Categoria: Recuperação da Informação
Sub-categorias
Aprendizado de Máquina
Categorização Automática ...
Avaliação de Sistemas de Recuperação da Informação
Bases de Dados Dicionários Online
Direitos Autorais Estratégias de Buscas
Filtragem de informação Indexação
Interfaces
Usabilidade ...
Metadados
Mineração de Dados Modelos de Recuperação da Informação
Algoritmos Genéticos, Lógica Fuzzy, Modelo Booleano ...
Organização de informações na web Recuperação Colaborativa
Recuperação de Informação Especializada Recuperação de Informação Multimídia
Recuperação de Informação Musical Representação Lógica
Sistemas de busca Web
Agentes Inteligentes, Análise de Link, Bibliotecas Digitais ...
Tarefas do Usuário
Browsing ...
Tesauro Web 2
Web Semântica
Ontologias ...
 
512 Site(s) nesta categoria           121 a 130 de 512

  É o primeiro dicionário Caboverdiano on-line. Possui mais de 4.000 palavras do Caboverdiano falado na Ilha Santiago, 5.000 expressões exemplificativas do uso dessas palavras, mais de 10.000 sentidos em Português, breve descrição do sistema gramatical do Caboverdiano, critérios de base à grafia utilizada, pesquisa a partir de árvores de classificação etimológica, morfo-sintáctica e temática, possibilidade de colocar o Dicionário em qualquer página e pesquisa avançada.
  Incluído em: 14/10/2007
  Artigo que comenta sobre estudo de usuários on line.
  Incluído em: 16/04/2007
  Apresenta ferramenta para o desenvolvimento de Sites na Web, as ferramentas disponíveis no mercado, objentivando oferecer aos empreendedores informações para implantações de Bibliotecas Digitais/Virtuais. Trata também da capacitação de recuros humanos mas Unidade de Informação,a neceissidade de agregar novos conhecimentos aos profissionais Bibliotecários na estruturação de novos trabalhos voltados na Web.
  Incluído em: 06/10/2007
  a gestão do sitema informacional.processos de recuperação da informação;bancos de dados.
  Incluído em: 11/04/2007
  Apresenta uma leitura de dois best sellers contemporâneos sob o ponto de vista da disseminação da informação. Discutem-se os conceitos de verdade, a busca da verdade, o acesso à informação, as motivações e critérios individuais que se sobrepõem à necessidade, validação e uso da informação. Considerando-se que o universo pessoal representa a fronteira do entendimento e da aceitação da informação como verdade, pelo menos três dimensões concorrem para o acesso à informação, e são afetadas pelas novas tecnologias. Tais tecnologias respaldam uma nova ordem de comunicação, cuja tendência crescente é a de transferir a responsabilidade plena sobre o processo de busca e uso da informação para o consumidor, acarretando leituras não convencionais sobre critérios de qualidade da informação e o surgimento de uma nova categoria de direitos civis: o direito intelectual.
  Incluído em: 25/05/2007
  Contém tipos textuais específicos na área da saúde, levando em consideração os conhecimentos da ciência da informação com o da linguistica textual, para possibilitar uma melhor organização e recuperação de informação da área da saúde.
  Incluído em: 16/10/2007
  Com as novas necessidades que possibilitam o desenvolvimento,a sociedade altera sua concepção de conhecimento, o que possibilita diferentes formas de tratamento de documentos e do seu conteúdo. Os processos de enunciação de codificação e da enunciação de decodificação da informação documentária são construídos com a função de representar e recuperar conhecimentos registrados em qualquer tipologia de documento. A classificação do conhecimento científico tem se refletido na organização deste conhecimento e na elaboração da informação documentária, nas instituições responsáveis pela sua preservação e disseminação.
  Incluído em: 20/03/2008
  As novas tecnologias permitem o acesso à informação de maneira rápida e impulsionam as unidades de informação a constantes buscas pela qualidade dos serviços oferecidos a seus usuários.Num cenário marcado por agilização dos meios de comunicação e usuários de informações mais exigentes, há a preocupação das bibliotecas em automatizar seus acervos. Para tanto, se utilizam de um processo que agiliza a automação de bibliotecas, o de conversão retrospectiva-retrospective conversion - RECON. Realizamos levantamento bibliográfico em bases de dados, sites disponíveis na Internet,periódicos, publicações avulsas e trabalhos apresen-tados em eventos. Como resultado, procuramos desmistificar [sic] e mostrar a conversão retrospectiva apresen-tando uma amostragem do processo, as vantagens, as formas de funcionamento,enfocando um exemplo do processo de RECON.
  Incluído em: 27/06/2008
  As novas tecnologias permitem o acesso à informação de maneira rápida e impulsionam as unidades de informação a constantes buscas pela qualidade dos serviços oferecidos a seus usuários. Num cenário marcado por agilização dos meios de comunicação e usuários de informações mais exigentes, há a preocupação das bibliotecas em automatizar seus acervos.Para tanto, se utilizam de um processo que agiliza a automação de bibliotecas, o de conversão retrospectiva– retrospective conversion- RECON. Realizamos levantamento bibliográfico embases de dados, sites disponíveis na Internet, periódicos, publicações avulsas e trabalhos apresentados em eventos. Como resultado, procuramos desmistificar e mostrar a conversão retrospectiva, apresentando uma amostragem do processo, as vantagens, as formas de funcionamento, enfocando um exemplo do processo de RECON.
  Incluído em: 01/10/2007
  Apresenta fontes de informação na Internet da area de Administração, que segundo dados do Ministério da Educação possui 989 cursos. Aponta ferramentas de busca da Internet. Estabelece diferença entre os diretórios, motores de busca e metamotores. Indica bibliografias, catálogos de bibliotecas, catálogo de teses e dissertações, portais,periódicos eletrônicos, estudo de casos, dicionários,instituições, listas de discussão. Recomenda critérios para avaliação dos documentos eletrônicos. Pretende proporcionar aos usuários e profissionais de informação uma fonte de referência no auxílio às pesquisas acadêmicas.
  Incluído em: 29/10/2007
121 a 130 de 512 Mais >>

JOHUHA é um diretório sobre temas relacionados com Ciência da Informação e Biblioteconomia.

Criado pelo Prof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera. e-mail: godoy@cin.ufsc.br

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina - Brasil.

Localização dos visitantes do JOHUHA
Voltar Diretorio sobre Ciência da Informação e Biblioteconomia http://www.johuha.ufsc.br/ Copyright & 2006 Pof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera, Todos os Direitos Reservados.