Categoria: Recuperação da Informação
Sub-categorias
Aprendizado de Máquina
Categorização Automática ...
Avaliação de Sistemas de Recuperação da Informação
Bases de Dados Dicionários Online
Direitos Autorais Estratégias de Buscas
Filtragem de informação Indexação
Interfaces
Usabilidade ...
Metadados
Mineração de Dados Modelos de Recuperação da Informação
Algoritmos Genéticos, Lógica Fuzzy, Modelo Booleano ...
Organização de informações na web Recuperação Colaborativa
Recuperação de Informação Especializada Recuperação de Informação Multimídia
Recuperação de Informação Musical Representação Lógica
Sistemas de busca Web
Agentes Inteligentes, Análise de Link, Bibliotecas Digitais ...
Tarefas do Usuário
Browsing ...
Tesauro Web 2
Web Semântica
Ontologias ...
 
512 Site(s) nesta categoria           141 a 150 de 512

  O trabalho visa apresentar alguns procedimentos que podem caracterizar uma postura pro-ativa em bibliotecas universitárias. Para tanto, apresenta aspectos do conceito de pro-atividade em um contexto onde o uso e a aplicação das tecnologias de informação (TI) constituem-se ferramentas essenciais para promover a inclusão social/digital no Brasil. O trabalho é abordado no contexto das bibliotecas do Centro Universitário da Cidade do Rio de Janeiro – UNIVER CIDADE. A adoção de procedimentos pró-ativos no Sistema de Bibliotecas da UNIVER CIDADE possibilitou um maior alcance dos problemas de informação de seus usuários, oferecendo, assim, subsídios para uma gestão eficiente da informação. Conseqüentemente, a confiança nos serviços da biblioteca e a participação nos programas instituídos cresceram proporcionalmente às ações pró-ativas adotadas pelo Sistema de Bibliotecas.
  Incluído em: 30/06/2007
  Analisa, sob uma perspectiva histórica, as funções básicas da biblioteca, tais como armazenagem, disseminação e representação de informações, evoluindo e acompanhando as inovações das tecnologias de informação e comunicação (TICs) que se configuram como elemento facilitador das atividades da biblioteca. Tais tecnologias, que caracterizam a sociedade da informação, oferecem condições para que um único suporte contenha todo o acervo da humanidade; possibilitam a disseminação de informações sem intermediários, vez que o próprio autor disponibiliza seus textos em portais, sites, bases de dados e bibliotecas digitais. Além disso, anuncia-se a web semântica como solução para o problema da representação, reunindo e cruzando textos diversos com temáticas comuns a serem utilizados pelas bases de dados, serviços de busca e de navegadores. Por tudo isso, há que se supor que o sonho de uma biblioteca universal está se tornando realidade.
  Incluído em: 23/09/2007
  A avaliação de sites Web e dos diferentes recursos eletrônicos constitui um campo de trabalho cada vez mais importante para o bibliotecário realizar a gestão e o desenvolvimento de coleções em bibliotecas. Este artigo pretende mostrar como o bibliotecário pode intervir em todas as etapas do processo de criação de uma biblioteca virtual, a partir da elaboração de uma política de desenvolvimento de coleções eletrônicas até a organização ergonômica dos recursos, passando pela determinação, seleção e avaliação dos sites Web.
  Incluído em: 23/09/2007
  A utilização de bases de dados mais aperfei- çoadas permite, por um lado, maior rapidez na recuperação de muitos itens de informação, mas por outro lado, gera dúvidas quanto aos proce-dimentos de recuperação em si. Essas dúvidas estão relacionadas com a clareza dos métodos de indexação como controle de vocabulário (por meio de linguagens documentárias) , lógicas de busca e formatos de registro. Considerando-se que o vocabulário utilizado para controle terminológico na indexação e recuperação dos documentos da base de dados LILACS é o DeCS (Descritores em Ciências da Saúde) uma tradução do MeSH ( tesauro em inglês ) para o português e espanhol, objetivou-se avaliar tal linguagem documentária mediante a análise de processo de estratégia de busca na base de dados LILACS. Para tanto, verificou-se o uso de dados bibliográficos, examinou-se o processo de estratégia de busca, e analisou-se o processo de recuperação da informação. Os dados utilizados na análise foram coletados em um estágio desenvolvido SBD/FOB/USP,para compreensão do manuseio da base de dados LILACS e desenvolvimento de 35 pesquisas bibliográficas baseadas nos formulários dos usuários que requisitavam a pesquisa ao SBD, tendo como procedimentos o uso de palavras – chave levantadas pelo usuário no formulário, a elaboração de lógica de busca adequada, levantamento de buscas bibliográficas. Os resultados, tanto da lógica de busca utilizada, quanto das referências bibliográficas obtidas, foram coletados para análise verificando-se que quando os termos da busca eram dispostos livremente na base, a recuperação pecava na precisão, mas, quando os termos estavam de acordo com o DeCS, o número de levantamentos obtidos era menor,porém mais preciso. Para confirmar isso, aplicou-se o coeficiente de precisão sugerido por LANCASTER 16 dessas buscas (8 por termo livre, 8 por DeCS), onde nos resultados comparativos finais, comprovamos a maior precisão nas buscas efetuadas com o termo DeCS, o que indica que a Linguagem Documentária utilizada na Base de Dados LILACS é eficaz no que diz respeito a recuperação da Informação.
  Incluído em: 13/07/2007
  Este trabalho tem por objetivo apresentar os resultados obtidos de uma pesquisa de satisfação da qualidade dos serviços oferecidos pelo Serviço de Biblioteca e Documentação Científica do Hospital Universitário da Universidade de São Paulo (SBDC-HU/USP), utilizando a escala SERVQUAL para mensuração da qualidade percebida pelos usuários. Foram utilizados como instrumentos de pesquisa: questionários e entrevista. A partir da análise dos dados tabulados, a biblioteca obteve informações para tomar medidas, a fim de melhorar a qualidade dos produtos oferecidos e dos serviços prestados. Descreve também a metodologia de implantação do Programa de Avaliação da Qualidade dos Produtos e Serviços do Sistema Integrado de Bibliotecas da USP (PAQ-SIBi/USP), sistema do qual é parte integrante.
  Incluído em: 25/05/2007
  The chapter therefore starts with the original ideas of Luhn on which much of automatic text analysis has been built, and then goes on to describe a concrete way of generating document representatives. Furthermore, ways of exploiting and improving document representatives through weighting or classifying keywords are discussed. In passing, some of the evidence for automatic indexing is presented.
  Incluído em: 10/07/2007
  In this chapter I shall attempt to present a coherent account of classification in such a way that the principles involved will be sufficiently understood for anyone wishing to use classification techniques in IR to do so without too much difficulty. The emphasis will be on their application in document clustering, although many of the ideas are applicable to pattern recognition, automatic medical diagnosis, and keyword clustering.
  Incluído em: 10/07/2007
  Hipertextualizar é uma forma muito racional de apresentar a informação que mostra como a nossa mente processa, organiza e guarda conhecimento. Cria um espaço de informação orgânico, quando oposto ao formato linear imposto pelo modelo da imprensa permitindo amarrações múltiplas. As novas tecnologias da informação são relacionadas com a criação da informação; o ato de criar a informação no computador é marcado pela convivência com os evanescentes pixels de fósforo em uma tela de raios catodos e é tamanha a impermanência do texto nesta criação que poderíamos comparar com o processo de composição que opera no pensamento do indivíduo gerador. A informação no texto linear reduz a incerteza pontual tal como quando um diz vou com a doçura o outro pode de imediato querer encontrar a criatura nesta colocação unidimensional das palavras; o hipertexto com sua trajetória vagante e livre cria incertezas, pois textos entrelaçados e direcionados ao infinito não respondem, apontam, e o fazem sem uma definição estrita, sem linhas formais, cores ou formas previamente pensadas. Não tem mesmo uma única realidade por norma ou forma. Pode ser um percurso de passos delirantes, sem destino certo ou explicações fáceis; um percorrer de labirintos de medusas entrelaçadas.
  Incluído em: 11/06/2008
  Duas questões norteiam este trabalho: as contradições da sociedade da informação e a formação do chamado profissional da informação. Essa denominação adotada pelos bibliotecários, nas últimas décadas do século passado, e seus fazeres têm sido marcados pela dualidade, ora com uma visão progressista, ora conservadora. Conduzimos a nossa reflexão em dois momentos que se completam. Procuramos pontuar o papel que o bibliotecário assumiu na sociedade brasileira, em seguida, reportamo-nos à maneira como pensamos o seu papel social e político nessa sociedade.
  Incluído em: 06/06/2007
  A identificação de aglomerados de palavras-chave e a análise da força de ligação entre pares de palavras e expressões significativas integrantes dos aglomerados abre o caminho para importantes aplicações que vão da construção de léxicos especializados até o desenvolvimento de instrumentos lógicos suscetíveis de otimizar os processos de indexação automática e recuperação da informação, passando pela possibilidade de acompanhar a evolução dos temas de interesse da pesquisa científica. Apresenta-se uma aplicação da análise das coocorrências de pares de palavras-chave para identificação do âmbito e da abrangência do léxico básico, que caracteriza os processos de indexação e recuperação da informação.
  Incluído em: 30/04/2007
141 a 150 de 512 Mais >>

JOHUHA é um diretório sobre temas relacionados com Ciência da Informação e Biblioteconomia.

Criado pelo Prof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera. e-mail: godoy@cin.ufsc.br

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina - Brasil.

Localização dos visitantes do JOHUHA
Voltar Diretorio sobre Ciência da Informação e Biblioteconomia http://www.johuha.ufsc.br/ Copyright & 2006 Pof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera, Todos os Direitos Reservados.