Categoria: Recuperação da Informação
Sub-categorias
Aprendizado de Máquina
Categorização Automática ...
Avaliação de Sistemas de Recuperação da Informação
Bases de Dados Dicionários Online
Direitos Autorais Estratégias de Buscas
Filtragem de informação Indexação
Interfaces
Usabilidade ...
Metadados
Mineração de Dados Modelos de Recuperação da Informação
Algoritmos Genéticos, Lógica Fuzzy, Modelo Booleano ...
Organização de informações na web Recuperação Colaborativa
Recuperação de Informação Especializada Recuperação de Informação Multimídia
Recuperação de Informação Musical Representação Lógica
Sistemas de busca Web
Agentes Inteligentes, Análise de Link, Bibliotecas Digitais ...
Tarefas do Usuário
Browsing ...
Tesauro Web 2
Web Semântica
Ontologias ...
 
512 Site(s) nesta categoria           151 a 160 de 512

  O sucesso da recuperação de informação está vinculado a dois conceitos: revocação e precisão. O primeiro mede a capacidade que um sistema computacional possui de recuperar o máximo de documentos que puder sobre a consulta que lhe foi formulada pelo usuário, enquanto o segundo avalia, dentre os documentos recuperados, quais correspondem realmente ao que o formulador da consulta tinha em mente.
  Incluído em: 19/03/2008
  Este artigo apresenta a Análise de Redes Sociais (ARS) como um método a ser aplicado em estudos na Ciência da Informação (CI). O texto dá uma visão geral da fundamentação teórica da ARS, relacionando estudos que indicam ser uma metodologia originária das ciências sociais. Em seguida, são apresentadas pesquisas que mostram como a análise de redes, sociais ou não, é utilizada em diferentes áreas do conhecimento, como a Física e a Ciência da Computação. Finalmente, são apresentados estudos na área da CI que utilizaram a ARS indicando-se, ainda, os benefícios do seu uso como uma ferramenta metodológica na área.
  Incluído em: 10/03/2008
  Existe uma distância entre os algorítmos de programação da produção desenvolvidos para estudo em universidades, e aqueles utilizados na prática pelas indústrias. Isto decorre da disparidade de interesses entre estas duas entidades; enquanto pesquisadores se ocupam da análise combinatória de problemas simples, as indústrias favorecem os algorítmos que melhor se adaptam aos seus processos produtivos. Este trabalho tem por objetivo a criação de um ambiente comum, fornecido sob a forma de um software, que possa ser utilizado tanto por pesquisadores, para desenvolvimento de algorítmos, quanto por empresas, para obtenção dos cronogramas de produção. A homogeneização obtida geraria uma interação entre as duas partes, estimulando o intercâmbio de algorítmos de programação, modelos de processos de produção, e de resultados obtidos. O ambiente é subdividido em 5 módulos funcionais: estrutura de controle, modelagem de processos, armazenagem de resultados, programação da produção, e interface com o usuário. Os quatro primeiros são desenvolvidos no decorrer do trabalho; o módulo de interface com o usuário, embora faça parte do software fornecido, não tem a descrição de seu funcionamento incluído nesta análise pela sua alta complexidade, e por seu desenvolvimento não estar especificamente relacionado à programação da produção. O módulo de programação da produção é acoplado ao ambiente em tempo de execução, e permite, além da substituição de algorítmos de produção, também expandir as funcionalidades dos outros módulos existentes. Os módulos são descritos nos contextos de sua estrutura estática e de seu comportamento dinâmico. No contexto da estrutura estática, são descritas as classes e seus interrelacionamentos. São mostradas classes que implementam a estrutura de controle, que permitem a modelagem dos processos de produção (restrições, entidades físicas, roteiros, filas, ordens de produção), e que armazenam os resultados obtidos. No contexto do comportamento dinâmico, estuda-se a maneira através da qual a programação da produção ocorre, subdividindo-se as rotinas envolvidas em quatro níveis de abstração: atualização de atributos, mecânica das filas, suporte à programação, e algorítmo de programação. É mostrada a forma através da qual as camadas se inter-relacionam durante o processo de programação, permitindo avaliar quais as funcionalidades que deverão estar presentes no algorítmo que se quer desenvolver. Um módulo v simples de simulação por regras de sequenciação é incluído como protótipo de um algorítmo de programação. Terminada a fase de análise conceitual, é escolhida uma tecnologia para implementação do ambiente em forma de software. A codificação do ambiente, em Borland Delphi, dá origem ao SPR - Sistema de Programação de Recursos, alcançando o objetivo proposto. Por fim, verifica-se a conformidade do ambiente obtido frente a situações complexas de produção encontradas na prática.
  Incluído em: 09/06/2008
  Mostra a importância da utilização dos recursos de pesquisa do Portal de Periódicos da Capes e do diretório de Bases On-Line na página web da Biblioteca Central visto pelos alunos do Mestrado em Ciências Farmacêuticas da Universidade estadual de Maringá. Na literatura em biblioteconomia e Ciência da Informação, a área de saúde é identificada com um dos grandes usuários de recursos bibliográficos e também dos serviços de pesquisa e revisão. Identificou-se qual a percepção destes usuários em relação ao grau de importância dos recursos do Portal às suas necessidades de pesquisa. Avaliou-se também o grau de importância do profissional bibliotecário como intermediário entre estes recursos de pesquisa e a informação. No resultado constatou-se que a utilização do Portal é de grande importância e a capacitação e intermédio do bibliotecário como essencial para este fim. Identificou-se que os recursos do Portal e do diretório de Bases On-Line devem estar atrelados também à capacitação de seus usuários através de apresentações e cursos feitos pelos bibliotecários.
  Incluído em: 01/06/2007
  O acelerado desenvolvimento tecnológico fez surgir uma nova era chamada “Era da Informação”. Conteúdos são disponibilizados a todo instante fazendo com que o usuário sinta a necessidade de acesso imediato a eles. Diante disso, diversas áreas do conhecimento têm desenvolvido pesquisas com o objetivo de encontrar metodologias e instrumentos que venham a facilitar a Recuperação da Informação de forma ágil e precisa além de proporcionar a interação entre o usuário e os sistemas disponíveis. Neste trabalho procura-se mostrar a evolução destas pesquisas em duas áreas que estão intimamente ligadas pelas especificidades do tema: a Ciência da Informação e a Ciência da Computação. A identificação da temática central comum às duas áreas e a possibilidade de interação e contribuição mútua também está evidenciada. Levando-se em consideração que para haver uma comunicação plena, emissor e receptor devem dar a mesma significação aos símbolos e que a linguagem natural é muito mais dinâmica, o trabalho conclui a importância da evolução e da adequação as linguagens documentárias, objetivando a recuperação de qualidade.
  Incluído em: 28/06/2008
  A sociedade hoje encontra-se pautada no elemento informação. A informação atualmente funciona como elemento que agrega valor às organizações e à sociedade como um todo. Ela assumiu na sociedade contemporânea, um caráter de extrema importância, principalmente quando se tem a perspectiva de através dela, atingir objetivos voltados ao desenvolvimento social, político, econômico etc. As organizações atuais têm seu desenvolvimento atrelado à forma como organizam, tratam, processam e representam a informação. Neste sentido, é necessário estabelecer mecanismos eficientes para que as organizações possam tratar adequadamente a informação. Esta organização da informação poderá gerar resultados que garantam a sobrevivência destes organismos em sociedade.
  Incluído em: 07/04/2008
  O artigo trata da Importância de Sistemas de Informação para a Competitividade Logística de um modo em geral.
  Incluído em: 17/05/2007
  Trata da importância na formação contínua dos profissionais bibliotecários no Brasil. Identifica as entidades de classe brasileiras ligadas à Biblioteconomia, as categorias da educação continuada manifestadas e a forma em que o tema está sendo divulgado. Considera como educação continuada os cursos de especialização, participação em eventos e cursos de curta duração. Analisa o conteúdo documental dos sites das entidades, investigando as ações relacionadas ao incentivo da educação continuada. Conclui que a formação continuada do profissional bibliotecário é incentivada e divulgada pelas entidades da categoria.
  Incluído em: 04/05/2007
  Presentation the theory of storage and the covering the information in serial order, founded on the representation of the items by vectors whose elements are variables of normal distribution, and resting on the concepts of convolution and correlation. Applications and predictions are commented on starting from the theory.
  Incluído em: 10/11/2007
  Mostramos como as tecnologias da informação, em particular a Internet, estão provocando uma globalização das atividades de recuperação de informação e pesquisa bibliográfica. Apresentamos as diversas formas de interação na Internet e os principais serviços existentes atualmente referentes à recuperação bibliográfica.
  Incluído em: 11/04/2007
151 a 160 de 512 Mais >>

JOHUHA é um diretório sobre temas relacionados com Ciência da Informação e Biblioteconomia.

Criado pelo Prof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera. e-mail: godoy@cin.ufsc.br

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina - Brasil.

Localização dos visitantes do JOHUHA
Voltar Diretorio sobre Ciência da Informação e Biblioteconomia http://www.johuha.ufsc.br/ Copyright & 2006 Pof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera, Todos os Direitos Reservados.