantes do JOHUHA
Voltar Diretorio sobre Ciência da Informação e Biblioteconomia http://www.johuha.ufsc.br/ Copyright & 2006 Pof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera, Todos os Direitos Reservados.