Categoria: Recuperação da Informação
Sub-categorias
Aprendizado de Máquina
Categorização Automática ...
Avaliação de Sistemas de Recuperação da Informação
Bases de Dados Dicionários Online
Direitos Autorais Estratégias de Buscas
Filtragem de informação Indexação
Interfaces
Usabilidade ...
Metadados
Mineração de Dados Modelos de Recuperação da Informação
Algoritmos Genéticos, Lógica Fuzzy, Modelo Booleano ...
Organização de informações na web Recuperação Colaborativa
Recuperação de Informação Especializada Recuperação de Informação Multimídia
Recuperação de Informação Musical Representação Lógica
Sistemas de busca Web
Agentes Inteligentes, Análise de Link, Bibliotecas Digitais ...
Tarefas do Usuário
Browsing ...
Tesauro Web 2
Web Semântica
Ontologias ...
 
512 Site(s) nesta categoria           111 a 120 de 512

  Descrevem-se, através de modelos a evo-lução dos sistemas de armazenamento e recupe-ração de informações. Procura-se salientar o impacto nos métodos tradicionais de tratamento da informação, causado com a adoção do computa-dor. Enfatiza-se a utilização do computador co-mo instrumento capaz de, não só simular proces-sos manuais, mas também de simular mecanismos mentais de processamento da informação.
  Incluído em: 22/11/2007
  Much effort and research has gone into solving the problem of evaluation of information retrieval systems. However, it is probably fair to say that most people active in the field of information storage and retrieval still feel that the problem is far from solved. One may get an idea of the extent of the effort by looking at the numerous survey articles that have been published on the topic (see the regular chapter in the Annual Review on evaluation). Nevertheless, new approaches to evaluation are constantly being published (e.g. Cooper[1]; Jardin and van Rijsbergen[2]; Heine[3]).
  Incluído em: 10/07/2007
  Este artigo faz uma análise exploratória sobre modelos de Avaliação de Sistemas de informação. A Avaliação dos Sistemas de Informação surge como temática relevante nos círculos acadêmicos, sendo objetos de estudo de diversas áreas do conhecimento. No âmbito organizacional a inquietude se dá pelos altos investimentos e a dificuldade em se mensurar o retorno. Por outro lado, há uma dependência cada vez maior sobre os Sistemas de Informação. Nos modelos analisados existe uma tendência em abordar novas variáveis de avaliação considerando o alto grau de subjetividade como fator inerente ao processo
  Incluído em: 22/05/2007
  A proposta deste estudo é avaliar, pela observação do usuário, a linguagem documentária Descritores em Ciência da Saúde, na área de Fonoaudiologia, utilizada para recuperação da informação no sistema de recuperação da Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, produzido pelo Centro Latino- Americano e do Caribe de informação em Ciências da Saúde, por meio de técnica do protocolo verbal, pelo fato dos pesquisadores da área de Fonoaudiologia necessitarem de um sistema de informação que utilize um linguagem documentária que represente os valores e a cultura deste sistema em que ela está inserinda.
  Incluído em: 10/11/2007
  Este artigo discute a potencialidade do uso de interfaces gráficas tridimensionais (ambientes virtuais) em sistemas interativos e, particularmente, em aplicações voltadas ao ensino à distância. Como exemplo de tais sistemas, é apresentado o Projeto Professor Virtual, trabalho este, que está sendo desenvolvido pelo Grupo de Realidade Virtual da Universidade Federal de São Carlos. Para finalizar, são exibidas algumas formas de interação até agora definidas para o projeto citado.
  Incluído em: 10/04/2008
  Este artigo visa a apresentar e articular conceitos importantes para a compreensão, sob a ótica da ciência da informação, das especificidades e potencialidades do documento eletrônico no ambiente hipertextual da web. Para isso, são resgatados termos como “documento”, “cadeia documental” e “unidade de informação”, que são aproximados a conceitos característicos do ambiente digital como “hipertextualidade” e “arquitetura da informação”. Este trabalho é parte dos estudos realizados na dissertação “Estratégias de produção e organização de informações na web: uma análise de sites turísticos”, apresentada em abril de 2005 ao Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que teve como objetivo final (não contemplado neste artigo) a proposição de uma metodologia de análise de sites que privilegie a identificação e compreensão de seus processos de produção e organização de informações.
  Incluído em: 04/10/2007
  Análise do Almanaque Abril CD ROM 98, características e potencialidades, comparação de semelhanças e diferenças com a enciclopédia tradicional.
  Incluído em: 06/12/2006
  Este trabalho apresenta a importância que a informática vem exercendo sobre as bibliotecas do SIBIUN (Sistema Integrado de Bibliotecas da UNIVALI), através da experiência com uma nova ferramenta tecnológica. O software eLISA gerencia todo o material bibliográfico do sistema, bem como, os dados referentes aos seus usuários. Ele auxilia o usuário na busca e na recuperação da informação desejada. O software foi desenvolvido para permitir uma evolução contínua, visando um melhor atendimento à comunidade acadêmica em geral e a seus usuários diretos e indiretos.
  Incluído em: 06/10/2007
  Este trabalho apresenta um experimento que usa técnicas nebulosas para implementar um sistema protótipo para recuperação de informação, reduzindo de n para 3 o número de seções consideradas em um documento. O objetivo foi verificar o comportamento e o desempenho de tal enfoque quando aplicado a uma coleção de documentos com estruturas heterogêneas, a priori desconhecidas, articulando o texto. Os resultados foram promissores apesar da simplicidade do enfoque, criando um grande interesse na exploração de modelos mais sofisticados de recuperação de informação usando a teoria nebulosa para a construção de ontologias particulares
  Incluído em: 15/06/2008
  As Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s) introduziram mudanças significativas no contexto das bibliotecas universitárias. Nesse cenário, a maioria das bibliotecas que informatizaram seus acervos se depararam com a conversão retrospectiva que é também o momento da confecção do catálogo on line, o qual é fundamental para a organização, recuperação e divulgação de informações. O Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Ceará (SB-UFC) tem demonstrado sua capacidade de responder as mudanças, buscando uma infraestrutura que lhe permita operar como um sistema de informação moderno e adequado às suas atividades. Ao implantar o sistema PERGAMUM, o SB-UFC recebeu um novo impulso e tem buscado o aprimoramento do seu catálogo eletrônico primando pela qualidade dos produtos e serviços oferecidos aos seus usuários. Nesse texto, apresenta-se o trabalho desenvolvido pela Comissão de Catalogação Retrospectiva, onde relata-se de maneira breve o processo de informatização do SB-UFC, a experiência do processo de conversão retrospectiva, bem como a metodologia e o estabelecimento de uma política de seleção, com diretrizes para orientar o cadastramento da colecão retrospectiva no SB-UFC.
  Incluído em: 13/07/2007
111 a 120 de 512 Mais >>

JOHUHA é um diretório sobre temas relacionados com Ciência da Informação e Biblioteconomia.

Criado pelo Prof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera. e-mail: godoy@cin.ufsc.br

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina - Brasil.

Localização dos visitantes do JOHUHA
Voltar Diretorio sobre Ciência da Informação e Biblioteconomia http://www.johuha.ufsc.br/ Copyright & 2006 Pof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera, Todos os Direitos Reservados.