Categoria: Ciência da Informação
Sub-categorias
Informação tecnológica
Inteligência competitiva ...
Arquivologia
Arquivos digitais, Arquivos Empresariais, Arquivos Universitários ...
Bibliometria Biblioteconomia
Bibliotecas Comunitárias, Bibliotecas do Futuro, Bibliotecas Escolares ...
Fontes de Informação Gestão do Conhecimento
Informação e sociedade
Lei de Acesso à Informação ...
Museologia
Profissionais da Informação
Competência Informacional, Formação Profissional ...
Teoria da comunicação
Comunicação organizacional ...
 
328 Site(s) nesta categoria           61 a 70 de 328

  O artigo analisa a área de biblioteconomia/ciência da informação em termos dos desafios e oportunidades atuais para os profissionais e para os programas de formação profissional. As desvantagens da denominação tradicional da profissão, usualmente associada à biblioteca e ao livro, são abordadas. Soluções adotadas por escolas, departamentos e entidades profissionais, especialmente na América do Norte e na Grã-Bretanha, são relatadas. Aponta oportunidades para profissionais de informação possuidores de habilidades diversificadas. Apresenta modelos que retratam a importação e exportação de conhecimento entre a biblioteconomia/ ciência da informação e outras áreas. Defende a necessidade de se promover a aplicação do conhecimento específico da área de biblioteconomia/ciência da informação em contextos e ambientes informacionais amplos.
  Incluído em: 22/06/2009
  A construção de conceitos interfere na ruptura epistemológica de uma ciência com o senso comum e no desenvolvimento de modelos científicos voltados para a observação, descrição e interpretação dos objetos teóricos e empíricos de um campo do conhecimento. A formação do arcabouço conceitual da biblioteconomia e documentação parece ter tido por base o fluxo de tratamento e recuperação da informação, bem como os conceitos e termos a ele associados. No entanto, este arcabouço parece possuir alguns problemas metodológicos, entre eles a construção de conceitos descritivos sem uma paralela preocupação com a elaboração de conceitos metodológicos correspondentes e a perspectiva eclética adotada em sua construção. Tais constatações parecem indicar que a biblioteconomia e documentação possuem uma frágil ruptura com o senso comum. Logo, se área pretende participar do campo científico, como indica o termo ciência da informação, deve assumir uma postura diferenciada diante das metodologias científicas e mais especificamente da construção de conceitos.
  Incluído em: 03/04/2013
  O Ainfo é um sistema de informação desenvolvido pela Embrapa-CNPTIA que permite o gerenciamento, de forma integrada, de bases de dados documentais e processos bibliográficos, proporcionando rapidez e flexibilidade na captura, gerenciamento e recuperação de informações, além de oferecer aos seus usuários facilidade de uso. A partir da sua utilização nas bibliotecas da Embrapa, foi possível disponibilizar à sociedade em geral tanto a literatura adquirida quanto as teses e a produção científica dos pesquisadores da Embrapa e, também, uma grande e importante coleção de periódicos nacionais e internacionais, para consulta em CD-ROM e via Internet.
  Incluído em: 31/03/2010
  Apresenta a importância da grade curricular na formação dos novos profissionais de Biblioteconomia e a relação dos mesmos com as novas tecnologias e a globalização.
  Incluído em: 11/08/2008
  Considerado um aprimoramento da Web atual, que tem como finalidade permitir aos computadores e humanos que trabalharem em conjunto, interligando significados e palavras, permitindo atribuir significado aos conteúdos publicados na Internet de modo que seja claro tanto pelo humano como pelo computador.
  Incluído em: 20/06/2010
  A idéia da relatividade de todo o saber não é uma idéia nova; pelo contrário é quase tão velha como a filosofia. Entretanto, neste século, e mesmo em nossos dias, ela parece ter tomado um caráter novo. Com a relatividade do saber admite-se um elemento de inverdade, de imperfeita validade objetiva. Porém é de notar que quando assim se leva tão longe esta teoria, ela converte-se no seu contrário e dá aos nossos conhecimentos uma validade e verdade ilimitadas, que de todo se opõem aos fatos.
  Incluído em: 30/06/2010
 
  Incluído em: 15/06/2012
  Se as estratégias metodológicas são definidas em horizontes concretos de possibilidades políticas e epistemológicas, os programas de pesquisa em Ciência da Informação, devido a sua filiação às Ciências Sociais, são duplamente afetados, em sua estrutura paradigmática e em seus conteúdos teóricos e empíricos, pela configuração social dos regimes de informação. Tendo que articular o caráter estratificado de seu objeto, premissas poliepistemológicas, abordagens interdiscursivas e de intervenção informacional, o escopo e abrangência de um programa de pesquisa se definem em três espaços gnosiológicos: o da comunidade de pesquisa , o de gestão e avaliação da ciência e o da rede ampla de pares, de empreendedores sociais e de “socius”. Sendo que cada um desses espaços tem diferentes demandas e culturas de evidencia, a direção e a perspectivas de uma Sociedade da Informação colocariam o desafio de grandes projetos orientados por missão com a responsabilidade de sustentar processos intensivos de inovação informacional e ações inclusivas de cidadania informacional e identificação cultural.
  Incluído em: 10/09/2012
  O trabalho tem por objetivo discutir as características da ciência da informação. Primeiramente, o objeto da ciência da informação é tratado segundo as perspectivas de Ranganathan, Borko, Werzig, Urdaneta, Hwang e Le Coadic. Num segundo momento, verificam-se os modos de produção da ciência clássica, o novo modo de produção do conhecimento e a pertinência de se aplicarem esses modelos à ciência da informação. Propõe-se como modelo mais adequado para a ciência da informação o segundo, em decorrência de sua relação com a sociedade, do seu caráter interdisciplinar, dinâmico, objetivo e recursivo.
  Incluído em: 27/04/2010
  O presente artigo visa refletir sobre a Classificação como uma das interfaces relevantes da Internet. Não pretende ser de cunho teórico. O objetivo primordial é apresentar uma contribuição sobre o tema do ponto de vista da organização e representação do conhecimento registrado visando a recuperação de informação. Apresenta a Classificação como um processo fundamental da natureza humana e como tal merecedora de particular atenção no tratamento da informação na era eletrônica, especialmente no contexto da Internet. Comenta sobre o ambiente Internet como sistema de informação . Apresenta considerações sobre o tema, não sob a perspectiva de serem "finais" mas na expectativa de suscitar futuras contribuições visando enriquecer a discussão sobre como organizar e representar o universo do conhecimento registrado para fins de recuperação e acesso - assunto complexo e desafiante, por vezes polêmico, mas de indiscutível importância na era eletrônica.
  Incluído em: 23/05/2010
61 a 70 de 328 Mais >>

JOHUHA é um diretório sobre temas relacionados com Ciência da Informação e Biblioteconomia.

Criado pelo Prof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera. e-mail: godoy@cin.ufsc.br

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina - Brasil.

Localização dos visitantes do JOHUHA
Voltar Diretorio sobre Ciência da Informação e Biblioteconomia http://www.johuha.ufsc.br/ Copyright & 2006 Pof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera, Todos os Direitos Reservados.