Categoria: Informação tecnológica
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  Discorre-se que, apesar do valor estratégico da informação, sua utilização de forma eficiente e eficaz não está plenamente consolidada no Brasil. Refere-se à falta de consenso no uso de conceitos e terminologias relacionados com a informação para indústria/empresas, focalizando, principalmente, a informação tecnológica e informação para negócios. Apresentam-se termos e conceitos referentes à indústria, tecnologia e negócios recuperados na literatura. Trata-se de uma contribuição para os estudos conceituais da área de informação tecnológica e para negócios no Brasil.
  Incluído em: 21/04/2014
  A gestão de tecnologia é tema relativamente novo e praticamente ainda abordado na literatura administrativa, que tem apresentado importantes contribuições a propósito das relações entre tecnologia e variáveis de estrutura e também no que diz respeito às relações entre o tipo de tecnologia utilizado e alguns processos administrativos.
  Incluído em: 11/07/2014
  A pesquisa foi realizada no acervo da Biblioteca da EAESP/FGV; as referências bibliográficas foram organizadas em ordem alfabética, dentro de cada ano de publicação (os anos aparecem em ordem cronológica decrescente). As referências precedidas de asterisco estão disponíveis no acervo da Biblioteca.
  Incluído em: 11/07/2014
  Discute o conceito e a importância da consultoria informatológica (knowledge counceling), cuja formulação, apesar de ter sido proposta há bastante tempo e de merecer a atenção de vários autores, está sendo retardada pela ausência de uma metodologia adequada. O presente trabalho discute uma alternativa e a aplicação de tecnologias da informação em seu contexto.
  Incluído em: 06/06/2014
  Os institutos de pesquisa filiados à Associação Brasileira de Instituições de Pesquisa Tecnológica Industrial (Abipti) que atuam junto ao setor industrial tendem a concentrar esforços na implantação de serviços on-line especializados e na modernização intensiva de seus, já existentes, produtos informacionais, pela adoção das inovações tecnológicas disponíveis nacional e internacionalmente.
  Incluído em: 11/07/2014
  Nas últimas décadas, observou-se um debate intenso no âmbito da economia e teoria da inovação. Tal debate claramente influenciou e produziu diferentes posturas e orientações políticas quanto ao desenvolvimento científico e tecnológico em vários países. No entanto, o desenvolvimento de alguns conceitos fundamentais, a partir de meados dos anos 80, permitiu a construção de importantes pontes conciliatórias sobre teorias consideradas aparentemente divergentes. Este artigo objetiva discutir algumas destas questões, analisando centralmente as contribuições recentes que geraram impacto e exerceram influência maior sobre as propostas de políticas de inovação hoje em discussão nos países mais avançados. Neste quadro de referência, é examinada a situação brasileira atual. Primeiramente, são discutidos alguns dos principais desafios à área de ciência e tecnologia. Em segundo lugar, são examinados os mais importantes dilemas enfrentados pela política científica e tecnológica no país. Enfim, são discutidas as mais importantes linhas de política explícita de desenvolvimento científico e tecnológico, tendo em vista as informações disponibilizadas pelo mais recente relatório de atividades publicado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia.
  Incluído em: 11/07/2014
  Este artigo pretende revisar o construto inteligência fluida (Gf) buscando ressaltar os pontos de convergência entre eles. Discute-se alguns estudos relevantes das abordagens psicométrica, cognitiva e da mais recente neurociência cognitiva. A tendência corrente é associar a inteligência fluida a pelo menos sete funções do executivo central, componente da memória de trabalho: (a) manutenção do nível de ativação das representações mentais, (b) coordenação de atividades mentais simultâneas, (c) monitoramento e supervisão das atividades mentais, (d) controle da atenção e atenção seletiva, (e) ativação de informações da memória de longo prazo e (e) redirecionamento de rotas ou flexibilidade adaptativa. Discute-se também como os testes de raciocínio indutivo com analogias geométricas representam este construto.
  Incluído em: 16/06/2014
  A evolução tecnológica acelerou o processo de globalização e propôs uma nova cultura nas relações humanas e profissionais. A introdução de recursos tecnológicos tornou-se real na maioria das escolas brasileiras. Esse contexto motivou a realização da pesquisa em questão que tem por objetivo analisar o uso da Informação Digital pelos alunos da 8ª Série do Ensino Fundamental. A pesquisa é de caráter exploratório, descritivo e aborda questões qualitativas e quantitativas relacionadas ao objeto de estudo. A população é composta de 34 alunos da 8ª série do ensino fundamental, do Colégio e Curso Evolução. Os resultados mostram que a maioria dos alunos é do sexo feminino, se inclui na faixa etária de 13 e 16 anos, acessa, diariamente, a Internet em casa e possui e-mail. Os alunos utilizam sites diversos no uso da informação, usam a Internet para comunicação, lazer, para tarefas escolares e não sentem dificuldades no seu uso. Concluiu-se que, na atualidade, o uso da informação digital é pouco utilizado como recurso didático previsto no projeto pedagógico para construção do conhecimento.
  Incluído em: 04/04/2014
  A orientação das atividades desenvolvidas no sector científico-tecnológico tem sido e será um assunto de particular relevância, tanto no nível das instituições como dos países e até da região. Por abundantes que fossem os recursos disponíveis, o que se espera é que a soma das necessidades e aspirações sejam sempre maiores, gerando frustrantes situações de limitação ou déficit.Os organismos de planificação e fomento da ciência, assim como os entes internacionais que implementam programas de cooperação, têm de maneira permanente a necessidade de revisar e avaliar as linhas programáticas que têm sido previamente estabelecidas. Muitas vezes as mudanças de governo ou inclusive até das correspondentes autoridades ou funcionários responsáveis trazem modificações, às vezes radicais e abruptas, das linhas estabelecidas por seus predecessores, introduzindo novas variáveis nas políticas de desenvolvimento científico-tecnológico.Quando as prioridades são estabelecidas pela comunidade científica, é habitual encontrar-se com folumosos e intermináveis listados de projetos e atividades que não reflete outra coisa do que as orientações, os interesses e os campos de ação individual de cada investigador, grupo ou instituição participante. Sendo que, para cada um, a atividade da qual se ocupa é a mais importante, ou pelo menos se encontra entre aquelas que não podem ser deixadas de lado, tal resultado não é estranho.
  Incluído em: 11/07/2014
  Considerando conceitos básicos sobre tecnologia, informação e saúde; a observação de propostas curriculares; a análise de softwares e hardwares destinados ao campo da saúde, e a análise crítica da literatura, esta pesquisa focou-se na questão de como formar profissionais do campo da informação e do campo da informática que possam melhor solucionar as problemáticas relacionadas ao contexto da saúde. Para tanto, elaborou-se como hipótese inicial um modelo de ensino-aprendizagem transdisciplinar que abarca quatro aspectos: interação entre docentes e discentes de diferentes áreas; integração entre o contexto externo e o contexto da instituição educacional; condições institucionais; sistematização de um projeto de ensino-aprendizagem. Para analisar tal hipótese, adotou-se um método qualitativo, qual seja, a pesquisa-ação, durante o período de ano, no qual foram ofertados dois cursos, com duração de 60 horas cada um e participação de 35 alunos. Como resultado da pesquisa, o modelo proposto se mostrou adequado para o ensino-aprendizagem em tecnologia e informação em saúde, sendo enfatizados parâmetros do contexto educacional transdisciplinar, como a competência linguística, a harmonizacao conceitual, os padrões éticos, a linguagem dos textos selecionados, e a relação entre as problemáticas discutidas no contexto externo e interno.
  Incluído em: 11/07/2014
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