Categoria: Recuperação da Informação
Sub-categorias
Aprendizado de Máquina
Categorização Automática ...
Avaliação de Sistemas de Recuperação da Informação
Bases de Dados Dicionários Online
Direitos Autorais Estratégias de Buscas
Filtragem de informação Indexação
Interfaces
Usabilidade ...
Metadados
Mineração de Dados Modelos de Recuperação da Informação
Algoritmos Genéticos, Lógica Fuzzy, Modelo Booleano ...
Organização de informações na web Recuperação Colaborativa
Recuperação de Informação Especializada Recuperação de Informação Multimídia
Recuperação de Informação Musical Representação Lógica
Sistemas de busca Web
Agentes Inteligentes, Análise de Link, Bibliotecas Digitais ...
Tarefas do Usuário
Browsing ...
Tesauro Web 2
Web Semântica
Ontologias ...
 
512 Site(s) nesta categoria           161 a 170 de 512

  Esta apresentação em PPS sobre automação de Bibliotecas traz conceitos básicos sobre o desenvolvimento e operação do sistema de automação de Bibliotecas, principalmente no que diz respeito ao emprestimo e funcionamento.
  Incluído em: 18/10/2007
  Este artigo apresenta um panorama sobre algumas linguagens de marcação que possuem ligação direta com a Ciência da Informação. São apresentadas as características principais dessas linguagens, seus pontos fortes e suas limitações, tendo em vista sua relação com a Ciência da Informação. Numa abordagem comparativa, o artigo, além de determinar o papel de cada linguagem na disseminação, troca e recuperação de informações, sugere maneiras de criar, tanto estruturas de representação de informação por meio da XML, como vocabulários, por meio da linguagem RDF e Namespaces; a discussão apresenta-se sem uma preocupação técnica, apesar das relações do assunto com a área da computação. O artigo procura ainda apontar as oportunidades emergentes do uso das linguagens de marcação para o campo da Ciência da Informação.
  Incluído em: 27/05/2008
  Recuperação de informação baseada em mecanismos como buscas por palavras-chaves apresenta problemas de precisão e revocação. Este artigo explora o uso de ontologias e anotações semânticas para tratar esses problemas, considerando aplicações em jurisprudência. Ele apresenta uma arquitetura de aplicação para extração de informação de documentos baseada em semântica e faz uma análise comparativa de ferramentas para a geração de anotações semânticas, um módulo fundamental da arquitetura proposta.
  Incluído em: 17/04/2011
  O questionamento em torno da busca de mais eficiência e eficácia para a recuperação da informação em desenhos técnicos de engenharia é, atualmente, uma importante área de pesquisa. Os atuais métodos de organização e recuperação da informação presente na imagem do desenho técnico consideram dados do carimbo os quais não satisfazem à demanda relativa à rápida localização da informação para tomada de decisão no campo da engenharia. A questão da pesquisa aqui relatada é como conseguir mais eficiência e eficácia no processo de recuperação da informação em desenhos técnicos para auxiliar o processo de tomada de decisão dos profissionais de engenharia. Este artigo apresenta duas linhas de pesquisa na área, o estado da arte na recuperação de informação de imagens e uma proposta para unir as duas linhas de pesquisa em um modelo, que comprova que as técnicas da Ciência da Informação devem andar lado a lado com as técnicas da Ciência da Computação na proposta de novos modelos de tratamento e recuperação da informação.
  Incluído em: 19/06/2007
  Um dicionário onomasiológico deve ter uma macroestrutura e uma microestrutura que permitam efetuar buscas que recuperem um termo partindo de seu conceito. Nessa perspectiva, desenvolvemos um modelo de dicionário onomasiológico eletrônico que permite passar do conceito ou significado à palavra ou termo, e vice-versa. O Dicionário Terminológico Onomasiológico (DTO) é fruto de nossas pesquisas em nível de Doutorado sobre a Onomasiologia e os dicionários onomasiológicos, em particular, os ideológicos e analógicos. Nesta comunicação mostraremos um dos tipos de busca onomasiológica possível em nosso dicionário terminológico onomasiológico: aquela baseada nos sememas/semas dos termos.
  Incluído em: 06/04/2011
  Neste curso serão abordados temas genéricos sobre Recuperação de Informações textuais a partir de perspectivas da área de Ciências da Computação e aplicações de Recuperação de Informação para Web. Os objetivos deste curso são apresentar algoritmos e técnicas de computação, de nir e exempli car conceitos e técnicas de estruturação, armazenamento e recuperação automáticas da informação manipulada em sistemas computacionais em geral e na Web.Além do foco na área de Recuperação de Informação, este curso dará também ênfase na aplicação dessa área com a Hipermídia. Serão apresentadas aplicações utilizadas por empresas que integram essas duas áreas e se bene ciam dessa integração. Alguns dos trabalhos realizados pelos autores serão utilizados como exemplos de ferramentas que de nem automaticamente ligações hipertexto entre informações armazenadas em repositórios homogêneos.
  Incluído em: 05/10/2009
  Considerando que Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs1) estão sendo utilizadas em várias áreas do conhecimento para diferentes finalidades e aplicações, este estudo tem como epicentro apresentar por meio de uma contextualização histórica a gênese das Tecnologias da Informação e Comunicação na Ciência da Informação, enfocando a interatividade que essa tecnologia proporciona aos usuários que a utilizam. A interação usuário-sistema deve ser uma relação que se potencializa através de recursos tecnológicos, em especial as Tecnologias da Informação e Comunicação que atuam significativamente nos sistemas de recuperação da informação, evidenciando-se os sujeitos cognitivos como protagonistas neste processo interativo.
  Incluído em: 12/05/2008
  A recolha de colecções de documentos é uma tarefa cada vez mais comum nos sistemas que actuam sobre a WWW. Este artigo apresenta um novo sistema de recolha de documentos da Web, com características de configuração, integração e distribuição que permitem a sua fácil adaptação e integração em aplicações de diferentes naturezas. Descrevemos a sua arquitectura, funcionamento e os resultados obtidos ao efectuarmos uma recolha da Web Portuguesa.
  Incluído em: 27/08/2008
  Trata-se da 7 a edição do seminário ministrado, como tópico das disciplinas Introdução aos Processos Químicos e Bioquímicos e Metodologia da Pesquisa Científica, na graduação da Escola de Química da UFRJ. O objetivo é desenvolver nos alunos a competência para a busca, acesso, avaliação, organização, produção e disseminação da informação e do conhecimento. Inicialmente, destaca-se a pesquisa bibliográfica e sua importância para o desenvolvimento de trabalhos C&T. A seguir, conceituam-se informação científica, metadado, ciência, tecnologia, periódico científico, patente, gestão da informação e do conhecimento. Citam-se metadados sugeridos pelo Dublin Core e adotados por instituições. Após, destaca-se a competência em informação, sua relevância, dinâmica e sub-áreas (Computer, Media, Visual, Digital e Network Literacies). Segue-se a noção de sistema e apresenta-se o SiBI/UFRJ e seu Sistema Eletrônico de Busca da Informação. Finalmente, focaliza-se o Portal de Periódicos CAPES, destacando-se o ScienceDirect, Scirus, Web of Sicence, Derwent, Google Scholar, ScieloLibrary, SciFinder Scholar, entre outros.
  Incluído em: 10/10/2012
  Atualmente o armazenamento de toda a documentação gerada em um empreendimento da indústria da construção civil é feito por meio de sistemas eletrônicos de informação. Tais sistemas facilitam e agilizam a comunicação entre os vários agentes envolvidos em um projeto. Os sistemas de informações atuais, como as populares extranets de projetos, contam apenas com mecanismos genéricos para localização de documentos, a exemplo dos utilizados em pesquisas na Internet, normalmente baseados em busca por palavras-chave especificadas pelos usuários. Usualmente estes mecanismos retornam centenas ou milhares de documentos frente a uma solicitação de busca. Isso ocorre pelo generalismo de tais sistemas e pela descontextualização das informações. Neste trabalho é apresentada uma ferramenta integrada ao sistema de recuperação de informações que pretende resolver parte destes problemas. A ferramenta de busca utiliza frames para representação do conhecimento do domínio da construção de edifícios. O objetivo desta ferramenta é o de possibilitar maior eficácia na recuperação de documentos relevantes aos usuários de sistemas de informação voltados para a indústria da construção civil.
  Incluído em: 04/05/2007
161 a 170 de 512 Mais >>

JOHUHA é um diretório sobre temas relacionados com Ciência da Informação e Biblioteconomia.

Criado pelo Prof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera. e-mail: godoy@cin.ufsc.br

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina - Brasil.

Localização dos visitantes do JOHUHA
Voltar Diretorio sobre Ciência da Informação e Biblioteconomia http://www.johuha.ufsc.br/ Copyright & 2006 Pof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera, Todos os Direitos Reservados.