Categoria: Ciência da Informação
Sub-categorias
Informação tecnológica
Inteligência competitiva ...
Arquivologia
Arquivos digitais, Arquivos Empresariais, Arquivos Universitários ...
Bibliometria Biblioteconomia
Bibliotecas Comunitárias, Bibliotecas do Futuro, Bibliotecas Escolares ...
Fontes de Informação Gestão do Conhecimento
Informação e sociedade
Lei de Acesso à Informação ...
Museologia
Profissionais da Informação
Competência Informacional, Formação Profissional ...
Teoria da comunicação
Comunicação organizacional ...
 
328 Site(s) nesta categoria           51 a 60 de 328

  Evolução da ciência da informação (CI) enfocando os problemas surgidos ao longo dos tempos. A origem histórica da CI é discutida, juntamente com seu papel social na evolução da sociedade da informação. O trabalho de recuperação da informação é analisado em termos de sua influência no desenvolvimento da CI e da indústria da informação. A evolução dos diferentes enfoques do problema é apresentada e proposta uma definição contemporânea de CI. São examinadas as relações interdisciplinares com quatro campos: biblioteconomia, ciência da computação, ciência cognitiva (incluindo inteligência artificial) e comunicação. Como conclusão são sumariadas algumas questões e problemas enfrentados contemporaneamente pela CI.
  Incluído em: 30/03/2011
  Comenta os aspectos culturais, sociais, psicológicos e políticos da análise do consumidor brasileiro do setor de informação. Destaca essa abordagem para o bibliotecário como forma de entender melhor o usuário no contexto da realidade brasileira. Recomenda que os estudos de usuários sejam realizados com maior freqüência e de modo mais consciente, valorizando o ponto de vista do usuário
  Incluído em: 22/10/2012
  As abordagens tradicionais de design de sistemas de informação(SIs) computadorizados fundamentam-se em certos pressupostos técnicos que geralmente não englobam fatores sociais e psicológicos da organização na qual o novo sistema será implantado. Os custos de se ignorar tais fatores são as vezes altos, pois usuários insatisfeitos podem resistir ao uso do sistema, ou usá-lo de uma maneira diferente daquela para a qual foi originalmente projetado. As limitações das metodologias de design tradicionais têm sido mitigadas pela adoção de metodologias soft, que baseiam-se na idéia de que somente a participação contínua dos usuários no desenvolvimento do novo sistema pode evitar problemas futuros, pois são os usuários - e não o analista - que detêm o conhecimento especializado do seu trabalho,o que é necessário para a construção de um sistema de alta qualidade e, portanto, produtivo.
  Incluído em: 20/06/2011
  Relatório de pesquisa sobre a produção, distribuição e assimilação da informação onde são discutidas medidas de eficiência técnica e econômica e viabilidade de produtos e serviços de informação. A partir de um enunciado próprio de informação o estudo segue colocando a relação entre informação e conhecimento como um novo contexto teórico para análise do tema proposto. A distribuição da informação e sua assimilação confere valor para qualquer estrutura de informação em um processo de informação/conhecimento, mas são os estoques estáticos de informação processada e armazenada que determinam o fluxo real de informação para a sociedade.
  Incluído em: 24/09/2012
  A informação é um elemento presente no cotidiano de todos nós desde que o homem aprendeu a escrever. Gutenberg deu um bom incentivo para esse crescimento quando inventou a imprensa.O resultado disso tudo é que o mundo parece ter "encolhido". Hoje você fica sabendo, quase que instantaneamente, aquilo que acontece em qualquer lugar do planeta e, às vezes, até de outro planeta, como aconteceu recentemente na visita da Voyager a Marte.Além disso, estamos testemunhando outro fenômeno mundial, a globalização, esse movimento que ninguém sabe ao certo onde vai parar, mas que vem afetando drasticamente pessoas, empresas e nações.
  Incluído em: 14/04/2010
  A discussão em torno dos aspectos inerentes aos processos de certificação de conformidade, tão próprio da gestão pela qualidade, bem como suas implicações para as Unidades de Informação é o objetivo desse trabalho que abordará o modelo de certificação inglês como parâmetro para adaptação às realidades nacionais.
  Incluído em: 22/06/2009
  Bibliografia internacional seletiva e anotada sobre bibliotecas digitais. Aborda os seguintes aspectos: a) visionários, principais autores que escreveram sobre a biblioteca do futuro, no período de 1945-1985; b) conceituação de biblioteca digital; c) projetos em andamento na Alemanha, Austrália, Brasil, Canadá, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, França, Holanda, Japão, Nova Zelândia, Reino Unido, Suécia e Vaticano; d) aspectos técnicos relativos à construção de uma biblioteca digital: arquitetura do sistema, conversão de dados e escaneamento, marcação de textos, desenvolvimento de coleções, catalogação, classificação/indexação, metadados, referência, recuperação da informação, direitos autorais e preservação da informação digital; e) principais fontes de informação: monografia, periódicos, reuniões técnicas específicas, lista de discussão, grupos e centros de estudos, cursos e treinamento.
  Incluído em: 13/06/2012
  Grandes alterações estão sendo implementadas nos procedimentos de produção, transmissão e uso do conhecimento, dissociando-os dos suportes tradicionais, como livros impressos, periódicos e jornais. Publicações eletrônicas têm oferecido outros suportes e possibilidades de acesso, requerendo que bibliotecas revejam seus procedimentos atuais de gerenciamento, incluindo esses novos suportes. Por outro lado, a relevância da informação deve ser considerada no planejamento, administração e desenvolvimento dos países. Na América Latina e Caribe, esses instrumentos estão cada vez mais presentes, apesar das dificuldades econômicas e sociais existentes. Conseqüentemente, os profissionais responsáveis pelo gerenciamento de bibliotecas deverão se concentrar nessa situação, preparando-se adequadamente para as novas possibilidades de acesso à informação.
  Incluído em: 18/03/2010
  Mostramos como as tecnologias da informação, em particular a Internet, estão provocando uma globalização das atividades de recuperação de informação e pesquisa bibliográfica. Apresentamos as diversas formas de interação na Internet e os principais serviços existentes atualmente referentes à recuperação bibliográfica.
  Incluído em: 12/04/2010
  Este artigo apresenta uma avaliação do estado da arte da área de conhecimento de Sistemas de Informação, no Brasil, a partir da análise de 163 artigos publicados entre janeiro de 1990 e setembro de 1997, em revistas científicas de Administração. Para tanto, analisaram-se os temas abordados nos artigos, as estratégias e as metodologias de pesquisa utilizadas nas pesquisas empíricas, e avaliou-se a qualidade destas pesquisas. Constatou-se que ainda existe forte proporção de ensaios teóricos publicados (41% no período 1990-7 e 34% no período 1996-7), que há um predomínio de temas sobre desenvolvimento e uso de Sistemas de Informação no Brasil, que as pesquisas qualitativas (os estudos de caso) e as pesquisas survey são as metodologias utilizadas em 72% das pesquisas empíricas; a qualidade científica dos artigos ainda é baixa, em razão da não explicitação de como as teorias de base são operacionalizadas, da descrição incompleta dos procedimentos metodológicos e da não validação dos instrumentos de pesquisa.
  Incluído em: 22/06/2014
51 a 60 de 328 Mais >>

JOHUHA é um diretório sobre temas relacionados com Ciência da Informação e Biblioteconomia.

Criado pelo Prof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera. e-mail: godoy@cin.ufsc.br

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina - Brasil.

Localização dos visitantes do JOHUHA
Voltar Diretorio sobre Ciência da Informação e Biblioteconomia http://www.johuha.ufsc.br/ Copyright & 2006 Pof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera, Todos os Direitos Reservados.