Categoria: Recuperação da Informação
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  O artigo apresenta o conceito de regime de informação aos gestores de informação, como contribuição aos processos de adaptação e adequação de sistemas de informação e linguagens documentárias para atender às necessidades informacionais dos usuários. Regimes de informação são modos de produção informacional dominantes numa formação econômico-social que pressupõem, necessariamente, em seu contexto fontes de informação que são disseminadas e exercem influência no contexto social em que estão estabelecidas. Nesse aspecto, as sociedades têm regimes de informação através dos quais organizam a produção material e simbólica e representam a dinâmica das relações sociais. Dentre as diversas formas de manifestações institucionais atuais, destacam-se os sistemas de recuperação da informação, a manifestação per se do fenômeno que move o regime. Os sistemas de recuperação da informação, por sua vez, usam linguagens documentárias para organizar e comunicar a informação organizada nos inúmeros "agregados de informação", que Barreto (1996) define como "estruturas" que armazenam "estoques de informação" e podem atuar como "agentes", ou "mediadores", entre uma fonte de informação e seus usuários.
  Incluído em: 27/04/2007
  São apresentados os resultados do projeto de organização do conhecimento em história da ciência visando a construção de um instrumento de representação/recuperação da informação. Entendemos história da ciência em sentido mais amplo, incluindo a produção e recepção de conceitos científicos, a vinculação da ciência e da tecnologia com a sociedade, a sociologia da ciência, filosofia da ciência e epistemologia. Essas áreas, devido as suas características muitas vezes recente e interdisciplinar, não dispõem de uma representação adequada dentro dos instrumentos de representação do conhecimento/informação mais utilizados na Biblioteconomia brasileira como a CDD (Classificação Decimal de Dewey) ou a CDU (Classificação Decimal Universal). Nesses instrumentos a história da ciência aparece não como um campo específico do conhecimento, mas como uma abordagem histórica de cada uma das áreas estabelecidas do conhecimento
  Incluído em: 10/11/2007
  A quantidade de usuários de bases de dados bibliográficas está crescendo rapidamente. Com esta alta taxa de crescimento e dada a dificuldade de manter-se atualizados, torna-se essencial para os usuários destas bases ter acesso aos últimos documentos incluídos. É desejável que os usuários enviem seus perfis, isto é, consultas que são avaliadas constantemente, para que possam ser automaticamente informados de novas inclusões de seu interesse. Este serviço é tradicionalmente chamado de disseminação seletiva da informação (DSI). O crescimento da base de artigos e da base de usuários sãos exemplos de desafios enfrentados por um DSI. Ao invés de ser a parte ativa no acesso de informação, os usuários desejam ser notificados sempre que um novo artigo em uma dada área da pesquisa for publicado. Neste artigo, propõe-se um modelo para DSI em um projeto de biblioteca digital em desenvolvimento na escola da ciência de informação da UFMG. Descrevem-se os objetivos e principais serviços que esta infra-estrutura fornecerá.
  Incluído em: 27/04/2008
  As bibliotecas do campus Santa Mônica e Umuarama participam do serviço LIGDOC - Interligação de Bibliotecas para a Troca de Documentos. É um serviço que permite a solicitação de cópias de documentos que não constam do acervo das bibliotecas da UFU, via Internet, em uma Rede de Bibliotecas (Library Linkages) das Instituições Membros do ISTEC - The Ibero-American Science and Technology Education Consortium.
  Incluído em: 26/04/2007
  Este artigo apresenta o Sistema Multi-Agente SIRI, que fornece a infra-estrutura básica para o desenvolvimento de aplicações de Recuperação de Informação na Web. O artigo enfatiza os aspectos computacionais da construção do SMA, sua arquitetura e resultados obtidos.
  Incluído em: 19/03/2008
  O uso das palavras como meio de acesso à informação pelos sistemas automatizados de recuperação de informação tem sido a base da maioria dos modelos de recuperação de informação. Apesar de alguns deles terem alcançado relativo sucesso na melhoria da precisão de resultados de uma busca, a meta principal da recuperação de informação, que é a obtenção de todos os documentos pertinentes a uma consulta, não foi atingida. O presente artigo analisa essa questão, discutindo e mostrando a inadequação do uso das palavras nesses modelos, propondo em seu lugar, um outro tipo de unidade de informação: os sintagmas nominais.
  Incluído em: 25/09/2007
  No texto que segue, há uma proposta de compreensão das significações que dariam base ao atual uso massivo de recursos informáticos, tentando abrir a discussão para uma temática mais ampla.
  Incluído em: 06/05/2008
  Descreve um estudo de usuários visando iden- tificar qual a relação entre o usuário e o Serviço de Recuperação da Informação (SRI) da Biblioteca de uma indústria farmacêutica,estabelecendo uma metodologia para verificação de perfis de usuários potenciais. Um questionário com 22 perguntas foi aplicado a 70 colaboradores, obtendo-se um retorno de 36 questionários, 51,4% da amostragem. Os resultados revelaram que a relação entre os usuários e o SRI está na faixa entre bom e ótimo.
  Incluído em: 08/05/2007
  Apresenta uma análise das atividades de processamento, armazenamento e recuperação de dados nos software RI e Fólio Views no Centro de Documentação e Informação da Rede Brasil Sul - RBS. Mostra as vantagens e desvantagens de cada sistema. Analisa os problemas encontrados e as tomadas de decisões para equacioná-los. Salienta que a eficácia na recuperação da informação não depende apenas de normas de processamento técnico mas também de tomadas de decisões a nível administrativo.
  Incluído em: 30/05/2007
  Este trabalho mostra o problema de como auxiliar os usuários em encontrar a informação relevante à suas necessidades das grandes fontes de dados armazenados, como o World Wide Web, as Intranets, e as bibliotecas digitais. Descreve como atuais técnicas de recuperção da informação e da inteligência artificial podem ser usadas com esta finalidade.
  Incluído em: 27/03/2008
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JOHUHA é um diretório sobre temas relacionados com Ciência da Informação e Biblioteconomia.

Criado pelo Prof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera. e-mail: godoy@cin.ufsc.br

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina - Brasil.

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