Categoria: Recuperação da Informação
Sub-categorias
Aprendizado de Máquina
Categorização Automática ...
Avaliação de Sistemas de Recuperação da Informação
Bases de Dados Dicionários Online
Direitos Autorais Estratégias de Buscas
Filtragem de informação Indexação
Interfaces
Usabilidade ...
Metadados
Mineração de Dados Modelos de Recuperação da Informação
Algoritmos Genéticos, Lógica Fuzzy, Modelo Booleano ...
Organização de informações na web Recuperação Colaborativa
Recuperação de Informação Especializada Recuperação de Informação Multimídia
Recuperação de Informação Musical Representação Lógica
Sistemas de busca Web
Agentes Inteligentes, Análise de Link, Bibliotecas Digitais ...
Tarefas do Usuário
Browsing ...
Tesauro Web 2
Web Semântica
Ontologias ...
 
512 Site(s) nesta categoria           211 a 220 de 512

  Partindo de dados obtidos no Arquivo da FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos) e com a finalidade de montar um banco de dados sobre documentação típica de administração de projetos, duas metodologias de bases estatísticas são apresentadas para a definição de campos de informação. Uma, baseada na ordenação dos campos segundo sua freqüência nas consultas dos usuárias, seria cabível quando estes tivessem interesses e atividades comuns. A segunda metodologia — teste do x2 — seria aplicável quando os usuários tivessem interesses e atividades diversificados.
  Incluído em: 04/04/2011
  Discute-se a possibilidade de estabelecer interrelações entre linguagens de recuperação em sistemas nacionais e internacionais de informação científica e técnica(ICT). Mútua convertibilidade é possível e somente útil quando há uma interseção dos assuntos processados por diferentes linguagens de recuperação.Diversos tipos básicos de linguagem de recuperação, os quais estão em uso ou podem ser usados em sistemas nacionais e internacionais de informação são discutidos, junto com as funções que eles deveriam desempenhar.
  Incluído em: 16/05/2011
  Em qualquer área do conhecimento, os termos portadores de significado podem ser utilizados como descritores para representar o conteúdo dos documentos escritos, nos processos de indexação e organização da informação, assim como para formular as perguntas no processo de recuperação da informação. Quando ordenados em função de sua freqüência de uso, os descri tores apresentam uma distribuição que obedece à lei de Bradford-Zipf. A aplicação das facilidades do processamento eletrônico de dados ajuda grandemente a estabelecer, para áreas específicas do conhecimento, instrumentos de controle terminológico, que permitem otimizar os processos de indexação e recuperação dos documentos, utilizando os termos e as associações entre estes que se destacam por sua riqueza de significado, para representar conceitos determinados. Foram estudados dois universos de termos significativos correspondentes a duas áreas diferentes do conhecimento (agricultura e política científica e tecnológica), resultantes da análise do conteúdo de conjuntos suficientemente grandes de documentos, indexados segundo princípios não subjetivos: indexação automática no primeiro caso e indexação automática simulada no segundo. Desse estudo resultam, para cada caso, listas de descritores estabelecidas a partir de suas respectivas freqüências de aparecimento e da aplicação de determinados conceitos de sinonímia e quase sinonímia, que devem contribuir para otimizar os processos de indexação e recuperação da informação, tanto em sistemas manuais como automatizados. As conclusões estabelecidas no que diz respeito à otimização de indexação parecem confirmadas a partir dos conceitos da teoria da informação.
  Incluído em: 24/09/2012
  Nas últimas duas décadas, a tecnologia de computadores aliada ao desenvolvimento de Redes de Telecomunicações tem influenciado o registro, controle e acesso à Informação em Ciência e Tecnologia — ICT, propiciando o surgimento das bases de dados bibliográficos e não-bibliográficos. Essas bases — arquivos em fita e/ou discos magnéticos, registram a produção científica e tecnológica a nível internacional, em todas as áreas de ICT, cobrindo em média um período retrospectivo de quinze anos. Assim, o processo de registro de grandes volumes de informações tornou-se mais ágil e obteve um considerável impulso com o aparecimento dos Sistemas "online" de recuperação da informação, os quais vieram interligar os outros segmentos da indústria da informação: produtores das bases de dados e Redes de Telecomunicações. O potencial de informações contidas nas Bases de dados dos Sistemas ORBIT, DIALOG e QUESTEL é analisado, procurando-se enfatizar as áreas de maior demanda por parte dos pesquisadores brasileiros que, desde 1977, vêm sendo atendidos pelo Serviço de Busca Bibliográfica "online" do IBICT-Posto de Serviço/RJ.
  Incluído em: 29/09/2012
  Depoimento de experiencias sobre a procura e acesso às informações e aos documentos sobre a colonização alemã no norte do estado de Santa Catarina.
  Incluído em: 06/06/2014
  Descreve o software PRO-CITE para a definição de dados bibliográficos. Este pacote destaca-se por oferecer formatos prontos para materiais bibliográficos e audiovisuais e por ser extremamente fácil de utilizar, sendo baseado em cardápios e se aplica á bases de dados pequenas. Exemplos de arquivos montados utilizando o sistema são apresentados.
  Incluído em: 11/07/2014
  A importância do índice de assunto, enquanto sistema de recuperação da informação, em uma biblioteca ou centro de informação. Influência do método de indexação na constituição de índices de assunto. Metodologia de indexação do sistema PRECIS mediante funcionamento de suas estruturas sintática e semântica. Características principais e vantagens da utilização do sistema PRECIS para a construção de índices de assunto. Construção manual deum índice de assunto PRECIS mediante aplicação do sistemade indexação PRECIS a uma amostra de 85 livros de Biblioteconomia. Avaliação da eficácia de recuperação dosistema PRECIS através da utilização experimentalcomparativa dos índices de assunto da Biblioteca do Campus de Marília e do PRECIS.
  Incluído em: 06/04/2009
  A importância do índice de assunto, enquanto sistema de recuperação da informação, em uma biblioteca ou centro de informação. Influência do método de indexação na constituição de índices de assunto. Metodologia de indexação do sistema PRECIS mediante funcionamento de suas estruturas sintática e semântica. Características principais e vantagens da utilização do sistema PRECIS para a construção de índices de assunto.
  Incluído em: 04/04/2011
  São expostos alguns aspectos da nova tecnologia do disco óptico CD-ROM e sua utilização em países do Terceiro Mundo. É descrito seu uso em biblioteca universitária, especializada em Saúde Pública, e seus efeitos nas atividades de recuperação e disseminação da informação, incluindo o fornecimento da informação publicada em substituição à assinatura de novos títulos de periódicos.
  Incluído em: 04/04/2011
  Os serviços e sistemas de informações em linha, que constituem uma das atividades da indústria da informação, estão sendo orientados primordialmente para o controle da quantidade e não da qualidade do conhecimento registrado, embora já se consiga alguma medida de qualidade. Observa-se uma tendência, na área de recuperação de informações, de migrar na busca efetuada pelos intermediários para a busca pelos usuários finais, exigindo a simplificação desse processo, a revisão e reformulação das linguagensde busca e de indexação, e o estudo das estruturas cognitivas usadas pelos indivíduos na recuperação e processamento da informação. Procura-se observar o potencial de formação oferecido pelos cursos de pós-graduação para os sistemas de recuperação de informações em linha através da caracterização destes sistemas e comparação de suas funções aos programas de cursos de pós-graduação em Ciência da Informação e Informática e observar a atuação prática nesses sistemas, visando a identificar como foram adquiridos os conhecimentos para a execução das funções mapeadas.
  Incluído em: 17/03/2010
211 a 220 de 512 Mais >>

JOHUHA é um diretório sobre temas relacionados com Ciência da Informação e Biblioteconomia.

Criado pelo Prof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera. e-mail: godoy@cin.ufsc.br

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina - Brasil.

Localização dos visitantes do JOHUHA
Voltar Diretorio sobre Ciência da Informação e Biblioteconomia http://www.johuha.ufsc.br/ Copyright & 2006 Pof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera, Todos os Direitos Reservados.