Categoria: Ciência da Informação
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  Este artigo, baseado num índice da American Society for Information Science and Technology (ASIS&T) sobre pioneiros da Ciência da Informação nos Estados Unidos da América (EUA), categoriza os critérios para a escolha dos nomes desta lista e de outros apontados pela própria ASIS&T em um Álbum de recortes em que expoentes da Ciência da Informação fazem reflexões e comentários sobre suas carreiras. Para tanto usa como instrumentos de comparação um artigo sobre uma breve história da Ciência da Informação; um outro sobre os nomes mais citados na área entre 1972 a 1995; e os Anais das reuniões do Georgia Institute of Technology onde são registrados os nomes e as Instituições dos participantes daqueles eventos considerados marcos para a área. Após o cruzamento de dados, algumas conclusões sobre os critérios são formuladas o que por sua vez fornecem indícios para a história da Ciência da Informação nos EUA.
  Incluído em: 17/01/2013
  O artigo lança um olhar sobre o desenvolvimento do campo da ciência da informação e ao seu relacionamento com a tecnologia. As mudanças na tecnologia da informação, ocorridas nos últimos 50 anos, reorganizam e ordenam as atividades associadas à Ciência da Informação. O modelo tecnológico inovador é fechado e não permite dúvidas ou contestação. Nesta ambiência, são considerados o presente e o futuro da área , as modificações no tempo e no espaço da informação em relação ao receptor. O papel do fluxo da informação, das estruturas de informação, do profissional da área e dos objetivos da Ciência da Informação são delineados apartir da crença em que a realidade se divide em três mundos: o subjetivo, o material e do ciberespaço.
  Incluído em: 17/01/2013
  Actualmente assiste-se a uma forte evolução das tecnologias, nomeadamente de informação e comunicação, com um impacto significativo ao nível da operacionalidade empresarial e da gestão de relacionamentos organizacionais. As empresas têm procedido a avultados investimentos nas denominadas tecnologias de relacionamento, o que se traduz num aumento da interactividade e na incorporação de funções da cadeia de valor empresarial em sistemas tecnológicos integrados, com o intuito de solidificar e melhorar os relacionamentos estratégicos que são estabelecidos com todos os parceiros de negócio.
  Incluído em: 18/04/2010
  Este trabalho está direcionado ao fortalecimento de uma concepção social crítica de mundo, inspirada na necessidade de desenvolver e aprofundar a construção de uma alternativa concreta que busque inserir no debate da Geografia as ações de política públicas tomadas, pelo governo de Fernando Henrique Cardoso, sobre a área do software no Brasil.O objetivo é por na ordem do dia a defesa dos direitos: à universalização do acesso à rede mundial de computadores (internet); aos avanços tecnológicos; à efetiva democratização da produção social do conhecimento acumulado, no período atual, sob a forma de software.
  Incluído em: 13/04/2009
  Políticas, programas e ações governamentais para o desenvolvimento de ciência e tecnologia no país são sistematicamente criadas pelo governo brasileiro, desde a década de 50. No entanto, apesar das várias iniciativas, o estabelecimento de uma infra-estrutura para a sistematização da informação depende essencialmente de financiamento, bem como do interesse da iniciativa privada, no sentido de buscar estes recursos e estabelecer efetivamente no país um novo segmento produtivo denominado indústria da informação.
  Incluído em: 06/04/2014
  No âmbito das organizações empresariais, este artigo se propõe a discutir a visualização da gestão do conhecimento na organização em três níveis diferentes, mas fortemente inter-relacionados: o estratégico, o tático e o operacional. O primeiro nível trata da ligação entre competitividade da empresa e o trabalho com os conhecimentos para a criação de competências organizacionais. O segundo nível destaca a importância de se considerar a gestão de conhecimentos na organização como sendo parte relevante de seus processos de negócio e não somente de suas áreas departamentais. E finalmente, em um terceiro nível, está o lado operacional da gestão do conhecimento ligado à aprendizagem, aos formatos que o conhecimento assume e ao papel desempenhado pela tecnologia da informação. Este artigo, baseado principalmente em um estudo diversificado de várias referências bibliográficas, procura trazer algumas contribuições iniciais para esta discussão.
  Incluído em: 04/05/2010
  No contexto da sociedade em rede são discutidas funções sociais e delineados alguns perfis de atuação para profissionais da informação. Dentre as funções sociais delineadas estão as educativa e a de mediação. A educativa relaciona-se à alfabetização em informação e a segunda à animação da inteligência coletiva. Dentre os papéis profissionais emergentes são enumerados e brevemente discutidos os seguintes perfis: gestores da informação; trabalhadores do conhecimento; gestores e engenheiros do conhecimento; especialistas de informação. Conclui-se que não há um perfil único para o profissional da informação, que como um "soldado universal" atenderia a todas as demandas de informação nas organizações e na sociedade. Há papéis a serem preenchidos e demandas específicas a serem atendidas por profissionais com os mais diversos perfis, consagrados e emergentes, mas que têm como único objetivo o trabalho com a informação e o conhecimento, agregando valor à primeira e facilitando o acesso e transferindo informação e o conhecimento para todos.
  Incluído em: 06/06/2012
  Considerando-se o acesso à informação como a questão básica da ciência da informação, constata-se que é possível segmentar esse campo pelo tipo de informação a que se procura facilitar o acesso: informação publicada especializada, informação publicada não-especializada e informação não-publicada. As características peculiares desses segmentos vão deteminar a forma que os nomes dos profissionais neles atuantes podem tomar, as disciplinas importantes, a pesquisa, além de outros aspectos relacionados com a formação na área do conhecimento.
  Incluído em: 25/11/2009
  O artigo aborda a instituição da ciência da informação: sua criação como área de conhecimento em 1948 e seu desenvolvimento com orientação teórica e prática para o fenômeno da relação da informação com o conhecimento.
  Incluído em: 29/06/2014
  O artigo aborda a instituição da ciência da informação: sua criação como área de conhecimento em 1948 e seu desenvolvimento com orientação teórica e prática para o fenômeno da relação da informação com o conhecimento.
  Incluído em: 24/03/2013
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Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina - Brasil.

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