Categoria: Bibliometria
 
8 Site(s) nesta categoria           1 a 8 de 8

  O objetivo deste trabalho é apresentar uma forma alternativa para aplicar os métodos da Pesquisa Operacional aos fenômenos bibliométricos que surgiram no início do século XX, até hoje muito polêmicos. Dentre as várias formulações no campo da bibliometria, a chamada “lei de Bradford” foi o foco da investigação. Tentativas deste gênero podem ser uma saída para sistematizar conceitos na bibliometria, confirmando ou descartando descrições e princípios oriundos de suas formulações empíricas. Tendo por base uma linha de analogia entre fenômenos físicos da Teoria do Caos – resolvidos pela Pesquisa Operacional (PO) – e casos de oferta e procura de periódicos, é possível encontrar uma explicação para o comportamento anômalo da curva de Bradford em certas condições críticas. Para aduzir alguma evidência empírica para este ensaio, dois casos práticos na área da PO foram adaptados para a resolução de problemas bibliométricos típicos. Além disso, ao longo de todo o texto, foram assinalados alguns pontos que parecem comuns entre a bibliometria e a Teoria do Caos. Este ensaio, portanto, enseja uma nova questão: a PO poderá contribuir com a ciência da informação, suprindo-a com modelos determinísticos e bayesianos para explicar os fenômenos bibliométricos?
  Incluído em: 11/07/2014
  Usando os dados reportados em artigos publicados em revistas brasileiras e trabalhos apresentados em congressos nacionais, replicaram-se as aplicações da Lei de Lotka à literatura brasileira em 10 campos diferentes. Utilizou-se o modelo do poder inverso pelos métodos do mínimo quadrado e probabilidade máxima. Das 10 literaturas nacionais analisadas, somente a literatura de medicina, siderurgia, jaca e biblioteconomia ajustaram-se ao modelo do poder inverso generalizado pelo método dos mínimos quadrados. No entanto, só duas literaturas (veterinária e cartas do Arquivo Privado de Getúlio Vargas) não se ajustaram ao modelo quando se usou o método da máxima probabilidade. Para ambas literaturas, tentaram-se modelos diferentes. A literatura de veterinária ajustou-se à distribuição binomial negativa, e as cartas do Arquivo Privado de Getúlio Vargas ajustaram-se melhor à distribuição Gauss-Poisson Inversa Generalizada.
  Incluído em: 17/07/2014
  A compreensão de um campo de conhecimento pode se dar partir de sua produção científica, que se materializa nos diversos tipos de publicação. Em uma abordagem mais restrita, este artigo busca entender a formação de unidades discursivas da análise documentária, no âmbito do Grupo Temma da ECA (Escola de Comunicação e Artes), da USP (Universidade de São Paulo), a partir da confluência teórico-metodológica entre a bibliometria e a arqueologia do saber de Michel Foucault. Tem como objeto de análise empírica a coletânea intitulada “Análise Documentária: a análise da síntese,” publicada em 1987 por este grupo. A pesquisa empírica foi realizada a partir de uma fase exploratória e outra focalizada. Define como categoria de análise as unidades paratextuais e textuais. Apresenta alguns indícios e evidências que facultam várias considerações sobre as formações de unidades do discurso da análise documentária no Brasil.
  Incluído em: 26/04/2014
  Compreende-se por disseminação bibliométrica um fenômeno que está relacionado à situação de veiculação de um conteúdo em diferentes unidades bibliográficas. O presente estudo objetiva estabelecer um indicador a ser utilizado na análise da disseminação de, por exemplo, citações a autores ou a publicações, de metodologias ou técnicas, de terminologias, editais, assuntos, etc. O estudo tem por subjacência o que é enunciado como “lei da distribuição de conteúdos em periódicos”. A disseminação é graficamente representada segundo níveis de distribuição (revista, volume, fascículo, artigo) do objeto de análise. São identificadas quatro propriedades da disseminação (espalhamento, expansividade, cronicidade e penetrabilidade), matematicamente representadas por coeficientes. Estes compõem um “índice de disseminação ponderada (IDP)”, assim adjetivado por atender diferenças hierárquicas quanto à natureza dos elementos bibliográficos que contemplam o objeto de análise. Em que pese a multidimensionalidade conjugada nesse indicador (4 variáveis abrangendo os domínios físico, temporal e cognitivo) sua utilização compreende baixa complexidade, demonstrada por aplicação a um exemplo empírico.
  Incluído em: 06/04/2014
  A representação descritiva no panorama atual vem sofrendo mudanças notórias nos modelos de descrição bibliográfica convencionais, permeadas pelas tecnologias de informação e comunicação, o que conduz a ou requer olhares diferenciados no tratamento dos recursos informacionais. Destaca-se que há forte tendência para a disponibilização de conteúdos digitais e falta de uso de padrões adequados para a representação e a descrição desses recursos em ambientes informacionais digitais.A iniciativa MarcOnt surge no bojo da Web semântica, como um padrão de descrição bibliográfica semântica com vistas a representar e descrever recursos informacionais mais exaustivamente e mais bem explicitados para compreensão e entendimento semântico pelas máquinas. Procura-se demonstrar a aplicação da ferramenta MarcOnt em ambiente informacional específico, a Biblioteca Digital Semântica JeromeDL, para analisar, à luz dos fundamentos da catalogação, as formas de representação dos recursos informacionais. Por meio de uma metodologia de revisão de literatura, objetiva-se identificar e caracterizar o uso e a aplicação do MarcOnt enquanto ferramenta para a construção de formas de representação da informação para bibliotecas digitais e para a Web na atualidade. O MarcOnt apresenta-se como uma iniciativa para os novos modelos de colaboração e compartilhamento de recursos informacionais, na elaboração completa e complexa da descrição bibliográfica, seguindo seu percurso natural sob o auspício da catalogação.
  Incluído em: 02/07/2014
  Esta pesquisa objetiva analisar os indicadores de impacto e relevância - total de artigos publicados, média de citações, número total de citações e índice h - dos pesquisadores mais produtivos na área “Estudos Métricos”, nos periódicos da base Scopus, por meio de um estudo de correlação, de determinação de melhor equação de regressão do índice h em função do total de citações, bem como em função de todos os indicadores sob análise. Como procedimento de pesquisa, utilizaram-se os termos de busca: “bibliometr* OR scientometr* OR infometr* OR webometr* OR informetr* OR webmetr* OR patentometr*”, recuperando-se 36 pesquisadores apontados como os mais produtivos. Para cada indicador, foram calculadas as seguintes estatísticas descritivas: máximo, mínimo, média, desvio padrão e coeficiente de variação. Calculou-se o coeficiente de correlação de Pearson e ajustou-se a equação de regressão do índice h em função do total de citações. Determinou-se a equação de regressão múltipla, do índice h em função dos demais indicadores. Nas considerações finais, destaca-se a necessidade da combinação destes indicadores para se descrever amplamente o perfil multifacetado de um pesquisador, dada a complementaridade de informações fornecidas pelos indicadores de produtividade e impacto, de natureza distinta.
  Incluído em: 11/07/2014
  O presente artigo objetiva realizar um estudo bibliométrico de todos os periódicos de Administração, Ciências Contábeis e Turismo (nacionais), tendo em vista a apresentação das disposições gerais destes periódicos. Metodologicamente, enquadra-se como uma pesquisa descritiva, estudo bibliométrico, suportado por uma análise documental feito nos sites de todas as Revistas classificadas de A1 a B5 pelo QUALIS/CAPES (Triênio 2009-2011). O processo de análise dos dados se deu por meio das técnicas de análise de conteúdo e análise documental das revistas disponíveis digitalmente. O recorte temporal foi o ano 2012, o tempo médio da pesquisa de campo foi de três meses, dada a complexidade no compilamento das informações. Os dados foram tratados por meio de frequências e tabelas e suas discussões ocorreram descritivamente, pois trouxeram à tona diversas informações até então não dispostas dessa forma em um trabalho cientifico. Dentre os principais resultados têm-se o despreparo de algumas gestões editoriais no processo de acompanhamento e execução das atividades inerentes ao processo editorial. Evidencia-se uma concentração de periódicos com maior qualificação nas regiões sul e sudeste. Poucos periódicos de alto impacto na perspectiva nacional, por fim, a existência de uma massa de produção ainda no campo extravirtual, limitando o acesso ao conhecimento. Com isso conclui-se que a os periódicos devem ser avaliados constantemente quanto as suas inserções e alcance, bem como a palavra de ordem deve ser publicização dos atos e fatos, bem como o próprio sistema de acompanhamento e qualificação da CAPES cuja periodização é um fator limitante.
  Incluído em: 27/06/2014
  O estudo apresenta uma análise da produção científica brasileira relacionada com teses defendidas de 2008 a 2010 na área de Ciência da Informação para mapear o fluxo da comunicação científica iniciado nos cursos de doutorado. O conceito de Mueller e Passos – trajeto percorrido pela informação científica desde sua geração até sua divulgação em documentos secundários – serviu de base para esta pesquisa, a qual visualizou o ciclo da produção científica e identificou características relativas aos documentos publicados, como a quantidade, o tipo e, principalmente, o tempo médio de publicação. Definiu-se como produção relacionada todo o conjunto de publicações científicas associadas às teses, divulgadas antes e depois do término destas. O corpus da pesquisa foi constituído por teses defendidas em seis programas da área: Universidade de São Paulo, Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade Estadual de São Paulo, Universidade de Brasília e Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Para alcançar os objetivos descritos, a principal fonte de informação utilizada foi a Plataforma Lattes (CNPq), que dá acesso aos currículos de doutores cadastrados. Os dados levantados foram submetidos à técnica bibliométrica, a qual possibilitou elaboração de tabelas e gráficos, permitindo visualizações interpretações mais concretas do tema em questão. Os resultados apontaram que a proporção de teses na área de Ciência da Informação que geram documentos é cerca de 8 em cada 10 pesquisas de doutorado; a proporção de documentos decorrentes de teses é em média 4,11 publicações; os canais utilizados para divulgação da tese são trabalhos de eventos 42,69%, artigos de periódicos 42,12% e livros e capítulos de livros 15,19%. Além disso, foi possível obter um fluxo da comunicação científica referente ao segmento de doutorado na área brasileira de Ciência da Informação.
  Incluído em: 10/11/2014
1 a 8 de 8

JOHUHA é um diretório sobre temas relacionados com Ciência da Informação e Biblioteconomia.

Criado pelo Prof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera. e-mail: godoy@cin.ufsc.br

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina - Brasil.

Localização dos visitantes do JOHUHA
Voltar Diretorio sobre Ciência da Informação e Biblioteconomia http://www.johuha.ufsc.br/ Copyright & 2006 Pof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera, Todos os Direitos Reservados.