Categoria: Ciência da Informação
Sub-categorias
Informação tecnológica
Inteligência competitiva ...
Arquivologia
Arquivos digitais, Arquivos Empresariais, Arquivos Universitários ...
Bibliometria Biblioteconomia
Bibliotecas Comunitárias, Bibliotecas do Futuro, Bibliotecas Escolares ...
Fontes de Informação Gestão do Conhecimento
Informação e sociedade
Lei de Acesso à Informação ...
Museologia
Profissionais da Informação
Competência Informacional, Formação Profissional ...
Teoria da comunicação
Comunicação organizacional ...
 
328 Site(s) nesta categoria           91 a 100 de 328

  No processo de catalogação, indispensável para a Ciência da Informação, ocorre a criação de formas de representação documentária descritiva, por isso, sua relação com as teorias de formas de representação estudadas pela Ciência Cognitiva. Essa relação é objeto de estudo dessa pesquisa, que se pautará na análise do formato de intercâmbio de dados bibliográficos Machine Readable Cataloging, MARC 21, em sua versão em Extensible Markup Language, XML, linguagem de marcação que prove mecanismos de comunicação de dados desenvolvida pela Ciência da Computação, caracterizando o referencial teórico da pesquisa a partir da interdisciplinaridade existente. O objetivo da pesquisa é destacar a importância da XML para a Ciência da Informação, a partir da própria estrutura da linguagem e de estudos sobre Formas de Representação, apresentando a versão MARC 21 em XML como ferramenta adequada para representação documentária. A proposição apresenta subsídios teóricos e metodológicos que destaca o MARC 21 em sua versão XML como uma relevante opção de representação documentária, e promove uma discussão sobre a necessidade de desenvolvimento de ferramentas de software e não de novos métodos de representação. Evidências técnicas sobre o MARC 21, XML e a indicação a versão MARC 21 em XML como método adequado para representação documentária embasarão a proposição. A partir de uma metodologia de análise, verificou-se que a necessidade de desenvolvimento de métodos e teorias para a fundamentação da representação documentária e também de implementação efetiva de ferramentas de software preocupada com a usabilidade da interface para otimização do processo de representação, ocasionam dificuldades na apresentação de uma catalogação de qualidade, especialmente, no que se refere a representação, descrição e intercâmbio de documentos eletrônicos disponíveis na Internet. Se obtém como resultados a conclusão de que em sua versão em XML, o MARC 21 destaca-se frente as iniciativas de padrões para a documentação de acervos específicos como estrutura de metadados, por entre outros motivos, ser o formato mais antigo, mais usado e maior base existente. Não estamos afirmando que não são necessários os estudos sobre metadados, entretanto, conclui-se que a discussão atual necessária é sobre o desenvolvimento de ferramentas de software com interfaces providas de usabilidade, que contemplem a solução para as questões de interoperabilidade entre os padrões já existentes.
  Incluído em: 04/10/2008
  Aborda algumas interfaces do fenômeno da cognição com a ciência da informação, tem com objetivo refletir alguns componentes do processo de representação de conhecimentos, no contexto atual balizado pelo surgimento e desenvolvimento dos arquivos e bibliotecas digitais.
  Incluído em: 29/05/2012
  Uma das maiores dificuldades enfrentadas na obtenção de informações relevantes é quanto à filtragem de informações. Nesse sentido é bom destacar que o profissional da informação pode ser considerado como o primeiro filtro do sistema. O uso de intrumentos de linguagem documentária se faz necessário e contribui de forma substancial para o sucesso do serviço oferecido. Esse trabalho defende a necessidade de um profissional da informação, na contribuição ao gerenciamento de sistemas de recuperação de informação, e tem como foco, o uso de tesauros em bases de dados, analisando-os sobre dois aspectos: como uma ferramenta de trabalho do indexador e como um poderoso recurso facilitador para a busca de informações.
  Incluído em: 24/03/2009
  Esse artigo se propõe a apresentar a realidade brasileira em termos de exclusão digital, mostrar as vantagens do Software Livre (SL) na ótica da inclusão digital, informar iniciativas brasileiras de uso do SL na alfabetização digital e apresentar uma proposta de combate à exclusão digital na Bahia.
  Incluído em: 11/04/2013
  A rede Internet, disponibilizada a todos cidadãos a partir da década de 1990, intensificou o acesso geral e irrestrito às informações devido às facilidades proporcionadas pela infra-estrutura e conjunto de programas e protocolos. Dentre as implementações encontram-se os projetos para a edição de publicações eletrônicas, bibliotecas virtuais e digitais. Apesar das possibilidades existentes para o acesso a esses repositórios informacionais, tem sido necessário o desenvolvimento de novas especificações técnicas para a padronização dos dados, propiciando dessa forma uma recuperação eficiente e eficaz pelo usuário. Dentre as regras e normas elaboradas encontram-se os formatos de metadados, que subsidiam a organização de conteúdos em meio digital. O presente trabalho apresenta o conceito, as características e os objetivos de metadados, objetivando uma melhor compreensão sobre sua importância quando da estruturação de bases de dados e serviços de informação de conteúdos digitais.
  Incluído em: 13/06/2012
  Resulta evidente la necesidad de establecer mecanismos que permitan una descripción más exhaustiva de los recursos electrónicos. En este trabajo se propone como solución el uso de metadatos. Por ese motivo se estudia el concepto de metadato con el fin de determinar tanto su campo de acción como los diferentes presupuestos subyacentes en este. It is evident the necessity to establish mechanisms that allow a more exhaustive description of the electronic resources. In this work we propose as solution the use of metadata. For that reason the concept of metadata is studied for the purpose of determining their action field and the underlying different meanings in this.
  Incluído em: 08/04/2010
  Estudo realizado com 49 pesquisadores de nove unidades descentralizadas da Embrapa, contemplando dois centros por tema básico, três ecorregionais e quatro de pesquisa por produto (23% das 39 unidades), no período de 1992 a 1997. A coleta de dados foi feita por meio de questionários eletrônicos, com retorno de 75 respondidos (17% do total enviado).Os resultados mostraram melhoria nos contatos entre os pesquisadores, estabelecendo-se extensa rede de comunicação no país e no exterior. Observou-se a ocorrência, ainda em pequena escala, da avaliação e da publicação de trabalhos técnico-científicos em meio eletrônico. Conclui-se que o uso de tecnologias da informação afetou positivamente a comunicação científica do grupo estudado, com maior eficiência na produção, avaliação e difusão do conhecimento e, consequentemente, melhores resultados no campo da pesquisa e do desenvolvimento.
  Incluído em: 07/04/2010
  Após passarmos de uma economia essencialmente agrícola para a industrial, pode-se dizer que a informação hoje é um novo tipo de "economia" que tanto pode dominar os setores quanto desenvolvê-los, e um dos grandes desafios da sociedade do conhecimento é a formação de líderes para a gestão de pessoas. Os líderes devem ter a capacidade de criar, motivar, manter o trabalho em equipe, visando sempre aos objetivos almejados de uma organização.
  Incluído em: 02/06/2009
  Se a origem da ciência da informação está marcada pelas alianças de pós-guerra entre ciência, Estado, sociedade, a pesquisa em questões da informação recebe hoje as demandas de articulação dos três principais eixos de integração e avaliação dos conhecimentos, no Brasil e na América latina: o eixo paradigmático, o eixo corporativo e o eixo territorial.
  Incluído em: 16/05/2011
  Arquivistas, bibliotecários, documentalistas, gestores da informação e museólogos, apesar de diferenciados em termos profissionais e institucionais, contribuem, de forma complementar, para a disponibilização da informação estocada, configurando objetivos comuns. As diferenças que se stabelecem entre os campos de atuação dos arquivistas e bibliotecários geram divergentes procedimentos de tratamento da informação e a discussão daquilo que as une, por meio de suas semelhanças, apontam para objetivos comuns quando as competências de ambos os profissionais, tanto de arquivos como de bibliotecas, visam tornar acessível a informação.
  Incluído em: 22/10/2012
91 a 100 de 328 Mais >>

JOHUHA é um diretório sobre temas relacionados com Ciência da Informação e Biblioteconomia.

Criado pelo Prof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera. e-mail: godoy@cin.ufsc.br

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina - Brasil.

Localização dos visitantes do JOHUHA
Voltar Diretorio sobre Ciência da Informação e Biblioteconomia http://www.johuha.ufsc.br/ Copyright & 2006 Pof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera, Todos os Direitos Reservados.