Categoria: Ciência da Informação
Sub-categorias
Informação tecnológica
Inteligência competitiva ...
Arquivologia
Arquivos digitais, Arquivos Empresariais, Arquivos Universitários ...
Bibliometria Biblioteconomia
Bibliotecas Comunitárias, Bibliotecas do Futuro, Bibliotecas Escolares ...
Fontes de Informação Gestão do Conhecimento
Informação e sociedade
Lei de Acesso à Informação ...
Museologia
Profissionais da Informação
Competência Informacional, Formação Profissional ...
Teoria da comunicação
Comunicação organizacional ...
 
328 Site(s) nesta categoria           41 a 50 de 328

  As novas tecnologias de informação oferecem facilidades para comunicação que independem de distâncias geográficas e permitem a divulgação ampla de informações sobre pesquisas em andamento ou já terminadas. Permitem também a participação de um público imenso nas discussões dos tópicos expostos. Esses fatos modificaram o comportamento dos cientistas quanto à comunicação que precede a publicação do artigo e têm, potencialmente, a capacidade de modificar profundamente o atual sistema formal de comunicação representado pelo artigo publicado em periódico primário. De que maneira as novas tecnologias afetaram ou poderão afetar a sobrevivência do artigo e do periódico? Neste texto, são revistos estudos clássicos sobre os colégios invisíveis e o fluxo da informação científica, como subsídios para pesquisas sobre o problema. Tópicos específicos de investigação são sugeridos.
  Incluído em: 29/03/2011
  Este artigo aborda as mudanças na sociedade provocadas pelo desenvolvimento das tecnologias da informática e das telecomunicações. Apresente um histórico das atividades do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) ao longo de quatro décadas de sua existência e as estratégias e. principais metas a serem alcançadas.
  Incluído em: 19/06/2014
  Introdução às redes Bitnet e Internet desde as origens e características dos serviços e ferramentas nelas disponíveis. Objetiva-se alertar profissionais em geral quanto à crescente importância dos novos recursos para acesso à informação. Comenta-se a implementação de conexões brasileiras a essas duas redes, com descrições breves sobre a Rede Nacional de Pesquisa (RNP) — o braço da Internet no Brasil.
  Incluído em: 15/10/2010
  Algumas reflexões sobre o surgimento e conceituação da informação são apresentados. Qual o contexto básico, como diferencia-se e destaca-se de seu suporte físico e como relaciona-se com a biblioteconomia e documentação. Relata a evolução histórica da ciência da informação, seus processos, métodos e a interdisciplinaridade com outras áreas. Ressalta o impacto provocado pela computação e automação nos sistemas de recuperação da informação. Relaciona as dificuldades técnico-conceituais apontadas pela literatura que não impediram que a área se movimentasse na direção geral do fluxo da ciência, ensaiando conexões com caos e complexidade. No Brasil, a criação do mestrado em 1970 pelo IBBD e, posteriormente, a abertura do doutorado contribuíram para as discussões e debates sobre as questões e definições da área.
  Incluído em: 23/03/2010
  Algumas reflexões sobre o surgimento e conceituação da informação são apresentados. Qual o contexto básico,como diferencia-se e destaca-se de seu suporte físico e como relaciona-se com a biblioteconomia e documentação. Relata a evolução histórica da ciência da informação, seus processos, métodos e a interdisciplinaridade com outras áreas. Ressalta o impacto provocado pela computação e automação nos sistemas de recuperação da informação. Relaciona as dificuldades técnico-conceituais apontadas pela literatura que não impediram que a área se movimentasse na direção geral do fluxo da ciência, ensaiando conexões com caos e complexidade. No Brasil, a criação do mestrado em 1970 pelo IBBD e, posteriormente, a abertura do doutorado contribuíram para as discussões e debates sobre as questões e definições da área.
  Incluído em: 05/04/2011
  O sonho do Mundaneum, de Paul Otlet, no (@) Instituto Internacional de Bibliografia (IIB), está associado à idéia da Internet – o espaço virtual onde as Bibliotecas Virtuais (BVs) tornam-se reais – e à Biblioteca de Alexandria – sonhos em um tempo passado e presente. A propriedade da obra momumental de Otlet requer maior atenção e reconhecimento da comunidade profissional de BVs. A resposta ao tema – Bibliotecas Virtuais: realidade, possibilidade ou alvo de um sonho – segue examinando os diferentes significados presentes nos conceitos de BV, extraídos da literatura profissional e da experiência. As respostas seguem ilustrando a BV como uma combinação de alternativas: possibilidade e, talvez, um sonho, um duplo sonho, e uma realidade com suas fortalezas e fraquezas, levando sonhos, pesadelos e desafios à comunidade profissional, que só teria a lucrar, ao resgatar os ensinamentos de Otlet. No tempo de Otlet, virtual era algo com potencial para se tornar real. No limiar do novo século, a comunidade de informação e documentação começa a experimentar novas e inusitadas situações em que o real tem potencial para se tornar virtual.
  Incluído em: 11/05/2010
  Nos últimos 20 anos, houve uma série de previsões na literatura de como seria o futuro das bibliotecas com a implantação das tecnologias da comunicação na área de informação. A mais famosa destas previsões foi a de Lancaster, em fins da década de 70, que quase 10 anos depois foi revista e confirmada por ele. Um estudo comparativo das previsões de Lancaster com as de outros autores, na década de 80, mostra as concordâncias e divergências existentes. Uma outra visão geral das previsões deste início da década de 90, paralelamente ao quadro real existente nas bibliotecas, aponta as tendências para a concretização da “sociedade sem papel” preconizada por Lancaster.
  Incluído em: 20/04/2010
  A documentação fílmica é abordada, neste estudo, a partir de sua geração, visando-se à elaboração de parâmetros para sua interpretação e representação em uma unidade de informação. Analisa-se o processo articulado e integrado de geração e fluxo dos documentos produzidos para e pelo filme, de modo a refletir a gênese de cada película considerada, em termos de forma e conteúdo. Examina-se a vinculação imagem/texto, assim como os filmes cinematográficos que possuem narrativa explicitada em palavras. Em ambas as abordagens, o quadro conceitual é orientado por trabalhos de autores da área de cinema. O filme é visto como uma unidade integrada de análise, tendo como fundamento os princípios da análise fílmica.
  Incluído em: 21/03/2013
  Panorama dos canais de disseminação da pesquisa em biblioteconomia e ciência da informação no Brasil. Os principais periódicos são considerados com base em dados coletados sobre suas características; a produção de livros e monografias é considerada com base na opinião de editores; a produção de anais de congressos, reuniões científicas e profissionais e a produção de teses e dissertações são consideradas em termos quantitativos. Os esforços realizados até hoje para se obter controle bibliográfico de todos esses materiais são relatados, e a situação atual é descrita. Inclui a identificação e breves comentários sobre os autores e leitores dessa literatura. Apresenta algumas sugestões para o aperfeiçoamento do processo de disseminação
  Incluído em: 16/05/2011
  Evolução da ciência da informação (CI) enfocando os problemas surgidos ao longo dos tempos. A origem histórica da CI é discutida, juntamente com seu papel social na evolução da sociedade da informação. O trabalho de recuperação da informação é analisado em termos de sua influência no desenvolvimento da CI e da indústria da informação. A evolução dos diferentes enfoques do problema é apresentada e proposta uma definição contemporânea de CI. São examinadas as relações interdisciplinares com quatro campos: biblioteconomia, ciência da computação, ciência cognitiva (incluindo inteligência artificial) e comunicação. Como conclusão são sumariadas algumas questões e problemas enfrentados contemporaneamente pela CI.
  Incluído em: 03/12/2012
41 a 50 de 328 Mais >>

JOHUHA é um diretório sobre temas relacionados com Ciência da Informação e Biblioteconomia.

Criado pelo Prof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera. e-mail: godoy@cin.ufsc.br

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina - Brasil.

Localização dos visitantes do JOHUHA
Voltar Diretorio sobre Ciência da Informação e Biblioteconomia http://www.johuha.ufsc.br/ Copyright & 2006 Pof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera, Todos os Direitos Reservados.